Você sabe o que significa CRM?

Existem pessoas inquietas em todo o mundo e elas esperam ter 30 horas por dia para lidar com tantas responsabilidades. Mas isso é apenas uma ilusão.

Ninguém precisa de mais tempo, nem você. O que falta é a melhor maneira de resolver o problema em menos tempo. Hoje vamos discutir quais são os CRMs mais importantes.

A menos que sua empresa não tenha clientes (nesse caso, seu negócio ainda não existe), você precisa prestar a máxima atenção a quem está comprando de sua empresa.

O CRM é uma ferramenta ideal para aproximar os clientes. Afinal, não há vendas se não importar agora.

Se você não sabe nada sobre isso, você veio ao lugar certo. Este super guia mostrará tudo o que você precisa para dominar o CRM!

O que significa CRM?  

Antes de continuar a discutir o conceito do sistema,  é necessário reservar um momento para entender o que significa CRM.

O nome CRM vem do inglês "Customer Relationship Management", que pode ser traduzido como "Gestão de Relacionamento com o cliente" em português.

Esse nome não poderia ser mais claro na definição da função do sistema, ou seja, melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

Muitos são os recursos que permitem atingir esse resultado, como organizar as informações em um mesmo local.

Na prática, o CRM tem um impacto direto na estratégia de marketing, vendas, suporte e muitas outras unidades de negócios porque todas são afetadas pelo relacionamento com os clientes.

Saiba como funciona um CRM  

Agora que você sabe o que significa CRM, vamos para o próximo passo. É difícil acompanhar de perto e pessoalmente cada cliente da base sem esquecer de nenhum assunto importante.

A dificuldade só aumenta à medida que a empresa cresce e as responsabilidades se acumulam.

É por isso que ter um software que pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, e todas as informações de que você precisa sobre clientes em potencial é transformador.

Mas como exatamente funciona o CRM?

De uma forma muito breve e geral (porque cada sistema tem suas peculiaridades), tudo se resume a:

  • cadastrar seus clientes: o cadastro pode ser manual (um por um) ou por exportar uma lista a partir de um arquivo que já tenha esses dados;

  • registrar informações: qualquer um pode fazer anotações sobre um cliente. Além disso, o próprio sistema organiza dados e os apresenta, como histórico de compras, canais preferidos de atendimento, etc.

Você pode dizer que o CRM é o seu braço direito, ele sempre mostra o que você precisa saber e aponta soluções que ninguém viu antes.

Saiba quais são os 2 principais tipos de CRM  

Existem dois tipos de CRM, um para grandes empresas e outro para pequenas empresas. Cada um tem características próprias, pensadas para atender às necessidades de cada tipo de projeto.

Veja as principais funções de cada tipo de CRM:

CRM para PME  

As soluções de CRM para PMEs são muito adequadas para equipes enxutas que precisam de mobilidade e agilidade operacional. O investimento é menor porque o sistema possui menos opções de customização e é mais simples.

No entanto, isso não quer dizer que o CRM para pequenas empresas seja uma ferramenta superficial.

Ao contrário, funções como integração com várias ferramentas externas e automação de atividades são de grande ajuda para as operações diárias.

CRM Enterprise  

Um dos principais focos do sistema Enterprise é a personalização, muito importante para atender a todas as necessidades de grandes organizações com funções muito específicas.

Portanto, pode incluir funções mais poderosas e fornecer um conjunto completo de soluções, para que até mesmo profissionais de C-level possam focar no negócio de uma perspectiva macro.

Já sabe o que significa CRM? Por que  você deve ter um?  

Embora o software de relacionamento com o cliente tenha todos os benefícios e todos os aplicativos, é natural se perguntar se a solução é realmente certa para você.

Em geral, observe que a resposta pode ser sim. Mesmo as pequenas empresas com poucos clientes podem obter todos os benefícios que vimos até agora.

No entanto, aqui estão alguns sinais claros de que você precisa imediatamente de um CRM:

1. Processos que não funcionam  

Se o ambiente da sua empresa é muito dinâmico e você perde muito tempo com processos que não estão funcionando, ligue o sinal de alerta.

Por exemplo, a falta de um processo de vendas coordenado não apenas torna o trabalho mais complicado, mas também aumenta o custo de toda a empresa.

A ineficiência também dificulta a solução dos problemas do consumidor, o que leva muito tempo.

Por fim, se as soluções e métodos que você usa não atendem às suas necessidades à medida que sua empresa cresce, é hora de usar o CRM.

2. Relacionamento genérico com os leads  

As necessidades e circunstâncias dos clientes em potencial são muito diferentes. Portanto, não basta tratar a todos da mesma forma.

Enviar a mesma mensagem, fornecer o mesmo conteúdo e oferecer a mesma oferta a clientes em potencial em um estágio completamente diferente da jornada de compra não funcionará.

Se sua equipe trabalha muito para identificar os desafios de cada cliente potencial e vê esse relacionamento se tornando comum como resultado, você não pode viver sem um sistema de gestão.

3. Desorganização de informações relevantes  

Se uma tarefa simples se tornar uma batalha real e levar um século para ser concluída por causa das informações caóticas, você precisará de um CRM.

Manter as informações do cliente atualizadas e facilmente acessíveis a todos da equipe não deve ser um sonho, mas um fato normal do dia a dia.

Portanto, se sua planilha atual tem dificuldade para inserir novas informações sobre clientes em potencial ou interações realizadas, então é hora de mudar para o CRM que traz agilidade e organização.

4. Relatórios imprecisos  

Relatórios imprecisos não permitirão que você descubra os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe, muito menos o desempenho geral da empresa. Por sua vez, ninguém fará grandes melhorias.

Se sua equipe ainda precisa gerar relatórios manualmente, principalmente se não houver dados precisos de indicadores relevantes, você já sabe o que precisa ser feito, não é? Obtenha o CRM agora!

5. Necessidade de agilidade na equipe  

A sua empresa possui uma equipe de vendas interna e externa que precisa se comunicar ativamente o tempo todo? Ou você precisa de uma forte motivação entre os diferentes departamentos?

Nesses casos, planilhas e outras ferramentas podem tornar o trabalho mais lento e mais lento. Mas o CRM fornece seus próprios recursos para equipes que trabalham em locais diferentes, e esses recursos ajudam a integrar os departamentos de marketing e vendas.

A integração de informações que atualiza tudo em tempo real e a segurança da tecnologia em nuvem garantem fluxos de trabalho ágeis e altamente móveis.

Como pode ver, o CRM é mais do que apenas uma lista de contatos com recursos adicionais. Este sistema mudará seu relacionamento com os clientes e o desempenho de sua empresa.

Agora que você já sabe o que significa CRM é só escolher a solução ideal e começar a trabalhar!

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas