Por que CRM para pequenas empresas traz maiores resultados?

Você possui um pequeno negócio e está pensando em automatizar o processo? Que tal investir em CRM para pequenas empresas. Isso vai depender apenas de uma questão se a sua empresa deseja ser igual ou diferente de seus concorrentes.

Ficar no mesmo nível significa ficar parado e manter os resultados. Para sermos mais claros, basicamente, você acaba não evoluindo como deveria. Agora, para ser uma empresa diferenciada você deve investir em tecnologia e buscar aprimorar a cultura de negócios e serviços de relacionamento com os clientes.

De forma resumida, você se posiciona como uma empresa com diferenciais competitivos que pode levá-lo ao topo. E é exatamente isso que o CRM para pequenas empresas oferece. Não se trata apenas uma ferramenta, sua implementação significa uma mudança total nos resultados do seu negócios - o que é muito benéfico para as pequenas empresas.

Pense nisso: uma das vantagens desse tipo de organização é o atendimento, certo?

Afinal, quem nunca optou pelos serviços de empresas locais e / ou menores porque os serviços oferecidos são diferentes?

Esta é quase uma mania popular - as pequenas empresas devem saber como tirar proveito desse benefício. Portanto, o uso de sistemas como o CRM é decisivo para o sucesso do negócio.

É o uso da tecnologia para melhorar o relacionamento com os clientes, estabelecer conexões mais fortes e aproveitar mais oportunidades.

Saiba mais neste artigo!

O que é CRM para pequenas empresas

O CRM para pequenas empresas é na verdade uma estratégia dentro de um sistema. Calma, vamos esclarecer!

Antes de entender o software, é extremamente importante entender um pouco sobre o significado por trás do conceito de CRM, que significa Customer Relationship Management em inglês. Que nada mais é do que, gestão de relacionamento com o cliente.

A estratégia tem como objetivo colocar os clientes no centro do planejamento da empresa e no centro dos processos da empresa. Resumindo, você precisa conhecer o perfil dos seus clientes para melhor atendê-los - mantenha-os e certifique-se de que voltem a negociar com a sua empresa.

A maioria das pequenas empresas que já entenderam como as coisas funcionam, buscam conhecer ainda mais sobre os clientes, seja pelo nome, entendem suas preferências, métodos de pagamento preferidos e métodos de comunicação. Além disso, há espaço para algumas diferenças, como saber a data de aniversário do cliente.

Você já percebeu como essas informações facilitam as negociações e ainda abrem brechas, posicionando-se de uma forma diferente? Um presente ou desconto de aniversário é algo que toca o coração das pessoas, humaniza o relacionamento e promove a fidelização.

Sua empresa já pratica uma dessas coisas mencionadas acima? Como o mercado de bairro, o eletricista na rua, a pizzaria na esquina… É muito importante traçar essas semelhanças, pois o CRM para pequenas empresas é, na verdade, uma característica desses negócios.

A premissa desde o início do software CRM é aprimorar essa capacidade e melhorar o relacionamento com os consumidores. Afinal, embora seja legal pensar em um padeiro escrevendo tudo em um caderno, à medida que o negócio se expande um pouco, as informações se perdem.

Sendo assim, o CRM para pequenas empresas tem como principal objetivo controlar centralmente o relacionamento com os clientes (e, claro, os clientes em potencial). Ou seja, ajuda a organizar e automatizar o processo desde a primeira ligação à exploração, captura, nutrição e qualificação, negociação, venda e pós-venda.

Tudo isso utiliza recursos e funções, permitindo que os dados do cliente sejam capturados no histórico de interações cliente-empresa. Resumindo, com apenas alguns cliques, pode-se visualizar todo o relacionamento com um (ou mais) clientes.

Funcionamento do sistema CRM para pequenas empresas

Dados, histórico de relacionamento, automação de processos. Você ainda está confuso sobre o papel dos sistemas de CRM para pequenas empresas? Então dê uma olhada!

Ao capturar e organizar os dados de cada cliente potencial e cliente no softwareCRM, você tem um banco de dados muito rico que pode ajudar sua empresa.

Como?

Bem, por meio de uma análise aprofundada das informações, você pode determinar vários pontos-chave no relacionamento entre sua empresa e seus clientes. Em outras palavras, não apenas você pode avaliar o que é certo, mas também tem dados sobre a jornada do cliente no negócio em questão.

Com isso em jogo, o seguinte pode ser entendido:

● Como diminuir a taxa de churn;

● Quais são as principais reclamações dos clientes;

● Oportunidades de otimização do funil de vendas;

● Como reduzir custos operacionais desnecessários;

● Quais ações e estratégias de marketing produziram mais resultados;

● Os pontos de serviço em que os clientes em potencial deixarão a empresa;

Em outras palavras, o CRM para pequenas empresas oferece mais recursos analíticos e se torna uma excelente ferramenta de business intelligence que pode transformar resultados.

A falta desse insight tende a enfraquecer a estratégia de qualquer empresa. Por exemplo, para visualizar apenas estes dados: 

A Oracle publicou uma pesquisa sobre a relação entre fornecedores e tecnologia em seu blog. Na pesquisa, constatou-se que 85% dos representantes comerciais cometeram erros constrangedores justamente por não possuírem as informações básicas que o CRM pode fornecer. Ou seja, algo sério pode prejudicar o negócio.

Como um sistema CRM pode ser usado em pequenas empresas?

Engana-se quem pensa que o CRM não é adequado para pequenas empresas. Pelo contrário, a ferramenta é amplamente utilizada em pequenas e médias empresas em todo o mundo. 

Dados da CRM Magazine comprovam isso: Nos Estados Unidos, aproximadamente 91% das pequenas empresas já utilizam um sistema de CRM. Mas sabemos que a noção de que o CRM não é adequado para pequenas empresas vem da ideia de que a tecnologia é inerente às grandes empresas.

No entanto, se você for uma pequena empresa, observe que esta é uma afirmação muito errada.

Para que os desenvolvedores tenham uma ampla gama de softwares, plataformas e sistemas de gestão que possam fornecer serviços para empresas de todos os portes. 

Usando este formato de plataforma, você manterá toda a sua operação de CRM online, acessível de qualquer dispositivo conectado à internet. O resultado disso é que, além de economizar, você pode se conectar ao sistema em qualquer lugar. 

E ter a disposição as seguintes vantagens:

Mensuração de indicadores

Tenha todo o conhecimento necessário de suas métricas operacionais. O CRMBigin permite que você analise o que foi feito corretamente e o que deu errado em suas ações e transações no último mês, semana ou ano.Portanto, você pode redesenhar a melhor estratégia para otimizar os resultados.

Relatórios de vendas

Tenha uma ferramenta que possa centralizar facilmente todos os seus dados de vendas. É por meio desses relatórios que você poderá obter insights importantes sobre o que foi (ou não) feito corretamente durante a avaliação.

Controle do funil de vendas

Alguns CRMs do mercado fornecem uma representação visual de todos os negócios de uma empresa. Com esse recurso, você pode entender exatamente onde seu cliente está na jornada de compra, ajustar sua estratégia e aumentar suas chances de fechar um negócio.

Agora que você já conhece todos os benefícios do CRM para pequenas empresas, você pode fazer o teste gratuitamente da ferramenta Bigin. 

Acesse nossa plataforma e conheça nossas soluções! 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas