Entenda o conceito de CRM

Entenda o conceito de CRM - Zoho

Conceito de CRM, a sigla para Customer Relationship Management (ou gestão de relacionamento com o cliente em português).

Essa abordagem coloca o cliente como o foco principal do processo de negócios, incluindo vendas, marketing de produto e pesquisa e desenvolvimento.

O objetivo é entender e prever as necessidades de cada cliente para atendê-los da melhor forma.

Ao contrário do que muitos imaginam, o CRM é mais do que um software, seu conceito vai além e deve penetrar em todos os departamentos da empresa.

Preparamos este artigo para esclarecer o que é CRM, suas principais funções, seu principal impacto na empresa e todos os seus benefícios. Confira!

Saiba de uma vez por todas o que é e o Conceito de CRM

Vale ressaltar que não estamos dizendo que o CRM é uma ferramenta, porque antes era uma estratégia que permeava todas as áreas da empresa.

Portanto, o conceito de CRM é a definição no parágrafo anterior, e o sistema é a tecnologia que vai automatizar e integrar essa estratégia.

Existem vários artigos que descrevem o que é CRM, mas eles não explicam a parte mais importante: Tenha uma estratégia de CRM clara antes da tecnologia.

Entenda mais sobre estratégia e o conceito de CRM

Como falamos antes, o CRM não é um sistema onde você apenas registra os dados do cliente, mas como você processa esses dados de uma forma mais ampla para gerir os relacionamentos necessários que levam às vendas.

O software de vendas usa esses dados de relacionamento em sua estrutura central para fornecer aos vendedores informações sobre clientes em potencial, clientes em potencial ou clientes.

Listamos 4 outros tipos de CRMs que podem ser adotados de acordo com suas necessidades operacionais:

Conceito de CRM Omnichannel

Quando falamos de conceito de CRM, precisamos destacar o operacional que envolve canais de relacionamento com o cliente, como atendimento (chat, redes sociais, atendimento ao cliente, etc.), pós-venda e suporte (service desk).

O objetivo aqui não é apenas resolver rapidamente os problemas dos clientes, mas também descobrir a falta de informações ou mesmo explicações imprecisas que possam surgir no processo.

Uma oportunidade para tais aplicações é também identificar áreas onde seu produto ou serviço pode ser aprimorado, agregando novos recursos e vantagens competitivas aos olhos do consumidor final.

Em suma, o omnicanal CRM concentra todo o relacionamento com os clientes, sendo ele o responsável pela criação e organização das oportunidades de vendas e de todos os serviços de acompanhamento.

Em geral, o omnichannel CRM possui uma interface atrativa e intuitiva que pode lidar facilmente com os diversos departamentos envolvidos.

Os esforços das equipes de marketing, vendas e sucesso do cliente estarão concentrados ali.

Além disso, o CRM omnicanal pode gerar vários insights para CRM analítico, por exemplo, por meio de feedback e identificação de melhorias nas operações.

Conceito de CRM Analítico

Através de todos os dados gerados ao longo do ciclo de vida do cliente, é possível extrair de forma mais completa relatórios e análises de perfis de público-alvo, de forma a determinar com mais segurança suas necessidades.

Depois de entender os principais pontos fracos e como seu produto resolve esses problemas, entender seu público é adequado tanto para criar uma comunicação personalizada com seu portfólio de produtos atual quanto para superar os obstáculos iniciais de futuros clientes.

Como aponta sua própria terminologia, o CRM Analítico é responsável por filtrar as grandes quantidades de dados gerados por seus clientes para transformá-los em informações úteis para sua empresa atingir melhores métricas.

Por meio dessas medidas, suas ações tornam-se mais seguras e até ajudam a orientar a equipe de produtos. No século 21, trabalhar sem dados não faz mais parte de uma empresa que quer ter sucesso.

Portanto, o CRM analítico é muito relevante, tornando os processos e estratégias mais seguros.

Nesse caso, os dados desses clientes podem ser usados ​​para construir painéis de indicadores, BI (Business Intelligence) e até mesmo inteligência artificial para ajudá-lo a tomar decisões estratégicas.

Conheça mais sobre Inteligência artificial e como ela funciona

Um exemplo: você pode imaginar saber quando seus clientes podem precisar de seu produto novamente e prever essa venda com base nessas informações?

Essa inteligência pode ser construída com base em informações como período de compra, sazonalidade do mercado e reposição de estoque.

Conceito de CRM Colaborativo

Como dissemos no início do artigo, a base de uma estratégia de CRM é colocar o cliente no centro de todos os campos e processos, de forma que todo o conhecimento resultante seja compartilhado.

As conclusões de anúncios comerciais para clientes ou grupos devem ser transmitidas às áreas de suporte, marketing, produtos, pesquisa e desenvolvimento, logística e vice-versa.

Portanto, o CRM deve ser entendido por todos os membros da empresa não apenas como um software, mas como uma verdadeira cultura.

Todos são responsáveis ​​por fornecer, atualizar e inserir todos os contatos do cliente. Só então os dados podem ser usados ​​para melhorias.

Para uma equipe focada no cliente, esse tipo de pensamento é quase automático, afinal a opinião do cliente é extremamente relevante para a empresa, o que é fácil de entender.

Conceito de CRM Estratégico

Por fim, o tipo de estratégia é usar todas as informações obtidas em aplicativos anteriores para melhorar a estratégia da empresa e impulsionar seu crescimento, analisando o mercado, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Além disso, também pode ser usado na fase inicial para definir o workflow que cada CRM anterior deve seguir.

Projetado para tornar sua aplicação mais viável e promover a aceitação pela equipe.

Ele é responsável por apontar oportunidades de mercado e direcionar as ações da empresa.

Simples, não é mesmo? Agora, sua empresa já possui um sistema CRM?

O Zoho Bigin é um sistema pensado para pequenas empresas que vai te ajudar a otimizar os procedimentos internos.

Continue nos acompanhando para mais dicas e conteúdos de qualidade!

Publicações relacionadas