O que são leads de vendas?

Antes de abordarmos o tema leads de vendas, deve-se considerar que: leads são clientes em potencial no estágio inicial de se tornar um cliente. Leads são pessoas que expressaram interesse em produtos ou serviços realizando algum tipo de ação, como clicar em um link ou preencher um formulário. 

Para transformar um lead em cliente, a empresa deve entrar em contato com o lead, fornecer informações sobre o produto e fechar a venda. Gerar leads e capitalizar com eficiência seus interesses é uma parte crucial do processo de vendas de uma empresa. 

Gerar leads pela Internet é o método mais eficaz na sociedade atual. Encontrar leadsonline envolve oferecer aos usuários da Internet a oportunidade de interagir com conteúdo de marketing ou publicidade. O objetivo de facilitar essas interações é que o lead forneça à empresa suas informações de contato. Assim que o lead fornecer à empresa seu endereço de e-mail ou número de telefone, a equipe de vendas pode começar a usar técnicas de marketing direto para converter o lead em um cliente.

Afinal, o que são Leads de Vendas?  

Os leads de vendas podem ser separados em certas categorias, dependendo de seu nível de interação com um produto. Quanto mais informações um lead tiver sobre um produto, maior será a probabilidade de ele se tornar um cliente. Aqui estão três tipos comuns de leads de vendas:

Leads frios   

Leads frios são indivíduos ou empresas que não sabem nada ou quase nada sobre o seu produto. Eles podem não ter expressado nenhum interesse específico em seu produto ainda, mas ainda assim podem ser uma excelente opção como consumidor. Leads frios normalmente vêm de diretórios profissionais ou recomendações de clientes existentes. 

Para atrair clientes potenciais, as equipes de vendas devem ter cuidado para não sobrecarregar o cliente potencial com informações. O melhor método para converter ligações frias envolverá apresentar uma introdução concisa à empresa e uma oportunidade de baixo risco para interagir com o produto. 

Leads frios são frequentemente adquiridos usando serviços de geração de leads. Algumas empresas pagam uma taxa para acessar uma lista de leads que atendem a critérios geográficos e demográficos. Depois que a empresa tiver as informações do lead, ela pode precisar fazer um esforço considerável para persuadi-lo a se tornar um cliente.

Leads quentes  

Leads quentes são entidades que mostraram algum interesse em uma empresa ou produto, mas não expressaram nenhum desejo de fazer uma compra. Leads quentes podem responder a uma postagem na mídia social de uma marca ou preencher um formulário para receber mais informações sobre um determinado produto. 

Leads quentes também podem ser aqueles que não assumiram nenhum compromisso em apoiar a empresa monetariamente, mas estão interessados na missão ou marca da empresa. 

As empresas encontram esses tipos de clientes em potencial entrando em contato com empresas que a contataram no passado ou com pessoas que responderam aos esforços gerais de marketing da empresa. Eles têm o potencial de se tornarem clientes com um esforço relativamente pequeno.

Clientes Potenciais   

Finalmente, clientes potenciais são marcas ou indivíduos que já expressaram o desejo de comprar um determinado produto. Os clientes potenciais são bem informados sobre o produto, aceitam o preço e estão dispostos a apoiar a empresa. Alguns leads quentes se conectam a uma empresa sem precisar ser gerados. 

Esses leads podem ser consumidores que encontraram uma empresa por meio de uma pesquisa na Internet ou que receberam a recomendação de um amigo. Eles realizaram pesquisas independentes e decidiram comprar por conta própria. Outros leads quentes podem ter sido originalmente leads frios, que foram efetivamente convertidos pelas equipes de vendas e marketing. 

Os clientes potenciais geralmente são alguém que iniciou contato com uma empresa ou que respondeu bem aos esforços de marketing direto. Em alguns casos, o único esforço exigido pela empresa é o fechamento da venda e a conclusão da transação.

Como você pode encontrar Leads de Vendas?  

Existem muitos métodos eficazes que uma empresa pode usar para encontrar e gerar oportunidades de vendas. Conforme a tecnologia se desenvolveu e a sociedade evoluiu, as melhores táticas para geração de leads também mudaram. Aqui estão nossas sugestões para algumas das melhores maneiras de encontrar leads:

Local na rede Internet  

A ferramenta mais fundamental de que você precisa para a geração de leads é um site que apresente efetivamente seus produtos ou serviços. Este site será a página de destino para a qual todos os outros métodos de geração de leads serão redirecionados. O site deve apresentar o produto da empresa de uma forma que agrade a uma ampla gama de clientes. 

O site também deve solicitar aos visitantes que insiram suas informações de contato assim que acessarem a página inicial. Para atrair visitantes ao site, você precisará garantir que sua página da web apareça nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa usando métodos de otimização de mecanismos de pesquisa. 

A geração de leads do site geralmente assume a forma de um gráfico pop-up que dá as boas-vindas ao visitante e pede que ele digite seu endereço de e-mail em um campo. Assim que tiver o endereço de e-mail do visitante, você pode enviar a ele um e-mail de acompanhamento que contém informações mais detalhadas sobre seus produtos e convida-o a entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente se tiver alguma dúvida.

Mídia social  

Outra ferramenta eficaz para geração de leads são as plataformas de mídia social. Criar um perfil de empresa para serviços como Twitter, Instagram e Facebook lhe dará a oportunidade de promover seu produto para milhões de usuários da Internet todos os dias. Para gerar leads usando a mídia social, você precisará postar conteúdo regular que promova seus produtos e convide os espectadores a interagir com sua marca.

Dependendo da plataforma específica, você pode compartilhar enquetes, questionários, brindes ou concursos que promovem o envolvimento do público. Você pode usar sua presença na mídia social para ajudar a construir sua marca e se destacar dos concorrentes. 

O objetivo de todas as atividades de mídia social será direcionar o seu público para o seu site ou outra página da web onde eles possam comprar o seu produto. Promoções como avaliações gratuitas, descontos online ou frete grátis podem ajudar a persuadir leads de mídia social a se tornarem clientes.

CRM para leads de vendas  

Seu CRM atual pode gerenciar bem o atendimento ao cliente, alcançando bons resultados com leads de vendas, mas combinar seu CRM com métodos de marketingomnichannel pode tornar sua forma de comunicação com os clientes mais forte. 

Se implementadas de forma eficaz, as ferramentas de marketing de CRM e omnicanal serão muito poderosas, mas usá-las ao mesmo tempo será ainda mais eficaz. Embora seu CRM possa fornecer resultados excelentes, ele ainda desempenha um papel importante na abordagem de atendimento ao cliente e deve ser usado em conjunto com o marketing omnicanal. 

Gostou do conteúdo? 

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas