CRM e Marketing

crm e marketing - zoho

Por que CRM e Marketing são tão importantes para seu negócio? Continue a leitura que preparamos e saiba os benefício.

Alguns anos atrás, as empresas podiam ir muito bem, mesmo que evitassem usar a Internet e novas tecnologias para se expandir. As empresas que foram pioneiras no digital naquela época já ultrapassaram seus concorrentes. Qual é a situação agora?

Hoje, mudou tremendamente em favor da tecnologia. Passar do físico para o digital é absolutamente necessário para se conectar com os clientes, tendo em vista os dados estatísticos baseados no conteúdo abaixo. Boa leitura!

CRM e Marketing: como funciona a solução para vendas? 

Devido à concorrência acirrada, usar formas antigas de se conectar com os clientes não é mais eficaz, e é aí que a tecnologia, ou seja, os sistemas de CRM, entram em jogo.

CRM significa gerenciamento de relacionamento com o cliente e seu objetivo principal é ajudar as empresas a construir relacionamentos duradouros com os clientes. De fato, alguns dos sistemas modernos já foram muito além desse limite e evoluíram para softwares de gestão empresarial, sendo capazes de lidar com muitos outros aspectos e processos, conforme apresentado na figura abaixo.

Entenda, a seguir, qual é o papel de um CRM para vendas.

Melhor gerenciamento de leads

De acordo com um estudo recente, 63% das empresas que apresentaram o maior crescimento de receita de leads de vendas estavam usando uma tecnologia de gerenciamento de leads como o CRM. Este software fornece uma visão mais profunda dos perfis de clientes potenciais e análises robustas para identificar leads de qualidade.

Vendas cruzadas e up-selling eficazes

O CRM reúne muitos dados do cliente como seu histórico de compras, padrões de comportamento, preferências para identificar suas necessidades e criar ofertas personalizadas que provavelmente serão altamente relevantes para os clientes, aumentando não apenas as vendas e a receita, mas também a satisfação do cliente com o serviço.

Menos tarefas rotineiras 

O CRM é eficaz para lidar com processos mundanos que fazem uma pequena diferença na lucratividade, mas exigem muito tempo diariamente. Em vez disso, os agentes de vendas podem se concentrar em fechar negócios e alcançar os clientes. Além disso, o CRM não é propenso ao “fator humano”, por isso é mais à prova de diferentes tipos de erros relacionados a ele.

Acompanhamento e análise

O CRM é capaz de rastrear os dados do lead, permitindo que você avalie o retorno dos investimentos do lead. Ele mostra quais fontes de leads estão gerando mais receita para se concentrar nelas. Outras funcionalidades de análise incluem a criação de previsões de vendas, monitoramento do pipeline e pontos de detecção de clientes, gestão eficaz do orçamento, etc.

Construir relacionamentos com clientes

Hoje, o foco do negócio mudou da conquista de novos clientes para a conquista de sua fidelidade, ou melhor, construir confiança com os clientes tornou-se uma de suas principais tarefas. O CRM oferece várias oportunidades para criar uma base de clientes fiéis. Ele coleta os dados dos clientes e fornece informações sobre cada interação com eles, permitindo um melhor entendimento das necessidades dos clientes e garantindo um atendimento personalizado.

Qual é a relação entre CRM e Marketing (CRM em Marketing)?

Marketing multicanal

Hoje, os CRMs possuem a funcionalidade de marketing multicanal que permite realizar campanhas de marketing simultâneas em diferentes canais de vendas e pontos de contato, como correio normal, e-mail, celular, mídia social, web etc.

CRM e Marketing: Marca social

Pode ser esmagador para as empresas (especialmente startups) promover sua marca em várias plataformas de mídia social . Usando o CRM, monitorar e gerenciar a presença da empresa nas mídias sociais é muito mais eficaz e menos demorado. Permite rastrear qualquer menção de marca/produto e reagir instantaneamente a elas, avalia a resposta de campanhas de mídia social, etc. Além disso, as soluções de CRM podem monitorar a atividade online dos clientes, o que é indispensável para identificar o que mais importa para eles e derivar o negócio valor a partir desses dados.

Segmentação e segmentação otimizadas

Graças à grande quantidade de informações que o CRM é capaz de coletar e armazenar, os profissionais de marketing podem segmentar os clientes com muito mais precisão, com base em vários critérios, desde localização geográfica até detalhes financeiros, interações anteriores etc.

Isso resulta em mensagens e conteúdos entregues a eles sendo muito mais bem direcionados e, consequentemente, recebem a melhor resposta e fidelidade à marca.

CRM e Marketing: orientado a dados

O CRM capacita os profissionais de marketing com insights baseados em dados, os resultados de várias campanhas de marketing medidos em números e refletidos em vários gráficos e diagramas.

Esta informação é a condição necessária para a alocação eficiente do orçamento da campanha e o ajuste de recursos. Isso pode significar o rastreamento de conversões resultantes de certas atividades e campanhas de marketing e, sem dúvida, é inestimável para determinar quais esforços trazem o melhor ROI e devem ser mantidos e quais devem ser eliminados.

Resultado final: o que pode estar errado sem CRM e Marketing nos negócios

  1. Sem CRM e Marketing, os representantes de vendas podem perder dados e clientes importantes.
  2. Gerir um negócio sem CRM pode custar-lhe dinheiro real. É uma parte essencial de sua organização e seria tolice ignorar os benefícios de seu uso.
  3. O CRM é um banco de dados que armazena todas as informações de seus clientes, incluindo informações de contato e hábitos de compra. Ele também terá gerenciamento adicional de leads, automação de marketing e rastreamento de campanhas.
  4. As interações com o cliente podem ser perdidas ou perdidas na enxurrada de informações.
  5. Pode ser difícil extrair inteligência dos dados.

Os relatórios podem não ser fáceis de criar e as equipes podem não ter responsabilidade.

Veja como um sistema de CRM pode ajudar sua empresa hoje

Há muitas coisas que um sistema de CRM pode ajudá-lo em seu negócio. É um aplicativo de software que se integra ao seu site e permite gerenciar todos os seus clientes, vendas e leads. Ele permite que você acompanhe as interações de seus clientes com sua empresa, incluindo suas atividades em seu site, bem como suas interações com sua equipe de vendas.

Os sistemas de CRM começam coletando o site, e-mail, telefone e dados de mídia social de um cliente em várias fontes e canais. Também pode extrair automaticamente outras informações, como notícias recentes sobre a atividade da empresa.

A ferramenta organiza essas informações para fornecer um registro completo de indivíduos e empresas em geral, para que você possa entender melhor seu relacionamento ao longo do tempo. Com uma visão consolidada de cada cliente potencial e cliente, um sistema de CRM é usado para gerenciar as atividades e interações diárias do cliente.

Focamos no papel de um CRM para marketing e vendas e o seu papel quando aplicado ao seu negócio. No entanto, um dos maiores benefícios de um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente é aproximá-los, permitindo e promovendo a cooperação e o compartilhamento de dados, em vez de criar silos de dados dentro de departamentos ou concorrentes.

Se você quer melhorar o desempenho de vendas, o Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa! Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas