Captura de leads em seu website

Captura de leads em seu website - zoho

Muitas pessoas estão em busca de uma fórmula mágica para captura de leads, mas vamos contar um segredo: a maneira mais fácil de pegá-las é deixá-las vir até você. Para fazer isso, é importante que você saiba como se tornar interessante e relevante para seus clientes em potencial. Desta forma, atraí-los será um resultado natural.

Está difícil atingir essa meta no seu negócio? Estamos aqui para ajudá-lo! Neste post, trouxemos 4 táticas essenciais e exemplares para você aprender de forma clara como fazer a captura de leads.

Faça a leitura completa e tire todas as suas dúvidas!

Você sabe o que é um lead?

No marketing digital, um prospect é alguém que demonstra interesse em consumir o produto ou serviço de uma determinada empresa e fornece detalhes de contato. Em outras palavras, é um cliente em potencial.

Por exemplo, quando uma pessoa assina uma newsletter, está dando seu e-mail em troca de conteúdo útil e relevante fornecido pela empresa. A partir do momento em que você notifica o e-mail, essa pessoa desconhecida se torna um cliente em potencial.

Como muitas pessoas estão relutantes em fornecer dados pessoais na Internet, tal comportamento mostra que os indivíduos realmente se preocupam com o assunto e estão dispostos a fornecer alguns dados em troca.

Uma vez capturado, esse lead pode ser nutrido com mais conteúdo, pode fornecer mais dados e se tornar um cliente com base em seu interesse pela marca e seu perfil de consumidor.

Observe que, diferentemente da forma tradicional das empresas fazerem o primeiro contato, neste caso, é o cliente que interage com a marca e demonstra interesse em saber mais.

A relação entre as duas partes decorre de interesses mútuos e é mais eficaz porque não prejudica o cliente. Afinal, as pessoas que não estão interessadas em marcas economizam energia e se concentram em pessoas que realmente terão a chance de fazer negócios no futuro.

Mas isso não significa que sua organização tenha menos trabalho a fazer para fechar vendas: Na verdade, atrair e fazer a captura de leads exige um desenvolvimento muito bom da estratégia de marketing da sua empresa, produzindo conteúdo relevante e sabendo captar leads da forma que você deseja, certo?

4 dicas para captura de leads

Hoje, existem algumas ferramentas disponíveis no mercado para que você possa aumentar sua base de leads e aumentar as conversões no futuro. Zoho destaca 4 opções para ajudá-lo ao longo do caminho.

Lista de contatos

Com cada história ou artigo que você publicar em seu blog ou site, tente incluir um formulário para capturar uma boa base para e-mail ou números de telefone. Ofereça algum suporte especializado, infográficos ou qualquer coisa gratuita e relevante para que os clientes tenham interesse em entrar em contato com você. Então, você pode trabalhar em novos conteúdos que criem curiosidade e demanda pelo seu produto.

Assinatura de Newsletter

Com uma newsletter não tem como errar: seus clientes ficarão informados de todas as suas novidades, mas vale a pena mencionar algumas notas para não perder o contato. Hoje, algumas empresas se destacam no trabalho após a captura de leads através de e-mails de clientes, oferecendo não apenas produtos, mas um conteúdo rico que toca o mercado e a vida dos clientes.

Além dos assuntos institucionais, também é importante tratar de outros assuntos, que podem fidelizar os clientes e garantir que as taxas de rejeição de e-mails sejam reduzidas, por exemplo, mantendo o público interessado em aproveitar as promoções no momento certo.

Captura de leads com e-book

Os e-books são uma das melhores estratégias para realizar a captura de leads e são um ótimo investimento para empresas que buscam ser referência em seu trabalho. Com os eBooks, além de aumentar sua base de clientes em potencial, sua marca ganha autoridade sobre os temas que aborda, os mercados em que atua ou o que promove na vida dos consumidores.

Vale lembrar que é importante que os eBooks sejam realmente relevantes, bem escritos e contenham informações adicionais, não apenas sobre o seu negócio. E-books são conteúdos úteis para clientes, não catálogos para sua empresa.

Suporte online (chat)

No final das contas, certamente não pode excluir de sua estratégia um atendimento bom, rápido e personalizado para sanar dúvidas e problemas. Com um sistema de atendimento online e até mesmo respondendo aos clientes nas redes sociais, você pode construir relacionamentos com seu público, comunicar a identidade da sua empresa e fidelizar novos consumidores, ou seja, fazer a captura de leads.

Todas essas estratégias devem ser coordenadas e aplicadas no seu plano de captura de leads, mas é importante ficar atento a alguns detalhes importantes e extremamente críticos para evitar problemas. Sempre forneça um formulário de cancelamento de inscrição em seu site ou email marketing e nunca forneça dados de clientes a terceiros ou parceiros e mantenha-os privados.

Para finalizar

Não se deixe enganar por qualquer ferramenta para captura de leads com promessas absurdas. Use ferramentas para o propósito certo – automação. Mas lembre-se de que gerar leads e engajamento de alta qualidade para o seu negócio leva tempo.

Construir um negócio real leva tempo. Você vai gastar energia e precisa sair da sua zona de conforto. Você precisa de conteúdo orientado a dados para nutrir seus leads e, se quiser maximizar seu tempo, deve adaptar seu conteúdo e expandir seu alcance para gerar leads qualificados para o seu negócio.

Você não pode aumentar os leads em 113% em uma semana, mas se for consistente, poderá ultrapassar esse marco. As estratégias sugeridas não são truques de mágica sem uma base sólida.

Em vez disso, essas técnicas têm se mostrado eficazes. Muitas marcas e líderes de mercado de sucesso ainda os usam para adquirir novos leads e convertê-los em clientes. A verdadeira satisfação vem do que você aprende ao aplicar esses atalhos comprovados para a captura de leads.

A mesma coisa acontece quando as vendas aumentam. Ao longo do caminho, você precisa mudar sua mente e aprender porque seus clientes confiam em você e você não pode decepcioná-los com conselhos desatualizados.

Você pode contar com a ferramenta Zoho Bigin para te ajudar na automatização dos seus processos. Acesse e confira!

Publicações relacionadas