Automatize a gestão de relacionamento com o cliente

Gestão de relacionamento com o cliente: você sabe como automatizar esse processo com o uso de ferramentas? Descubra como.

Se você deseja automatizar os processos de gestão de relacionamento com o cliente, o CRM com certeza é o melhor recurso. Porém, se você nunca escutou falar nessa ferramenta, não se preocupe. Afinal, de acordo com o HubSpot, cerca de 22% dos vendedores não conhecem essa ferramenta – e eles são os que mais deveriam utilizar esse recurso.

Segundo esse mesmo levantamento, mais de 40% desses vendedores usam métodos tradicionais e manuais. Dentre os principais recursos usados por essa porcentagem, é possível citar programas de e-mail e planilhas. Eles são usados para o armazenamento de dados dos leads e prospects.

Além de ser uma forma antiga de lidar com os seus clientes, essas ferramentas que exigem o contato manual podem ser as responsáveis pela queda de vendas da sua empresa. Dito isso, saiba como automatizar a gestão de relacionamento com o cliente e como isso pode ajudar o seu negócio.

O que é a gestão de relacionamento com o cliente?

A gestão de relacionamento com o cliente pode ser entendida como um conjunto de práticas destinadas a um melhor entrosamento com o consumidor. Ou seja, essa gestão se refere a estratégias que visam uma relação harmônica com o cliente, a fim de gerar melhores experiências.

Sendo assim, quando falamos nesse tipo de gestão, é comum relacionar o tema com o CRM, que é uma das ferramentas deste universo. No entanto, o CRM não se limita a um software, como muitos pensam. Na verdade, o CRM pode ser definido como um conjunto de ações para a interação entre o cliente e a empresa.

Nesse sentido, saiba que o CRM é o Customer Relationship Management, ou simplesmente gestão de relacionamento com o cliente. Por isso, o CRM é fundamental para as empresas que desejam construir uma base de confiança com os seus consumidores.

Função do CRM na gestão de relacionamento com o cliente

O CRM tem algumas funções que podem auxiliar a sua empresa, mas as principais são a coleta de dados e análise dessas informações. Os dados se concentram, claro, nos clientes. Isto é, você terá em um único lugar todos os dados dos seus clientes.

O que uma empresa poderia querer senão os dados dos seus consumidores? Essa é a porta de entrada para estratégias eficazes de conversão, retenção, fidelização e expansão. Além disso, é importante destacar que o CRM foi pensado para o gerenciamento desses dados com eficiência, a fim de criar uma melhor relação com os clientes.

Logo, a principal função de um CRM é servir como um banco inteligente de dados. Assim, basta acessar o seu CRM para buscar informações relevantes sobre os clientes que interagem com a sua marca. Com base nisso, você pode oferecer ao consumidor uma experiência única e de qualidade.

Por que é importante oferecer uma boa experiência ao cliente?

A gestão de relacionamento com o cliente tem como objetivo analisar os dados com os consumidores e oferecer a eles uma boa experiência com a marca. Mas, afinal, você sabe por que é importante oferecer esse tipo de experiência?

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, uma boa experiência com o seu negócio pode aumentar a retenção de clientes em 5% e de 25% a 95% do seu lucro. E qual empresa não deseja melhorar o seu lucro? O uso de CRM ajuda você nesse sentido.

Ao passo que você coleta e analisa os dados dos seus clientes, você entende as suas reais necessidades. Logo, oferece a ele o que ele precisa naquele momento. Portanto, o consumidor sentirá que pode contar com a sua empresa sempre que necessário.

Como fazer uma gestão de relacionamento com o cliente de qualidade?

Uma dúvida muito comum entre as empresas é como elas podem fazer, com qualidade, uma gestão de relacionamento com o cliente. o primeiro passo é investir em um CRM eficaz, como o Zoho CRM. Esse sistema auxilia a sua equipe nas mais diversas ações com o consumidor. Outras dicas são:

  1. Conheça o cliente da sua empresa, e se possível desenhe o seu perfil ou crie personas;
  2. Mantenha os dados sobre o seu cliente atualizadas;
  3. Realize uma análise de dados frequente;
  4. Personalize as interações com o cliente;
  5. Mesmo após a conversão, mantenha contato com o cliente;
  6. Compartilhe conteúdo relevante com o seu consumidor; e
  7. Ofereça canais de atendimento variados.

A importância de contar com um software de CRM

De acordo com o Relatório de Tendência do Atendimento ao Cliente, elaborado pela Zendesk, cerca de 70% das organizações conseguem enxergar uma conexão entre o desempenho da empresa e o atendimento ao cliente. Sendo assim, você precisa de uma ferramenta de CRM, a fim de diminuir certas ineficiências da sua empresa, personalizar experiências e melhorar o atendimento ao cliente.

Se você deseja contar com um software de CRM de qualidade, conheça o Zoho CRM. O Zoho CRM é um software de vendas online, gerenciando os setores de marketing, vendas e atendimento da sua empresa – e tudo isso em uma única plataforma. Essa é a melhor opção para o seu negócio investir em uma boa relação com seu cliente.

Alguns dos principais recursos do Zoho CRM são:

  • Automação da força de vendas (com o gerenciamento de contatos, negociações e leads)
  • Gerenciamento de processos
  • Canvas Design Studio
  • Multicanal
  • Análise
  • Capacitação de vendas
  • Orquestração de vendas
  • Gerenciamento de desempenho
  • Automação de marketing
  • E muito mais

Acesse o nosso site oficial, conheça as nossas soluções e saiba por que o Zoho CRM é a ferramenta de CRM ideal para o seu negócio.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas