Um CRM personalizado que atende as expectativas da sua empresa

Um CRM personalizado que atende as expectativas da sua empresa - Zoho

Entender o que é CRM personalizado e como aplicá-lo dentro da sua empresa é essencial para obter melhores resultados em vendas, retenção, conversão e satisfação de clientes.

Só ter produção eficiente e produtos de qualidade não é suficiente para encantar os clientes. Você conhece seus clientes atuais? E quem tem interesse nos seus produtos mas ainda não comprou nada? Você personaliza sua comunicação com cada um deles?

O CRM personalizado é um modelo de negócios que pode ajudar sua empresa a responder a essas perguntas e melhorar o relacionamento com o cliente. Neste artigo, você verá o que é CRM, os principais benefícios da utilização desse modelo de negócios e como colocá-lo em prática.

O que é CRM personalizado? Para que serve?

Ainda não sabe o que é CRM? Significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Seu significado é bastante amplo. Embora o CRM personalizado seja comumente relacionado aos programas e plataformas utilizados para aplicar o modelo, ele vai muito além disso.

Na prática, estamos falando de uma série de processos focados no cliente com o objetivo de melhorar a qualidade do relacionamento e, consequentemente, gerar mais vendas.

O CRM personalizado inclui todo o processo de gerenciamento de seu banco de dados de clientes e funil de vendas , desde a atração de clientes até a conversão, retenção e fidelização de leads.

Um negócio focado em uma estratégia de CRM tem 100% de foco no consumidor final. Por isso, visa sempre personalizar e agregar valor à experiência da marca durante a pré-venda, venda e pós-venda.

Com o CRM, você pode ter uma visão global dos clientes em todas as suas interações com a empresa, produtos, canais de comunicação e serviços. Esse é o segredo de muitas empresas para antecipar desejos, revelar tendências e otimizar seus processos para aumentar a lucratividade.

Origem do CRM

Customer Relationship Management não é exatamente uma ideia nova. As empresas sempre ofereceram produtos e serviços para clientes que precisam dessas soluções.

Diferentes tipos de transações comerciais ajudaram a melhorar as relações humanas, desenvolver nações e até descobrir novas terras. Isso funcionou bem nos dias modernos.

Os vendedores sabem há muito tempo que é mais fácil oferecer produtos a consumidores que já estão interessados ​​no produto do que adquirir novos, sem garantia de retorno.

O modelo de CRM como o conhecemos hoje surgiu no início dos anos 70. Naquela época, a satisfação era medida por pesquisas realizadas todos os anos. Uma década depois, alguns dos conceitos de marketing, como a análise de dados coletados de clientes, passaram a ser incluídos nos fluxos de trabalho.

Nos anos 90, foi criado o primeiro sistema CRM IT. A partir deste momento, este tipo de software tornou-se mais popular, principalmente após o desenvolvimento de programas de código aberto.

Uma solução de CRM hoje em dia é essencial para as empresas que desejam aumentar o relacionamento com o cliente e otimizar a tomada de decisões.

Para que serve um sistema de CRM personalizado?

Em um sistema de CRM personalizado, você coleta e armazena uma grande quantidade de dados de clientes e leads , como localização, perfil profissional, interação digital com a empresa e seus principais interesses.

Caso essa descrição faça o CRM parecer uma lista completa de contatos, mencionaremos outros recursos. Ele pode ser integrado a outras plataformas e otimizar todos os processos de negócios de uma empresa.

A ideia geral é permitir diferentes níveis de acesso aos dados dos clientes, a fim de melhorar as vendas, criar campanhas de marketing mais personalizadas e até otimizar a gestão de estoques.

Quais são as aplicações práticas do CRM personalizado?

Um software de CRM personalizado tem muitos recursos. Ele pode rastrear ativamente diversas informações do cliente e gerenciar os dados de forma inteligente. Além disso, permite a conexão de diferentes equipes, combinando objetivos para impulsionar o crescimento da empresa.

Para acompanhar as interações dos clientes em geral, com informações valiosas – os sistemas de CRM são muito mais do que bancos de dados de contatos comerciais. Veja o que ele pode fazer:

Colete dados de forma inteligente

O CRM personalizado coleta dados de contato simples, como endereços de e-mail e números de telefone. Essas informações permitem que a empresa crie estratégias de abordagem , com conteúdo relevante, promoções e até atendimento pós-venda.

Acompanhamento de leads

Entenda em qual estágio do seu funil de vendas estão os leads, quais conteúdos e campanhas são mais interessantes para eles e pense em estratégias para maximizar a conversão.

Reconhecer as origens das vendas

Entenda se o cliente fechou o negócio no seu site, depois de receber um e-mail, por meio de uma campanha nas redes sociais e assim por diante. Esse tipo de informação garante um planejamento mais assertivo, com escolhas inteligentes de investimento em canais.

Obtenha insights de negócios

O CRM personalizado rastreia as informações dos clientes porque mostra toda a trajetória do engajamento da marca: quantas vezes eles acessaram o site, quais vezes quase concluíram uma compra e muito mais.

Com isso, a empresa pode obter insights sobre como melhorar esse relacionamento e quais decisões devem ser tomadas para atrair e adquirir clientes mais rapidamente.

Automatize os processos de comunicação

Configure respostas automáticas e envie e-mails aos clientes, evitando tarefas manuais repetitivas para equipes de marketing e vendas. O mesmo se aplica a outros canais como WhatsApp e Chatbot.

Notifique as equipes sobre alterações no status do cliente

Toda a equipe pode ser notificada toda vez que um lead ou cliente muda de status. O resultado disso é que todos sabem quando as vendas são concluídas ou quando é hora de realizar uma revisão programada do produto , por exemplo.

Integre a plataforma com outros sistemas

Integre o CRM personalizado com outros sistemas, como BPMS (Business Process Management Software), ERP (Enterprise Resource Planning) e Service Desk, mesclando processos e estratégias baseadas em informações reais dos clientes.

Crie vários relatórios

Obtenha relatórios personalizados de operações e gerenciamento para ter uma visão completa dos dados coletados.

Para ter acesso a todos esses benefícios de um CRM personalizado só acessando o Zoho Bigin. Com o Bigin você tem acesso a todos os recursos para pequenas e médias empresas. Acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas