Orçamento de marketing: aprenda a definir na sua empresa

Aprenda a definir o orçamento de marketing para sua empresa


Para ter controle sobre os gastos, direcionar investimentos e esforços, é preciso definir um orçamento de marketing para seu negócio.

A estimativa orçamentária feita para o plano de marketing é uma tarefa complexa, e nós podemos te ajudar nela. Comece lendo esse guia e entendendo o que é o orçamento de marketing, qual a importância, quais os custos, investimentos e passo a passo.

O que é um orçamento de marketing?

Você precisa fazer um bom orçamento de marketing, mas, para isso, deve começar entendendo o conceito.

O orçamento de marketing, também chamado de budget de marketing, trata-se de um documento que lista a alocação financeira que a empresa destina às suas atividades de marketing.

Ele elenca o dinheiro que a empresa gasta em ações e faz estimativa dos custos necessários para atingir os objetivos dentro de um determinado período de tempo - normalmente, entre meses e um ano.

Qual a importância de montar o orçamento de marketing

Como você viu, o cálculo do orçamento de marketing pode incluir variados itens. Com tantos custos, é essencial saber onde cada investimento está alocado. Preparar o seu orçamento de marketing é útil para:

1. Planejamento e estratégia

Um orçamento de marketing bem delineado ajuda no planejamento e priorização das atividades essenciais, alocando recursos de forma estratégica para o que gera maior retorno sobre o investimento

2. Controle financeiro

Também ajuda no controle financeiro, auxiliando a empresa a monitorar gastos com marketing de forma que eles não excedam. Isso evita prejuízos, endividamento e outros problemas

3. Monitoramento

É possível rastrear e medir o desempenho de suas atividades de marketing através do orçamento, identificando quais táticas estão funcionando e quais precisam ser ajustadas

4. Previsibilidade

Um orçamento de marketing ajuda na previsibilidade dos custos associados às suas atividades de marketing. Assim, você poderá planejar adequadamente os próximos passos

5. Competitividade

É possível que as empresas permaneçam competitivas no mercado, já que passam a investir em novas estratégias e táticas que de fato geram retorno.

6. Manter um histórico

O orçamento de marketing é um histórico de referência. Você pode usar o registro como um guia para se planejar, ajustar, lidar com riscos e outras vulnerabilidades.

7. Investir no que funciona

Com o orçamento, é possível entender onde dedicar mais recursos, investindo no que funciona melhor. Com a clareza sobre os gastos, o retorno sobre o investimento fica evidente

8. Estabelecer objetivos

Com a ferramenta, é possível entender os recursos e o histórico do resultado que se pretende esperar. Você passa a conhecer o desempenho e estabelecer objetivos com base nele.

Saiba como estabelecer metas e objetivos de marketing!

Quais são os principais custos de marketing?

Os custos de marketing podem variar, dependendo do tamanho da empresa, do tipo de marketing e das metas que você deseja alcançar. Então, vamos aos custos gerais que empresas costumam ter:

1. Marketing Digital

A maioria das empresas investe uma boa parte de seu orçamento de marketing em marketing digital, incluindo:

  • Publicidade online: Como anúncios no Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e mais.
  • SEO (Search Engine Optimization): A otimização do site para ganhar boa classificação no Google.
  • Criação e manutenção de sites: Custos como a compra do domínio, hospedagem, design, desenvolvimento e manutenção.
  • Marketing de Conteúdo: Produção de conteúdo relevante para o público-alvo.
  • E-mail marketing: Criação e envio de campanhas por e-mail.

2. Publicidade Tradicional

Muitas empresas ainda investem em publicidade tradicional, incluindo:

  • Anúncios de TV e rádio: Produção e veiculação de comerciais.
  • Publicidade impressa: Anúncios em jornais, revistas, outdoors, etc.
  • Material promocional: Como folhetos, banners, flyers e mais.

3. Eventos e relações públicas

É preciso cuidar da imagem da marca ao incluir:

  • Participação em eventos, como feiras e conferências.
  • Organização de eventos para lançamentos de produtos, conferências de imprensa e mais.
  • Relações Públicas: A contratação de uma agência ou profissional de RP.

4. Pesquisa de Mercado

  • Estudos de mercado: Para entender o seu público-alvo, os concorrentes e as variáveis.
  • Testes A/B: Para descobrir qual estratégia funciona melhor.

5. Recursos Humanos

  • Equipe de marketing: Salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento.

Saiba como aproveitar a automação para estratégias de outbound marketing!

Quanto investir no marketing na sua empresa

Os custos de marketing podem variar dependendo da empresa, por isso é recomendado fazer uma pesquisa detalhada e consultar um especialista para entender melhor os números.

Cada empresa precisa adaptar a verba às suas necessidades e possibilidades, focando nos objetivos, mas sempre investindo em marketing digital. Afinal, segundo dados, a estratégia de tráfego orgânico demonstra ser uma das mais eficientes por seus baixos custos de aquisição de clientes.

Logo, planeje cuidadosamente quanto vai custar cada ação, escale aos poucos e ajuste os custos segundo o público-alvo, as necessidades internas, o mercado e a concorrência.

Avalie o contexto socioeconômico da sua empresa, o cálculo da receita total, porte, necessidades de marketing e mais.

Para empresas iniciantes, é recomendado 12 a 20% da receita bruta para marketing. Para empresas estabelecidas, 6 a 12% da receita bruta.

Como montar um orçamento de marketing?

1. Liste seus objetivos de marketing

Tenha compreensão clara dos seus objetivos. Quais metas você deseja atingir? Pode ser aumentar a conscientização da marca, gerar leads, aumentar as vendas e mais. Cada objetivo terá estratégias diferentes que irão guiar a alocação do seu orçamento.

2. Alinhe seu plano de marketing com os objetivos do negócio

Alinhe os objetivos de marketing com os objetivos gerais do seu negócio. Ele deve ser uma peça integral para impulsionar a empresa, para que todos estejam trabalhando na mesma direção.

3. Escolha um método para montar o orçamento de marketing

Algumas empresas escolhem alocar uma porcentagem, enquanto outras podem definir o orçamento com base em objetivos, ou basear-se no que seus concorrentes gastam. O método depende do seu negócio, mas deve ser flexível.

4. Quantifique as ações e distribua de forma inteligente

Distribua o orçamento de forma inteligente, avaliando quais táticas e estratégias terão maior retorno sobre o investimento. Quantifique as ações que planeja tomar, distribuindo o orçamento de acordo. 

5. Lembre de considerar os custos operacionais

Conte com os custos operacionais, desde o custo do software de marketing até a contratação de agências ou freelancers. Estes são todos os custos que podem não ser imediatamente óbvios, mas são essenciais.

6. Conte com um valor de contingência

Tenha um fundo de contingência em seu orçamento de marketing como dinheiro reserva para cobrir quaisquer surpresas. Assim, você pode garantir mais preparação e flexibilidade para adaptar estratégias conforme necessário.

7. Monitore o orçamento de marketing regularmente

Monitore o seu orçamento de marketing regularmente. Revise seus gastos e compare com seus resultados. Veja se está obtendo um bom retorno, se as táticas estão funcionando, e faça ajustes conforme necessário.

Experimente o Budget Board do Zoho Marketing Plus

Com esse método, você também pode monitorar os resultados das ações de marketing: se são eficazes para gerar lucro, se causam prejuízos, como andam os custos e o retorno obtido pelo investimento (ROI).  

Mas, para concretizar tantas ações e ter sucesso em todas, você precisa contar com a plataforma certa.

Gerenciar um orçamento de marketing pode ser um desafio, mas o Budget Board do Zoho Marketing Plus pode te ajudar. Ela permite que você visualize e controle seus gastos com marketing em um só lugar.

É fácil, preciso e centralizado! Você poderá manter o monitoramento e ajuste contínuos de cada etapa para garantir que o orçamento seja usado de forma eficiente.

Acompanhe os seus gastos em tempo real, compare o orçamento planejado com o atual e faça as melhorias necessárias para atingir as metas.

Otimize cada detalhe para obter melhores retorno. Informe-se sobre as etapas, analise cada detalhe, seja uma campanha por e-mail, eventos ou objetivos específicos, como reconhecimento da marca ou geração de leads em diferentes localizações.

Com a ferramenta, com base nos dados encontrados, fica muito mais fácil ir diretamente nos pontos que precisam de otimização. É possível tornar as estratégias mais eficazes, evitar prejuízos e otimizar o ROI.

Ao usar o Budget Board do Zoho Marketing Plus, você garante a otimização no uso de seus recursos do orçamento de marketing e obtém maior retorno!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas