Comecei agora, preciso de um CRM para PME?

Não se fala em outra coisa que não seja Gestão de Relacionamento com o Cliente, por ser essencial para os negócios. Por conta disso, o mais indicado é usar uma boa ferramenta de CRM para PME, que possibilita controlar seus processos de negócios, ajustar seu funil de vendas e coletar todos os dados de seus clientes em um só lugar.

Ainda assim, na maioria das vezes surge a seguinte questão: uma pequena empresa precisa mesmo ter um CRM? Fazer a gestão do negócio por meio de planilhas não é suficiente, pelo menos até que a empresa cresça?

Nesse caso a resposta é simples: sim. Utilizar um CRM para PME é a melhor opção, mesmo para empresas que estão começando no mercado. Isso porque, com esse software, a operação de vendas pode ser bem organizada desde o início, o que vai ajudar em todo processo depois que a empresa crescer. Isso é especialmente verdadeiro para empresas de rápido crescimento que precisam ter operações escaláveis.

Mas como escolher o CRM para uma pequena empresa? Tem como encontrar uma opção de CRM gratuita? Neste artigo, responderemos a essas e outras perguntas. Continue a leitura para saber tudo o que você necessita para saber sobre CRM para PME.

Quais são as vantagens do CRM para PME?

Antes de começarmos a falar sobre como implementar um CRM para uma pequena empresa, vamos dar uma olhada nas vantagens desse software para negócios que estão dando os primeiros passos.

Organização de tarefas

Não se lembrar de realizar tarefas como acompanhar a jornada de compra pode acabar causando a perda de vendas. Isso é comum quando cada vendedor se organiza de modo diferenciado.

É nesse momento que entra o CRM. O software traz a possibilidade de criar lembretes para tarefas como primeira abordagem, reuniões, acompanhamento de propostas, e muito mais. Desse modo, os vendedores podem planejar melhor o dia a dia e não perder vendas por falta de organização.

Controle total no processo de compra

Ter o controle das vendas é fundamental mesmo para empresas com poucos clientes. Quando uma empresa está no seu início, pode ser tentador utilizar ferramentas amadoras, ou pessoal para controle de negócios. Afinal, no começo não tendo muitos clientes, uma planilha parece o suficiente para dar conta do recado, por exemplo.

Ainda assim, mesmo se tratando de pequenas empresas, essa funcionalidade é limitada. Até porque, à medida que a empresa cresce, aumenta também o trabalho de passar todos os dados para o CRM para PME. Portanto, quanto mais cedo a ferramenta for adotada, melhor.

Acompanhamento do desempenho dos vendedores

No CRM para PME, o desempenho da equipe e de cada vendedor pode ser monitorado em tempo real. Dessa forma, a gerência consegue entender quais vendedores estão com dificuldades para atingir suas metas e ajudá-los antes do final do mês.

Por exemplo, com mais dados sobre o desempenho da equipe, as pequenas empresas também podem tomar melhores decisões sobre quem recompensar.

Dados sobre clientes

Em uma pequena empresa, cada transação conta. Com um CRM para PME, obtenha informações sobre seus contatos em um só lugar para uma abordagem cada vez mais confiante.

Isso porque as interações com os clientes, incluindo contatos baixados, e-mails abertos, reuniões realizadas, podem ser registradas automaticamente na ferramenta.

Além disso, os vendedores podem preencher as informações personalizadas que recebem na conversa. Tudo isso ajudará a desenvolver uma abordagem mais personalizada e eficiente, o que levará a mais vendas.

Como escolher um CRM para PME?

Tudo bem, agora você conhece todos os benefícios do CRM para pequenas empresas. Chegou a hora de descobrir como definir qual é a melhor ferramenta para o seu negócio. Com tantas opções no mercado, isso nem sempre é o trabalho mais fácil.

Por esse motivo, na procura por plataformas, vale a pena buscar as seguintes características:

Interface amigável

Um CRM para PME precisa ter uma interface amigável. Ferramentas difíceis de utilizar podem dificultar a adoção por equipes de vendas que não desejam mudar de recursos que usam atualmente para recursos que exigem mais trabalho. Por essa razão, ao escolher um CRM para uma pequena empresa, opte por um que registre automaticamente a atividade, reduzindo a necessidade de trabalho manual. O uso diário e a implementação devem ser simples.

Ter um valor justo

Caso você opte por um CRM gratuito, deve ser analisado se ele atende às suas necessidades. Há algumas opções gratuitas no mercado, mas é necessário ter certeza de que elas permitem, por exemplo, o número ideal de contatos para o seu negócio. Optar por um CRM inferior ao que você necessita pode ser uma perda de tempo se você precisar migrar para outra ferramenta posteriormente.

Integração com outras ferramentas

Entre as funções que são destacadas, uma que é fundamental para a maioria das empresas é a disponibilidade de integrar o CRM com outras aplicações. As integrações com ferramentas de automação de marketing, Google, WhatsApp, são ótimas para facilitar o processo da empresa. Afinal, o CRM deve simplificar o trabalho, não limitá-lo, certo?

Suporte disponível

Pense no futuro. Depois que começar a usar o CRM, muitas perguntas podem surgir. Portanto, garanta que a ferramenta escolhida seja compatível, mesmo que seja um CRM para PME gratuito.

Acessibilidade

Atualmente, a maioria das ferramentas de CRM para PME disponibiliza o armazenamento de dados em nuvem, que já é facilmente acessível. No entanto, ao trabalhar remotamente, é importante também poder acessá-lo de diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

Tendo isso em mente, nada melhor do que investir na ferramenta correta. O CRM Bigin da Zoho é ideal para pequenas empresas. Acesse de teste gratuitamente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas