Utilize o CRM como banco de dados

Entre as principais funções de um CRM para auxiliar no relacionamento com o cliente e desenvolvimento do seu negócio, está o banco de dados. Isso porque o CRM funciona como um local de armazenamento de dados para a sua empresa ter todas as informações que precisa em uma só ferramenta.

De acordo com o Capterra, cerca de 47% dos usuários de CRM acreditam que o software agrega tanto na taxa de retenção de clientes, como também, na satisfação deles. Mas você entende como funciona o CRM para produzir esses resultados?

As informações dos clientes não são apenas armazenadas no banco de dados, e sim utilizadas na definição de estratégias assertivas para os mais diversos setores da empresa, como marketing, atendimento, vendas, entre outros. Por isso, é importante saber que o CRM também pode ser utilizado para este fim, como forma de captar, organizar e armazenar as informações que podem ajudar no planejamento, captação e fidelização dos clientes.  

O que é CRM?  

O CRM, ou Customer Relationship Management, refere-se à Gestão de Relacionamento com o Cliente. Este termo é utilizado para definir um software capaz de armazenar as mais diversas informações sobre os clientes, funcionando também como um poderoso banco de dados.

Desse modo, por meio de um CRM, é possível ter em um só local, todos os dados das operações da sua empresa, bem como dos clientes e potenciais clientes. Isso permite que você, enquanto gestor, tenha uma ótima visão sobre as jornadas de compra e todo o workflow da sua equipe.

Este mesmo termo (CRM) também se refere às técnicas usadas na otimização do relacionamento que os clientes têm com a sua marca. Afinal, com o uso correto do CRM, você pode criar estratégias interessantes de interação envolvendo os consumidores.

Como funciona um CRM, além de um banco de dados?  

Que o CRM funciona como um banco de dados você já sabe, mas o software também conta com outras funções. A premissa dessa ferramenta é otimizar as suas estratégias de vendas e de marketing, a partir da coleta, armazenamento e gerenciamento de dados dos clientes, leads e prospects.

Em resumo, o CRM permite que a sua empresa conheça o seu cliente da melhor forma, podendo identificar de modo ágil novas oportunidades de negócios. O software também otimiza a rotina de trabalho das equipes, aumentando, assim, a produtividade do seu time. Isso sem contar que as informações armazenadas em um CRM também ajudam em um melhor relacionamento entre o cliente e a sua empresa.

Como utilizar o CRM no dia a dia?  

No dia a dia, é importante que todos possam utilizar ao máximo as funções de um CRM, além do seu banco de dados. Tenha em mente que essa ferramenta pode ser personalizada com base nas necessidades do seu negócio.

Isso sem contar que você pode usar o CRM como uma forma de acompanhar o funil de vendas, além de criar relatórios de análises dos processos internos e externo, prevendo inclusive a saúde financeira do seu negócio. Em resumo, o CRM reúne informações atualizadas sobre os clientes, como o seu contato, histórico de compras, interesses e preferências. Esse banco de dados auxilia, portanto, nas suas estratégias de vendas e marketing – mas também em outros setores.

Banco de dados e os tipos de CRM  

Se você deseja investir em um CRM para servir como um banco de dados, saiba que existem 4 variações dessa ferramenta: o CRM analítico, colaborativo, operacional e estratégico. Saiba mais sobre cada um deles:

CRM analítico: tem foco na análise dados, criando relatórios para obter informações sobre cada lead - e qual a sua posição no funil de vendas.

CRM colaborativo: tem como intuito integrar diversas equipes dentro da empresa, especialmente, os times de vendas e marketing. Assim, os leads atraídos pelas estratégias de marketing são trabalhados pelo time de vendas, de modo a aumentar o potencial de conversão.

CRM operacional: o seu objetivo é facilitar a rotina de trabalho das equipes de atendimento e vendas. Isso porque este CRM gerencia os dados com agilidade e precisão.

CRM estratégico: este CRM é a junção de todos os CRMs trazidos acima, ajudando na tomada de decisão - e fazendo com que as equipes atuem focadas nas necessidades dos clientes. Afinal, a ferramenta contribui diretamente para o aumento da satisfação do consumidor.

Conte com o Zoho CRM  

O Zoho CRM é a melhor opção de CRM para a sua empresa, já que é um software totalmente personalizável para atender aos requisitos específicos da sua organização. Obtenha o melhor de suas equipes voltadas para o cliente com automação robusta, análise abrangente, inteligência artificial e muito mais.

Inclusive, a Nucleus Research nomeou a Zoho como líder na área de tecnologia de CRM, reconhecendo a capacidade da empresa de gerar valor em longo prazo para organizações de todos os tamanhos. Isso sem contar que a ferramenta da Zoho também foi eleita pelo Gartner o CRM mais visionário do mundo.

Com o Zoho CRM você interaje com os clientes por meio do canal certo, no momento certo e com a mensagem certa. Aproveite a comunicação omnicanal, segmentação, KPIs, inteligência preditiva e muito mais para oferecer aos seus clientes experiências personalizadas - e que geral fidelidade.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site do Zoho CRM e conheça todas as soluções oferecidas para o seu negócio!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas