Qual a principal função da automação de marketing?

Saiba sobre automação de marketing e qual sua principal função. Continue a leitura e veja as vantagens!

Para um profissional de marketing, cada lead é vital. Já que não há duas pessoas iguais, por que você deveria levá-las na mesma jornada?

Nesta era conectada, espera-se que os profissionais de marketing se esforcem para deixar seus clientes-alvo engajados e satisfeitos ao longo de sua jornada, independentemente do caminho ou da posição no funil de vendas.

Como uma organização, grande ou pequena, simplificar seus processos para obter receitas mais altas a custos mais baixos pode ser uma luta. É aqui que a automação de marketing entra em ação.

A automação pode ajudar as empresas a definir suas pessoas, processos e tecnologia em harmonia, para obter maior eficiência e aumentar drasticamente suas receitas. Isso resulta em administração reduzida e aumento no ROI.

51% das empresas estão usando automação em seus esforços de marketing, dos quais cerca de 64% delas dizem que ajuda a aumentar suas vendas. O fato interessante é que mais da metade das empresas B2B estão planejando adotar a automação de marketing em breve. Então, o que exatamente é automação de marketing e por que está se tornando uma necessidade?

O que a automação de marketing pode fazer?

Como o ponto de primeiro contato com uma empresa, continua se expandindo para vários horizontes, como mídia social, e-mail e web em geral. Os profissionais de marketing estão engajados nas porcas e parafusos de acompanhar as jornadas do cliente, em todos os canais.

Com a automação, os profissionais de marketing poderão transferir os fluxos de trabalho repetitivos para o software e se concentrar nas tarefas essenciais em mãos.

1. Crie relacionamento com o cliente por meio do engajamento

Os clientes modernos pesquisam e se educam antes de tomar sua decisão. Isso requer métodos criativos para rastreá-los e interagir com eles. Com a automação, as empresas podem identificar, rastrear e entender cada cliente em potencial e suas necessidades, a cada passo do caminho.

2. Automação de marketing e personalização

Compreender os visitantes anônimos em vários canais pode ajudar os profissionais de marketing a enviar as campanhas certas para as pessoas certas, com uma comunicação personalizada.

Com a automação de marketing, é possível categorizar seus visitantes online em canais com base em comportamentos, características e insights. Com base na lista de categorias que você obtém, você pode personalizar conteúdos personalizados que agradam a cada perfil de cliente.

3. Nutrir leads com automação de marketing

Uma boa experiência do cliente deixa um impacto tangível. De acordo com um estudo realizado pela PWC , cerca de 73% das pessoas valorizam a experiência que obtêm de uma marca, na sua decisão de compra. No entanto, quase metade das empresas está atrasada em fornecer uma boa experiência ao cliente.

A automação de marketing pode ajudar os profissionais a desenvolver estratégias informadas para nutrir seus leads em clientes fiéis, fornecendo a experiência que procuram.

4. Ajuste seu e-mail marketing

Cerca de 87% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail é seu principal canal de distribuição orgânica. No entanto, seu maior desafio é alcançar mais públicos e permanecer relevante para eles.

Ao longo dos anos, o comportamento das pessoas com o email mudou tanto que as empresas devem se manter atualizadas e otimizadas em sua estratégia de email marketing. Com a automação de marketing, os profissionais de marketing podem criar conteúdo relevante em um formato envolvente e alcançar clientes em potencial no momento perfeito para gerar um impacto maior.

5. Pontuação de Leads

Nem todos os leads estão prontos para serem colocados diretamente no funil de vendas. É por isso que todo profissional de marketing precisa identificar, priorizar e classificar os leads qualificados para uma comunicação eficaz com eles.

A automação de marketing pode ajudar os profissionais de marketing a coletar, analisar e agir de acordo com várias métricas de seus leads, como prontidão para vendas, dados demográficos, comportamentos e outros atributos. Como resultado de uma estratégia bem-sucedida, é estabelecida uma ligação perfeita entre marketing e vendas, resultando em melhores resultados e aumento do ROI.

6. Medir e Analisar

Mesmo a estratégia bem planejada pode não funcionar como esperado. Ele precisa de alguns ajustes antes de atingir o nível de desempenho para o qual se destina. A automação de marketing ajuda os profissionais de marketing a testar e determinar vários pedaços de e-mails, páginas de destino, formulários e até mesmo os menores detalhes, como o assunto dos e-mails, a frequência da comunicação, o apelo à ação e as mensagens de texto que podem ser testados e otimizados.

O software de automação pode rastrear, analisar e gerar relatórios básicos para fornecer aos profissionais de marketing dados quantitativos sobre o canal de marketing com melhor desempenho, ROI e desempenho de todos os outros canais de marketing. Esses relatórios podem então ser enviados a todas as partes interessadas em intervalos regulares.

7. Integração com tecnologia existente

O principal objetivo das ferramentas de automação de marketing é automatizar e melhorar seus canais de marketing existentes e não forçá-lo às nuances de ter que começar de novo.

Hoje, um profissional de marketing típico trabalha essencialmente com ferramentas ou plataformas de marketing full-stack. Em um nível básico, um profissional de marketing teria acesso a uma plataforma de marketing que se conecta a um CRM. Mas, por necessidade, provavelmente se expande ainda mais para incluir um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), ferramentas de gerenciamento de mídia social e a lista contínua.

Todas as plataformas têm uma coisa em comum: os dados valiosos que a ferramenta coletou durante sua vigência. Para ser eficaz, todos esses dados precisam existir em um formato comum entre as plataformas para permitir uma troca de dados perfeita, sem qualquer atrito.

Como você conecta seus dados existentes à sua plataforma de automação de marketing, sem a necessidade de recorrer a um especialista externo em integração de dados?

Não se surpreenda, pois como profissional de marketing você pode fazer todo o trabalho pesado antes de começar a integrar seus dados existentes. E para ter uma plataforma de CRM é só acessar a plataforma Zoho Bigin!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas