Estratégia de vendas rápidas com CRM

Quando pensamos em aumentar as vendas de uma empresa, a primeira estratégia de vendas rápidas que vem à mente é aumentar a publicidade. Claro, isso também é um fator importante para o sucesso. No entanto, você precisa investir em relacionamentos próximos com clientes e prospects. É aí que entra o CRM.

Ainda tem muita gente que não sabe o que é ou como usar essa ferramenta. Aproveitar todas as vantagens que a plataforma oferece é o primeiro passo para aumentar suas vendas.

A seguir, você aprenderá o que é CRM e como esse conceito pode ajudar na estratégia de vendas rápidas da sua equipe de vendas a alcançar mais.

Confira na leitura!

O que é e como funciona o CRM?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente. Existem plataformas específicas para isso, como a plataforma Zoho, que ainda é uma estratégia de negócios. O objetivo é simples: colocar os clientes em posição de destaque no processo de negócios.

Neste artigo, vamos nos concentrar em técnicas e sistemas. Afinal, apenas contratar uma plataforma não é suficiente. É preciso criar uma cultura na empresa e mostrar como os vendedores utilizam esses princípios em seu trabalho.

Em outras palavras: como desenvolver um plano de vendas que considere os princípios do CRM para estratégia de vendas rápidas.

Como usar o CRM para impulsionar a estratégia de vendas rápidas

As empresas que usam uma estratégia de CRM notaram um aumento de 29% nas vendas. Esses números mostram a importância da adoção dessas tecnologias na empresa.

Fazer gerenciamento de relacionamento não ajuda apenas a atrair novos clientes. De acordo com a Capterra, possuir um software de CRM e aplicar suas estratégias aumenta a retenção e a satisfação em 47%.

Você entende a importância desse tipo de planejamento para estratégia de vendas rápidas dentro da sua empresa? Aqui estão algumas dicas sobre como usar o CRM para aumentar as vendas.

Implante a cultura CRM no seu negócio

A primeira etapa é garantir que todos na equipe de vendas estejam na mesma página. Isso significa criar uma cultura de CRM que incentive os colaboradores a assumirem posições mais ativas nesse relacionamento.

Na prática, tem uma equipe que não espera a solução chegar. Eles são pessoas que buscam clientes por meio de ações de clientes em potencial. O importante é sempre trocarem informações com sua equipe!

Acompanhe os processos de vendas

Você está familiarizado com o termo "ciclo de vendas"? Se não, anote: esse é o tempo médio que sua empresa leva para fechar uma venda. Quanto mais rápido o processo, mais rápido seu anúncio pode passar para o próximo cliente em potencial.

O CRM é uma estratégia de vendas rápidas importante para rastrear e acelerar esse ciclo. Afinal, você precisa lidar com todas as etapas do funil de vendas. A experiência de empresas já consolidadas mostram que marketing de conteúdo, automação de marketing e CRM são o caminho a seguir.

Conheça melhor seus clientes

Quão bem você conhece seus clientes? Você conhece os principais motivos para comprar e os motivos para perder? Ter essas informações é fundamental para definir novas estratégias.

Afinal, seu cliente pode não fechar o negócio por motivos internos - recursos insuficientes, timing errado, etc. Agora, os gerentes de vendas precisam saber quando um cliente não está comprando em nome da empresa: uma falha no discurso de vendas ou uma ineficiência no processo.

Fatores como maturidade, área de atuação do contato, histórico de compras etc. podem afetar o sucesso (ou fracasso) de um contrato. Nesse sentido, um CRM é uma escolha melhor do que uma planilha, pois permite criar relatórios rapidamente. Esses dados ajudam a identificar padrões, o que, por sua vez, ajuda as equipes a reestruturar seus processos e estratégias.

Envie e-mails e propostas

Produzir e-mailsde propostas, acompanhamentos e outros tipos de contatos fazem parte do dia a dia de uma equipe de vendas. No entanto, quanto maior sua equipe, maior a chance de incompatibilidade de informações. Se algum funcionário adoece ou sai da empresa, o que acontece com seu histórico?

Boas ferramentas facilitam o acesso ao histórico e permitem o acionamento automático de emails. Por exemplo, se um cliente não responder em uma semana, você poderá perguntar automaticamente se ele precisa de ajuda. Se não houver retorno, a própria plataforma remove esse bootstrap ou retorna à etapa anterior no pipeline.

Deixe as equipes de marketing e vendas bem alinhados

O bom manuseio das informações entre as equipes de marketing e vendas melhora a dinâmica e os resultados são mais promissores. Como todos sabemos, nem sempre é assim. No entanto, com uma boa estratégia de vendas rápidas com CRM, eles podem ser alinhados.

A exploração e nutrição feita pela equipe de marketing só funciona se a equipe de vendas conseguir fechar o negócio. Ou seja, não adianta as equipes trabalharem separadamente, é um trabalho conjunto. Em seguida, o software de CRM entra em ação, pois a coleta de informações permite identificar os clientes em potencial mais qualificados.

Para alcançar resultados superiores, é necessário desenvolver uma estratégia de CRM para causar um impacto incrível. Além de coordenar suas equipes de marketing e vendas, você notará que suas métricas mudam conforme você aplica essas dicas. Aproveite esta oportunidade para iniciar a transformação da sua empresa e escolha a ferramenta de automação certa para o seu negócio.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre estratégia de vendas rápidasCRM, uma ferramenta para continuar usando. Além de aumentar as vendas, você construirá com o melhor relacionamento com os cliente e obterá uma compreensão mais profunda de sua base de clientes.

Acesse nossa plataforma e teste gratuitamente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas