Confira os erros e acertos na gestão de equipes e evite prejuízos

Entenda mais sobre gestão de equipes e saiba as habilidades e estratégias que você precisa para caminhar para o sucesso em seus negócios!

Construir equipes fortes sempre foi parte fundamental de uma cultura empresarial saudável e produtiva. Mas, com mais colaboradores para liderar, um mercado acelerado e diversos modelos de trabalho, gerenciar essas equipes pode ser de fato desafiador.

Quer os funcionários passem muito tempo no escritório ou nunca se encontrem pessoalmente, os gerentes de hoje precisam se concentrar na comunicação, confiança e transparência para realizar a gestão de equipes e gerar um trabalho diário de fato produtivo.

Então, você quer saber quais acertos são indicados e quais erros devem ser evitados nesse caminho? Continue a leitura e entenda muito mais!

O que é gestão de equipes?  

A gestão de equipes reúne práticas da liderança empresarial e uso de sistemas tecnológicos para aumentar a produtividade e manter a qualidade do trabalho, além de motivar a equipe.

Para isso, a gestão deve controlar demandas, acompanhar resultados, lidar com obstáculos e mais, garantindo que os objetivos da corporação sejam alcançados.

Além disso, é preciso cuidar das equipes, manter um clima organizacional agradável, um cenário de trabalho saudável, treinamentos, capacitações e feedbacks em dia, e outras boas práticas.

Por fim, no nível mais básico, a gestão de equipes é qualquer atividade que você faça para construir times mais fortes na empresa.

Exemplos dessas atividades podem incluir:

● Check-ins diários ou semanais

● Retiros da empresa ou eventos sociais

● Reuniões individuais (como revisões trimestrais)

● Treinamento

● Sessões de brainstorming colaborativo

Por exemplo, quando novos membros da equipe são integrados, você pode se reunir individualmente para discutir suas funções, expectativas e responsabilidades.

Você também pode agendar reuniões informais com seus funcionários e convidá-los para o happy hour mensal da empresa para ajudá-los a se sentirem incluídos. Não se preocupe, você verá mais dicas práticas a seguir.

Importância de investir na gestão de equipes   

Uma equipe saudável é a base de um negócio de sucesso. Por isso, investir na gestão de equipes é fundamental para qualquer empresa que queira obter bons resultados, crescimento sustentável e um ambiente de trabalho funcional.

Quanto mais felizes as pessoas estiverem no trabalho, maior a probabilidade de terem um bom desempenho e se manterem firmes. Os colaboradores mais satisfeitos são aqueles que se sentem incluídos e valorizados - naturalmente, eles irão trabalhar melhor diariamente.

A empresa ganha produtividade, incentiva a inovação através da boa comunicação de ideias e soluções, reduz conflitos no ambiente de trabalho, naturaliza feedbacks, e muito mais vantagens, como, por exemplo:

● Melhora no engajamento dos colaboradores

● Retenção de talentos melhorada

● Maior probabilidade de cumprir metas

● Menos tensão no local de trabalho

● Melhora na colaboração e comunicação

● Mais alinhamento de objetivos entre empresa e equipes

● Maior probabilidade de diminuir erros e retrabalhos

Habilidades e estratégias essenciais para gestão de equipes  

Está claro que a gestão de equipe é valiosa, mas como fazer isso?

Continue lendo para conhecer cinco dicas e estratégias para ajudá-lo a gerenciar sua equipe com sucesso, seja remotamente, de forma híbrida ou em presencial.

1. Foco nos objetivos  

Uma das maneiras mais rápidas de destruir uma equipe é microgerenciar. O microgerenciamento torna os funcionários defensivos, como se você não confiasse ou valorizasse a experiência deles.

Para evitar o microgerenciamento, especialmente em um ambiente de trabalho remoto, mantenha o foco nas metas.

Se os colaboradores atingirem metas, comparecerem às reuniões no horário e tiverem um bom desempenho, importa se eles chegam às 9h15 em vez das 9h? Concentrar-se menos em métricas de desempenho arbitrárias, e mais em resultados, ajudará você a construir uma equipe mais forte.

2. Tenha expectativas claras  

Quando você não entrega expectativas claras para os membros de sua equipe, é mais difícil atingir metas e todos ficam mais propensos a conflitos. Para ter o melhor desempenho, os membros de sua equipe precisam saber o que se espera deles, quando e por quais motivos.

Encontrar equilíbrio em sua equipe e garantir uma distribuição uniforme de responsabilidades é fundamental para o gerenciamento bem-sucedido.

Se você não tiver expectativas claras desde o início, é fácil para os membros da equipe assumirem mais trabalho, ficarem sobrecarregados ou se sentirem desvalorizados.

3. Fique em contato  

Uma boa gestão de equipe sabe que times fortes são construídos com base na comunicação.

Sua cadência de comunicação pode variar dependendo do seu trabalho, mas muitos gerentes bem-sucedidos consideram as ligações de check-in diárias uma maneira útil de se manter conectado e fazer os fluxos correrem.

Contar com canais de comunicação como o Cliq, por exemplo, pode ajudá-lo a manter contato. Isso não apenas melhora a produtividade, mas também impulsiona o relacionamento com o time, especialmente se o modelo de trabalho for remoto ou híbrido.

4. Abrace a tecnologia  

Aproveitar a tecnologia para apoiar a sua equipe é uma ótima estratégia e está se tornando mais popular à medida que mais pessoas trabalham em casa.

Como gerente de equipe, você deve garantir que os profissionais tenham as habilidades necessárias para ter sucesso. Você também pode contar com tecnologias como videoconferência e webinars para prática e treinamento de equipe.

Se você tem uma equipe remota, a tecnologia também pode ajudá-lo a colaborar, com ferramentas como o Zoho WorkDrive e outros sistemas de compartilhamento de arquivos baseados em nuvem. Lembre-se, usar a tecnologia deve agilizar o seu trabalho e aliviar o estresse – não causar confusão!

5. Seja humano  

Como gerente, você precisa ser flexível e entender que sua equipe é formada por pessoas. Ser empático, lidar com as necessidades únicas das pessoas e garantir que os funcionários aproveitem a vida fora do trabalho o ajudarão a construir uma equipe feliz, forte e comprometida.

Principais erros cometidos na gestão de equipe  

Na gestão de equipes, existem alguns erros comuns que podem comprometer a eficiência. Confira exemplos abaixo.

1. Falta de comunicação  

A falta de comunicação pode levar a mal-entendidos, ruídos, erros e até prejuízos, além de gerar falta de alinhamento e problemas de colaboração dentro da equipe. É importante estabelecer canais de comunicação abertos e encorajar a troca de informações eficiente.

2. Falta de feedback  

O feedback regular é essencial para o crescimento e desenvolvimento da equipe. Mesmo quando indica um erro ou algo a ser melhorado, quando naturalizado, construtivo e falado de forma empática, o feedback ajudará a equipe a crescer.

Muitos gestores não fornecem feedback de forma consistente, o que pode levar a problemas de desempenho e falta de motivação. É importante fornecer feedback construtivo e reconhecimento adequado aos membros da equipe - permitindo, inclusive, que o time também forneça feedbacks à liderança.

3. Falta de definição de metas claras  

Se os membros da equipe não tiverem metas claras e objetivos definidos, eles podem se sentir perdidos e desmotivados - dificilmente caminharão em direção ao mesmo alvo, o que pode prejudicar resultados.

Os gestores devem garantir que todos na equipe entendam suas responsabilidades, funções, demandas e resultados esperados, estando alinhados com os objetivos da organização.

4. Microgerenciamento  

Como você viu, o microgerenciamento ocorre quando os gestores tentam controlar e supervisionar todas as tarefas e decisões da equipe de forma excessiva. Isso pode minar a confiança e a autonomia dos membros da equipe, além de prejudicar a criatividade e a inovação. Evite essa prática.

5. Falta de reconhecimento  

A falta de reconhecimento e recompensa pelos esforços e conquistas dos membros da equipe pode levar à insatisfação e desmotivação. É importante valorizar e reconhecer o trabalho duro e os resultados alcançados pela equipe para reter talentos.

6. Falta de desenvolvimento de habilidades  

Se os gestores não investem no desenvolvimento de habilidades e capacidades dos membros da equipe, eles podem ficar estagnados e não alcançar todo o seu potencial.  E claro, assim, a empresa acaba perdendo resultados.

A boa gestão de equipes consiste em fornecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento para capacitar e motivar a equipe.

7. Falta de trabalho em equipe  

A falta de colaboração e trabalho em equipe pode prejudicar a produtividade e a eficiência da empresa. É importante incentivar a colaboração, a comunicação e a resolução de problemas em equipe.

É importante reconhecer esses erros e buscar estratégias para evitá-los e promover uma gestão de equipes mais eficaz. Além disso, você deve contar com a tecnologia certa para te ajudar nessa missão.

A comunicação aberta contribui para uma melhor gestão de equipe   

Uma boa gestão de equipe depende de uma boa comunicação.

Já jogou um jogo de telefone sem fios? Então você sabe o quão danificada uma mensagem pode ficar depois de apenas algumas interpretações.

Os mal-entendidos, por menores que sejam, podem criar bloqueios e frustrações em sua equipe. Isso pode fazer com que os relatórios sejam confusos e atualizações de status incorretas coloquem em risco o alinhamento dos times.

Para começar a melhorar a comunicação dentro de sua equipe, defina um propósito para cada um de seus canais de comunicação. Decida como feedback, atualizações de status e muito mais devem ser comunicados e disponibilize essas informações.

A partir daí, você pode fornecer diretrizes claras para cada canal de comunicação. Quanto tempo cada um tem para dar feedback? Como as decisões são tomadas, finalizadas e comunicadas?

Quando você tem as respostas para essas perguntas, a comunicação se torna muito mais simples.

Não se preocupe, a tecnologia pode te ajudar:

Zoho Cliq  

O Zoho Cliq é uma ferramenta de comunicação integrada que permite chats individuais e em grupo, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de arquivos e mais.

O sistema é extremamente útil para que você consiga impulsionar a gestão de equipes e estabelecer uma comunicação aberta e transparente, o que é crucial para qualquer estratégia empresarial de sucesso.

Comunique-se instantaneamente, independentemente de sua localização, facilite a colaboração e o compartilhamento de ideias. Crie verdadeiros grupos de discussão e atualize os seus colaboradores sobre últimas notícias e eventos.

Zoho Mail  

O Zoho Mail é uma plataforma de e-mail segura e confiável que pode ser usada para enviar comunicações internas, newsletters e atualizações para os funcionários. Você terá criptografia de ponta a ponta, autenticação de dois fatores e muito mais para garantir a proteção dos seus dados.

Com o Zoho Mail, você pode criar e enviar newsletters atraentes para manter os funcionários informados sobre as últimas notícias e eventos da empresa.

A comunicação pode ser personalizada, já que o Zoho Mail permite que você ajuste detalhes para aumentar o engajamento dos funcionários.

Zoho Meeting  

O Zoho Meeting é uma solução de conferência online que pode ser usada para realizar reuniões virtuais, webinars e sessões de treinamento. Com o Zoho Meeting, você pode organizar reuniões para discutir estratégias, compartilhar ideias, notícias, dar e receber feedbacks.

O Zoho Meeting também pode ser usado para realizar sessões de treinamento e capacitação online, o que pode ajudar a melhorar as habilidades dos funcionários e aumentar a motivação diária.

Para ter a vantagem de todas as ferramentas de comunicação e gerenciamento que citamos aqui e muitas outras, acesse o Zoho Workplace e teste gratuitamente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas