Afinal, o que é Single Source of Truth?

Afinal, o que é Single Source of Truth? - Zoho

Neste artigo você saberá o que é Single Source of Truth e quais são os benefícios para sua empresa. Boa leitura!

Uma Single Source of Truth (SSOT), também conhecida por Fonte Única de Verdade, funciona como um local centralizado para todas as suas informações. A implementação de um modelo SSOT não é simplesmente uma ferramenta ou estratégia de arquitetura de dados; em vez disso, as empresas precisam se comprometer com uma mentalidade.

As empresas que conseguem isso são capazes de usar uma única fonte de verdade para manter os tomadores de decisão e os líderes empresariais na mesma página, reduzindo as chances de sobreposição e duplicação indesejadas. É uma verdadeira vantagem competitiva.

Benefícios de Single Source of Truth

Para usar uma analogia, uma única fonte da estrutura de verdade capacita as soluções de negócios da mesma forma que a gasolina alimenta um carro. O combustível puro mantém o veículo funcionando sem problemas, maximizando a eficiência e minimizando o desgaste do motor. A gasolina inferior obstrui os injetores de combustível e restringe a válvula de admissão, deixando você com uma experiência de condução difícil.

A mesma teoria pode ser aplicada às organizações e ao desenvolvimento de ativos industriais de grande escala. Dados abaixo da média vão levar a decisões abaixo da média.

Um modelo SSOT orienta aplicativos robustos de gerenciamento de dados e inteligência estratégica. Quando todos estão trabalhando em um SSOT, as fontes de dados são mantidas atualizadas e relevantes para as decisões de negócios.

Outros benefícios materiais incluem:

  • Sem entradas de dados duplicadas ou problemas de controle de versão;
  • Valores de dados oportunos no momento certo;
  • Redução do tempo gasto na validação de registros e tipos de dados;
  • Armazenamento de dados e inteligência aprimorados;
  • Melhor comunicação e produtividade.

Uma fonte autorizada de verdade, ou AST, é fundamental quando um tomador de decisão precisa resolver um problema. A precisão dos dados é um princípio importante, seja ditando uma política de toda a empresa ou procedimentos baseados em departamentos.

Quando uma empresa pode confiar em sua arquitetura de informações, todos podem procurar em um só lugar para produzir relatórios de inteligência de negócios. As pessoas podem gastar menos tempo preparando dados e mais tempo analisando dados.

O que acontece sem um modelo Single Source of Truth?

As empresas que não possuem uma única fonte de verdade (Single Source of Truth) são mais propensas a ver seus projetos lutando para permanecer no prazo e no orçamento. De acordo com pesquisas, mais da metade do retrabalho vem de dados fracos e falta de comunicação.

As pessoas nessas empresas estão lendo, usando e aplicando várias informações que levam à falta de produtividade em relação à meta do projeto.

Imagine se uma empresa deseja apresentar diretrizes de segurança para seus funcionários. Todos chegam à reunião inicial com informações diferentes de fontes e épocas variadas. As disparidades tornam difícil para as pessoas concordarem com os fatos fundamentais, quanto mais chegar a um consenso sobre as diretrizes de segurança.

As pessoas têm que estabelecer uma base verdadeira antes que possam seguir em frente. Eles precisam fazer perguntas básicas como:

  • “De onde são os dados?”
  • “Qual é a idade do ponto de dados?”
  • “O conjunto de dados é completo e preciso?”
  • “Que versão estamos olhando?”

Com a infraestrutura certa, um único local para armazenar objetos de dados consistentes e verificáveis ​​elimina a necessidade dessas perguntas.

Um sistema de gerenciamento de dados confiável leva a uma colaboração aprimorada e permite que os membros da equipe comecem a trabalhar.

Como criar uma Single Source of Truth (Única Fonte de Verdade)?

Uma única fonte de verdade começa com a adesão dos líderes organizacionais. Mesmo o SSOT mais bem estruturado falhará sem seu suporte. A adesão pode levar tempo, mas é fundamental para implementar uma técnica universal de gerenciamento de dados.

Com uma estrutura acordada, uma organização pode então mudar suas prioridades para coletar informações precisas. Os gerentes devem configurar verificações regulares do portal de dados para examinar as fontes e manter a integridade do modelo de dados. Eles devem ter o cuidado de realizar atualizações regulares de dados e garantir que as informações mantenham sua atualidade, consistência e relevância. Permitir vários pontos de verificação ajudará a minimizar sobreposições e duplicações.

Em seguida, as informações, como metadados ou documentos e relatórios, podem ser extraídas do portal de dados sem se preocupar com elementos de dados estranhos ou imprecisos. Os membros da equipe têm a capacidade de filtrar e armazenar esses dados.

Embora uma única fonte de verdade deva ajudar a eliminar silos e colocar todos na mesma página, essa etapa final não é automática. Como acontece com qualquer ferramenta de software, as partes interessadas do projeto ainda precisam entender os dados e o que eles estão tentando dizer.

Mas com acesso instantâneo sob demanda a dados confiáveis ​​e verificáveis, o trabalho de todos se torna um pouco mais fácil. Suas decisões são baseadas na verdade ; a transparência e a qualidade do trabalho melhoram.

Single Source of Truth é um modelo viável?

Embora um modelo de dados de fonte única possa não ser realista para algumas organizações, é possível para muitas.

Lembre-se de que buy-in, precisão e compreensão mútua são os blocos de construção fundamentais para uma Single Source of Truth.

O sistema centralizado também deve ter uma base em componentes ao invés de páginas ou arquivos. A componentização permite que os usuários tenham um único sistema de origem que agrega dados em um local principal. Cada ponto de dados entra no sistema uma vez e inclui uma estratégia abrangente para vincular metadados e envolver os tomadores de decisão.

Precisa de ajuda com sua arquitetura de dados?

Zoho CRM oferece soluções em CRM para que empresas possam resolver problemas em tempo real por meio de um banco de dados compartilhado. O sistema sob demanda garante qualidade e transparência dos dados, reduzindo erros, retrabalho e custos totais de instalação.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais artigos como este!

A Zoho garante resultados para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas