Business Process Management: quais são as as vantagens?

Business Process Manegament: quais são as as vantagens? - Zoho

Neste artigo, destacamos os principais benefícios do Business Process Management (BPM). Confira!

À medida que a transformação digital força as empresas a se adaptarem às mudanças tecnológicas, podemos mais uma vez ver os benefícios do BPM.

Business Process Management (BPM) é uma abordagem sistemática para mapear, analisar e melhorar os processos organizacionais. Desde a década de 1980, empresas e corporações de médio porte vêm investindo em metodologias de BPM de processos de negócio.

Com a popularidade atual das ferramentas do Business Process Management, as organizações melhoram seus processos para corresponder ao ecossistema digital e ao ambiente de trabalho em constante mudança.

A pandemia do COVID-19 só aumentou a necessidade de uma plataforma de BPM em toda a empresa. Quando as empresas adotam o recurso a sério, elas experimentam muitos benefícios em seus negócios.

8 Benefícios do Business Process Management

1. Maior produtividade

O BPM ajuda toda a organização a construir estruturas sólidas para todos os seus processos. Todos os processos importantes são documentados, monitorados e otimizados . Quando os processos funcionam a todo vapor com poucos soluços, a eficiência do processo de negócio aumenta.

A análise do processo é realizada constantemente. As tarefas que não agregam valor são facilmente identificadas e eliminadas, o que leva a um aumento geral da produtividade.

2. Uma organização ágil

Com o BPM adequado implementado em uma organização, as equipes são mais flexíveis às mudanças. As equipes conhecem bem seus processos e por que trabalham. Quando há uma sólida compreensão dos processos, é fácil explicar às equipes o porquê e como de uma nova mudança.

A correção do curso é mais fácil, pois o roteiro do processo é claro. Quaisquer alterações podem ser facilmente identificadas e adotadas rapidamente.

Uma organização que é flexível a mudanças é muito poderosa. Ele pode navegar por quaisquer problemas causados ​​por fatores internos ou externos e aumentar os resultados exponencialmente. As equipes se tornam escaláveis, competitivas e colaborativas.

3. Erros reduzidos

Em ferramentas primitivas como planilhas e e- mails, os erros são quase inevitáveis. Não há como garantir que os dados permaneçam atualizados e quem faz o quê.

Os erros também são impossíveis de rastrear quando os processos são gerenciados em planilhas. Erros ocorrem frequentemente quando os processos não têm partes interessadas para cada etapa. Os funcionários têm o hábito de jogar coisas por cima do muro sem se responsabilizar pelas tarefas.

Com uma boa prática de BPM, a possibilidade de erros é bastante reduzida. As partes interessadas em cada etapa são informadas de suas funções e certificam-se de que atendem aos critérios definidos. Se ocorrerem erros, eles podem ser rastreados até a origem facilmente.

4. Conformidade garantida com a política

Adotar o BPM é uma abordagem única para otimizar processos e implementar uma estrutura para cumprir todas as políticas internas e externas. O Business Process Management garante que os processos sejam bem compreendidos e sigam diretrizes rígidas.

Existem várias políticas específicas do setor e do departamento a serem cumpridas. Por exemplo, as equipes de compras e RH têm políticas internas totalmente diferentes para cumprir. Uma ferramenta de BPM deve garantir que ambas as equipes estejam aptas a cumprir suas respectivas políticas na mesma ferramenta.

5. Microgerenciamento reduzido

O microgerenciamento pode fazer o trabalho naquele instante. Mas, a longo prazo, é sempre destrutivo para uma empresa. Uma das principais razões pelas quais os líderes tendem a micro gerenciar suas equipes é manter seus métodos para reduzir erros.

O BPM elimina a necessidade de microgerenciamento. Todos os procedimentos operacionais padrão são documentados claramente pelos líderes e funcionários instruídos sobre suas funções. Quando chega a hora de uma etapa específica, os funcionários executam a tarefa com clareza, sem segurar as mãos ou instruções a cada vez.

6. Acessibilidade de dados controlada

Para que os funcionários trabalhem com eficiência, eles precisam acessar dados de diferentes fontes. Mas isso não significa que eles precisam acessar tudo e qualquer coisa. Dar acesso a informações desnecessárias também causa confusão e atrasos.

O BPM é a melhor ferramenta para encontrar o equilíbrio entre sobrecarga e insuficiência de dados. Você pode controlar a acessibilidade dos dados necessários para concluir uma tarefa específica e optar por ocultar o restante.

7. Uma plataforma para toda a empresa

A ferramenta de BPM certa pode atuar como uma plataforma central para buscar e enviar dados para os principais sistemas de software, como ERP e CRM. Normalmente, o software específico do departamento é criado para casos de uso exclusivos. Acessar dados e usá-los para outras atividades pode ser difícil.

A integração do software principal com a plataforma BPM de toda a empresa revela muitos benefícios. Alguns processos precisam de intervenção humana e outros não. Você pode reduzir as entradas manuais e o tempo de ciclo automatizando os processos.

Se todos os funcionários se tornarem usuários dessa plataforma BPM, todos terão acesso às principais operações da empresa. Eles têm o nível adequado de acesso à informação em diferentes sistemas.

8. Transformação digital

A transformação digital não é mais um termo novo. Um componente importante da transformação digital é trazer estabilidade organizacional e adaptabilidade com ferramentas e práticas digitais.

Aproveitar as plataformas de BPM sem código em seus esforços de transformação digital é muito importante. Depois de determinar as metas de sua organização para os próximos 2-3 anos, você pode usar o BPM como um instrumento para construir processos que o ajudem a atingir essas metas.

Os funcionários analisam o que é melhor para suas equipes e criam suas próprias soluções, o que, por sua vez, ajuda a impulsionar a transformação digital.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais artigos como este!

A Zoho garante resultados para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas