Pós-venda de sucesso no e-commerce

pós venda de sucesso no e-commerce - Zoho

Pare e pense sobre isso: por que a estratégia de pós-venda do e-commerce é tão importante quanto as vendas?

Podemos dizer que, por um lado, a resposta está na competição cada vez mais acirrada.

No entanto, existem outros pontos de vista, como a aproximação entre os clientes e a compreensão do processo de venda.

Hoje, os consumidores têm mais opções de compras. Fica para trás a ideia de que algumas marcas ou lojas são favorecidas pelo público só porque oferecem bons produtos.

Agora também precisa se concentrar em serviços de qualidade, incluindo pós-venda.

Conheça algumas dicas para Aumentar vendas com CRM para ecommerce

A experiência de compra do usuário ainda é muito relevante, então ele espera ser bem tratado após o fechamento e que a promessa realmente funcione.

Neste artigo, discutiremos a importância de um pós-venda eficaz e forneceremos dicas sobre como implementá-lo em sua loja online e outros negócios.

Lembre-se, sem ele, as empresas estão condenadas ao fracasso. Esteja preparado para obter bons insights. Boa leitura!

Pós-venda: 8 estratégias para o seu e-commerce

Apesar de seus melhores esforços, seu e-commerce sempre terá erros, imprevistos e oscilações de vendas.

Também é possível que, após o término da compra, seu cliente precise de suporte ou queira relatar um problema.

Nesse ponto, ter uma estratégia de pós-venda é fundamental para (re) conquistar clientes e sustentar as operações.

Listamos a seguir algumas etapas básicas desse serviço, que podem melhorar e diferenciar o atendimento da sua empresa.

Dicas de Pós-Venda:

  1 – Melhore os processos logísticos

Tão importante quanto o produto em mãos é a experiência de entrega do cliente.

Portanto, seu interesse como empresa está em melhorar a eficiência, agilidade e atendimento personalizado.

Além de cumprir prazos e facilitar o rastreamento dos pedidos, também é divertido oferecer várias opções de entrega na finalização da compra.

Mesmo durante a pandemia, alguns clientes optam por retirar seus produtos nas lojas, em vez de enviá-los pelo correio ou despachos.

A logística também envolve o armazenamento e preparação de itens para envio.

Certifique-se de que esses processos estejam em conformidade com os acordos da empresa e personalize as embalagens tanto quanto possível para valorizar os clientes.

  2 – Sempre agradeça seus clientes

Após a finalização da compra, a melhor forma de entrar em contato com o cliente é agradecendo.

Ferramentas como o CRM permitem que você envie automaticamente e-mails contendo o nome do comprador e uma mensagem de agradecimento.

É importante notar que a taxa de abertura de e-mails de confirmação de compra é muito alta, por isso é muito adequado para gerar novas interações.

Tente incluir links para mídias sociais, como Youtube e outros canais de comunicação do negócio. Se for conveniente, também recomenda descontos relacionados ao produto adquirido.

  3 – Follow-up é fundamental

Após a entrega do produto, é hora de obter um feedback sobre a compra.

Ferramentas como pesquisas de satisfação e e-mails de acompanhamento são essenciais para monitorar os serviços e entender os pontos fortes e fracos do processo de vendas.

Além de promover o sucesso do cliente, o acompanhamento é uma nova oportunidade de agradecer e cultivar relacionamentos, mantendo sua marca na perspectiva de compra do usuário.

Você pode até fazer isso regularmente para salvar clientes “impopulares” e comparar os insights de comércio eletrônico ao longo de um período de tempo.

  4 – Fique de olho aos feedbacks dos consumidores

Ao disponibilizar canais de atendimento, você deve estar preparado para receber qualquer tipo de feedback, desde elogios até reclamações graves.

Processar e analisar feedback pode ser exaustivo, mas fornece pistas valiosas sobre suas oportunidades para alavancar os negócios.

Lembre-se de que, ao criticar você, os clientes estão dando sugestões sobre como melhorar seu serviço e como reconquistá-lo.

Responder rapidamente e entrar em contato com os clientes também pode reverter as avaliações negativas, seja em sua página, redes sociais ou mecanismos de pesquisa.

Seja paciente e faça o possível para que as pessoas se sintam ouvidas. A promessa de gestos pode ressoar melhor com seu público.

  5 – Estruture o marketing pós-venda

Você sabe que a personalização é importante para os relacionamentos pós-venda.

Portanto, sempre ajuste seus métodos de comunicação com base no perfil e nos interesses do cliente.

A criação de uma lista segmentada é a base para fornecer as informações mais relevantes (como releases, notícias de e-commerce e materiais promocionais), para cada grupo de contatos.

Como resultado, você aumenta suas chances de conversão e mostra que compreende seus clientes o tempo todo, e eles mantêm contato com a loja sem se sentirem pressionados a comprar.

  6 – Ofereça benefícios aos clientes

Nada estimula mais a ação do que oferecer recompensas ou benefícios, certo?

Para os clientes que já compraram no seu e-commerce, o gesto de boas-vindas serve como um reconhecimento e estabelece uma comunicação horizontal entre a empresa e o usuário.

Além de presentes e cupons de desconto (especialmente em datas especiais, como aniversários), você também pode se inscrever em pontos ou programas de fidelidade.

Esses comportamentos são exclusivos e atraentes e inspiram os clientes a interagir com a marca – para gerar novas conversões de forma fácil e até divertida.

  7-Atualize os cadastros periodicamente

Se você direcionar o e-mail errado ou o número de celular proibido, suas melhores operações pós-venda podem ser perdidas.

Portanto, mantenha os registros mais recentes de todos os clientes e incentive-os a confirmar seus detalhes.

Bate-papo ao vivo, formulários de checkout e pesquisas de satisfação são ferramentas para ajudá-lo a verificar essas informações.

Lembre-se de que a análise dos dados do cliente revelará aspectos importantes de seus esforços de marketing e vendas, como as ofertas mais populares, métodos de pagamento preferenciais ou canais de comunicação com maior tráfego e engajamento.

CRM e Automação Marketing: a união perfeita para vender mais

  8 – Faça a integração dos dados online e offline de atendimento

Na era digital, é necessário integrar os dados da assistência online e offline.

Afinal, a jornada de compras é mais dinâmica, e muitas vendas que começam com um celular podem terminar em uma loja física e vice-versa.

Durante uma pandemia, também deve ser considerado que muitos clientes físicos estão recorrendo à Internet.

Implementando soluções como CRM, esses públicos podem ser alcançados com mais facilidade. O sistema armazena informações na nuvem e as atualiza em tempo real para consulta de toda a equipe de gestão do e-commerce.

Chegou a hora de aprimorar seu pós-venda

Como você pode ver, a estratégia de pós-venda tem retornos relevantes sobre o posicionamento da marca e vendas de e-commerce.

Preste atenção ao feedback fornecido pelos clientes e trabalhe duro para resolver problemas que podem se tornar objeções a compras futuras.

Para gerenciar todo processo o ideal é ter uma ferramenta CRM. Pensando nisso, a Zoho desenvolveu o Bigin CRM que vai te ajudar a colocar em prática sua estratégia.

Continue nos acompanhando para mais dicas e conteúdos de qualidade!

Publicações relacionadas