IMAP x POP3: Qual provedor de e-mail é melhor para sua empresa

Os termos IMAP e POP se referem a dois métodos para acessar e-mails que causam dúvidas nos usuários. Qual é o melhor? Qual a sua empresa deveria usar? Quais as diferenças e vantagens?

A seguir, vamos esclarecer essas e outras dúvidas. Boa leitura!

O que é servidor IMAP?  

O e-mail faz parte da rotina das empresas como ferramenta de comunicação. Para que ela funcione bem, sem causar pausas na produtividade, problemas ou prejuízos, você precisa contar com bons provedores e bons protocolos.

Durante a configuração, você pode usar IMAP ou POP3, dois tipos de protocolos padrão para o recebimento de e-mails.

No caso do IMAP, a sua principal diferença é a capacidade de sincronizar a chegada de e-mails por meio da internet.

A sigla significa Internet Message Access Protocol (IMAP). É uma versão atualizada, mais flexível, que mantém as mensagens no servidor ao invés de armazenar no computador, podendo ser usada em vários dispositivos.

O que é POP3?   

O protocolo POP3 significa a sigla Post Office Protocol em sua 3ª atualização. É mais antigo, originalmente projetado apenas para um computador, por isso sincroniza de forma unidirecional.

O protocolo baixa as mensagens de e-mail do servidor para o dispositivo usado.

Depois de baixado, o e-mail é excluído.

Por fazer o download dos e-mails da caixa de entrada para o dispositivo, o POP3 faz o backup fora do servidor, ou seja, no laptop ou computador que você usa.

Qual a diferença entre POP e IMAP?   

Como você viu, na configuração, é possível usar IMAP ou POP3, dois protocolos que trabalham de formas diferenciadas.

A principal diferença é que, no caso do IMAP, você acessa o e-mail de qualquer dispositivo e lugar. Isso ocorre porque, com o IMAP,  você armazena o e-mail no próprio serviço, em um servidor remoto, não no computador.

No caso do POP3, os e-mails são armazenados no dispositivo físico, o que é bom para quem quer manter tudo em um único dispositivo, liberando espaço no servidor.

Confira mais diferenças:

Diferenças

IMAP

POP3

Cópias

O IMAP salva uma cópia automaticamente sem nenhuma configuração manual.

O POP baixa os e-mails do servidor e não armazena uma cópia, a menos que a opção de manter uma cópia no servidor seja selecionada.

Dispositivos

Não há limite para o número de dispositivos no IMAP.

Não há limite também de dispositivos, mas apenas as cópias de e-mails baixadas serão apresentadas se a opção de manter uma cópia no servidor não for escolhida.

Sincronização

O IMAP oferece suporte à sincronização em tempo real. Todos os dispositivos configurados serão sincronizados.

O POP não é compatível com sincronização.

Acessibilidade offline

Todos os e-mails são armazenados no servidor, o que exige Internet ativa.

Com e-mails armazenados no dispositivo, todos podem ser acessados sem a Internet.

Velocidade

É preciso conectar e sincronizar os dados com o servidor sempre que precisar acessar o e-mail.

Após o download, os e-mails ficam disponíveis em seu dispositivo.

Afinal, qual o melhor servidor de e-mail para sua empresa: IMAP ou POP?   

É preciso considerar as necessidades e hábitos da empresa para escolher o protocolo mais adequado. Mas, entre IMAP ou POP, é inegável que o IMAP é geralmente recomendado, pois é capaz de entregar:

1. Acesso Múltiplo   

O IMAP permite que você acesse e-mails a partir de vários dispositivos, o que é útil para um profissional que precisa verificar o e-mail em movimento ou em diferentes locais.

2. Sincronização   

Com o IMAP, todas as alterações feitas serão sincronizadas nos dispositivos. Dessa forma, é um meio mais rápido e atualizado de ver as suas mensagens.

3. Backups  

O IMAP deixa uma cópia das mensagens no servidor, mantendo os dados seguros. Dessa forma, você tem um backup automático, o que é essencial para não perder correspondências e evitar prejuízos.

Por outro lado, o POP3 baixa as mensagens para o dispositivo e, a menos que configurado de outra forma, as remove do servidor. Isso só é útil se você quiser manter as mensagens em um dispositivo e economizar espaço no servidor.

Para a maioria das empresas, o IMAP é a melhor escolha.

O bom é que, independentemente de escolher entre POP3 e IMAP, no Zoho Mail, os usuários têm suporte para ambos. Nós respeitamos a sua configuração e estamos disponíveis para te ajudar!

O Zoho Workplace, plataforma de colaboração com 8 aplicativos que inclui o Zoho Mail, possui uma equipe de suporte local no Brasil pronta para te ajudar, oferecendo uma experiência de atendimento personalizada e eficiente.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas