Para que serve um CRM comercial?

CRM é um grupo de ferramentas, tecnologia e técnicas usadas para ajudar os profissionais de vendas e marketing a entender melhor seus clientes.O software de CRM comercial pode fornecer muitos benefícios para sua empresa, desde a retenção de clientes até o aumento da produtividade.

É muito usado para reunir as interações do cliente em um local central para melhorar a sua experiência e a satisfação. Os benefícios também incluem melhor retenção de clientes, aumento de vendas e análises detalhadas.

Este artigo é para gestores, empresários (e empresas) e profissionais de marketing que desejam aprender sobre os benefícios do software de CRM comercial.

Boa leitura!

Na prática, para que serve CRM comercial?

CRM significa "gerenciamento de relacionamento com o cliente", um tipo de software que ajuda as empresas a gerenciar, rastrear e organizar seus relacionamentos com os clientes.

Osoftware de CRMfunciona rastreando o comportamento e as ações de seus clientes atuais ou potenciais por meio do site da sua empresa, mídia social ou campanhas de marketing por e-mail e, em seguida, orienta o cliente pelo funil de vendas. Além de enviar um e-mail a um representante de vendas sobre o interesse do cliente.

Vamos conferir todas as vantagens.

11 maneiras como o CRM comercial pode beneficiar sua empresa

Um CRM comercial pode ajudá-lo a armazenar dados do cliente, como comportamento do usuário, há quanto tempo um cliente está com sua empresa, registros de compras e notas sobre interações de vendas. Toda essa informação você pode usar para otimizar os processos de vendas e marketing. Além do principal, melhorar o atendimento ao cliente em sua organização .

Uma solução de CRM pode ser utilizada de diversas formas e proporcionar inúmeros benefícios ao seu negócio. Aqui estão 11 principais benefícios que um CRM pode oferecer.

1. Melhor atendimento ao cliente

O software CRM moderno tem muitas funções, mas o software foi criado para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente , e esse ainda é seu principal benefício. Um CRM gerencia todos os seus contatos e reúne informações importantes dos clientes – como dados demográficos, registros de compras e mensagens anteriores em todos os canais – e as torna facilmente acessíveis a qualquer pessoa em sua empresa que precise dessas informações. Isso garante que seus funcionários tenham tudo o que precisam saber sobre o cliente na ponta dos dedos e possam proporcionar uma melhor experiência, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.

2. Aumento das vendas

Uma ferramenta de CRM comercial pode ajudá-lo a otimizar seu processo de vendas, criar um pipeline de vendas, automatizar tarefas importantes e analisar todos os seus dados de em um local centralizado, aumentando potencialmente as vendas e a produtividade.

Um CRM ajuda você a estabelecer um processo passo a passo no qual seus funcionários podem confiar sempre e que você pode ajustar facilmente à medida que surgem problemas.

3. Um CRM comercial Melhor retenção de clientes

Depois de adquirir e converter leads, é vital que você se esforce para retê-los como clientes e promover a fidelidade. A alta rotatividade de clientes pode ter muitos efeitos negativos para o seu negócio, como diminuição da receita ou fluxo de caixa interrompido, portanto, use seu CRM e as informações que ele fornece sobre seus clientes para incentivar a repetição de negócios.

O CRM fornecerá análise e rastreamento do comportamento do cliente, emissão automática de tíquetes, automação de suporte ao cliente e rastreamento do usuário para ajudá-lo a determinar problemas e resolvê-los rapidamente.

4. Análise detalhada

Uma coisa é ter muitos dados sobre seus clientes, mas você precisa saber o que isso significa e como usá-lo. O software de CRM normalmente possui recursos analíticos integrados para contextualizar os dados, dividindo-os em itens acionáveis ​​e métricas de fácil compreensão. Métricas como taxas de cliques, taxas de rejeição e informações demográficas permitem que você avalie o sucesso de uma campanha de marketing e a otimize de acordo.

5. Maior produtividade e eficiência

O software de CRM comercial usa tecnologia de automação de marketing, que agiliza tarefas domésticas como campanhas e libera o tempo de seus funcionários para se concentrar no trabalho que apenas humanos podem realizar, como criar conteúdo.

Também pode garantir que nenhuma tarefa passe despercebida (por exemplo, todos os e-mails importantes são sempre enviados para as pessoas certas). Além disso, um CRM pode mostrar um painel de como seus processos de negócios estão funcionando e onde seus fluxos de trabalho podem melhorar.

6. Banco de dados centralizado de informações

Outra coisa que o software de CRM comercial faz melhor é fornecer um banco de dados centralizado com todas as informações sobre seus clientes, tornando-o facilmente acessível a qualquer pessoa em sua empresa que precise. Isso torna mais fácil para um representante de vendas ver em quais produtos um determinado cliente está interessado, por exemplo. Se o cliente já interagiu com a empresa, o CRM incluirá registros dessa interação, que podem informar futuros esforços de marketing e propostas de vendas.

Isso economiza o tempo de seus funcionários vasculharem arquivos e registros antigos, além de proporcionar uma experiência melhor e mais produtiva para o cliente.

7. Comunicações gerenciadas com leads em potencial

A nutrição de leads pode ser um processo árduo e complicado, com muitas etapas e oportunidades de comunicação. Um CRM gerencia automaticamente o processo, enviando alertas aos seus funcionários quando eles devem entrar em contato com o cliente em potencial e rastreando todas as interações, de e-mails a telefonemas.

Uma grande vantagem do CRM é que você pode ver a jornada do seu cliente de forma holística. Com cada fase do design e cada email que você enviou revisado é mais rápido definir o próximo passo a ser feito. Não será mais difícil decidir o que fazer.

8. Melhor segmentação de clientes

Uma lista de centenas de contatos pode ser pesada e esmagadora. Por exemplo, como você sabe quais clientes desejam ver um e-mail sobre um novo produto na loja?

Um CRM segmenta automaticamente suas listas de contatos com base em seus critérios, facilitando a localização daqueles que você deseja entrar em contato a qualquer momento. Você pode classificar os contatos por localização, sexo, idade, estágio do comprador e muito mais.

A automação realmente permite que se tenha uma compreensão mais significativa do cliente. Além de uma interação mais valiosa quando eles interagem por causa disso. A parte importante a entender sobre automação é que não queremos escrever um e-mail geral para nossos clientes. Em vez disso, queremos enviar e-mails que reflitam as preferências, interesses e valores dos clientes, segmentando-os em grupos usando os dados coletados dentro do CRM.

9. Relatórios de vendas automatizados

Sua equipe pode coletar e organizar facilmente dados sobre clientes atuais e potenciais usando o painel do software de CRM comercial e os recursos de relatórios, que permitem que os funcionários automatizem e gerenciem seus pipelines e processos. O CRM também pode ajudar os membros de sua equipe a avaliar seu desempenho, acompanhar suas cotas e metas e verificar rapidamente o progresso em cada um de seus projetos.

10. Previsão de vendas mais precisa

Com qualquer operação de negócios, você precisa ser capaz de revisar seu desempenho passado e planejar estrategicamente o futuro. Usando os relatórios de vendas automatizados no software de CRM, você pode identificar as principais tendências e ter uma ideia do que esperar do desempenho do seu ciclo de vendas futuro, enquanto ajusta suas metas e métricas para atender a essas projeções.

11. Comunicações internas simplificadas

Além de facilitar a comunicação entre sua empresa e seus clientes, um CRM comercial pode facilitar a comunicação entre seus funcionários. Um CRM facilita a visualização de como outros funcionários estão falando com um cliente em potencial, o que ajuda sua equipe a manter uma voz de marca unificada. Também permite que os membros da equipe envie notas ou alertas uns aos outros, marquem uns aos outros em projetos e enviem mensagens e e-mails, tudo dentro de um sistema.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas