Saiba como fazer um planejamento anual e plano de orçamento

Você já começou a criar o planejamento anual da sua empresa? Diante de um mercado acelerado e cheio de avanços tecnológicos surgindo, é preciso se preparar bem. O planejamento anual vai te ajudar a lidar com os diferentes cenários, prevenir riscos e não perder oportunidades.

Afinal, as mudanças estão acontecendo a todo momento no seu setor! O que está esperando? Continue a leitura do post e saiba como montar o seu planejamento anual!

O que é um planejamento anual?

O planejamento anual é uma ferramenta fundamental para empresas, pois reúne o processo de definir objetivos e o plano de ação para alcançá-los no próximo ano. Ele serve como base ou ponto de partida para que a empresa consiga bater metas futuras.

Na formulação do planejamento anual, é essencial rever o desempenho anterior, avaliar o estado do plano de negócios, indicadores e métricas. Ele deve ser baseado em dados, na análise aprofundada para identificar áreas de melhoria.

É como uma retrospectiva: a empresa deve entender quais objetivos foram alcançados, quais foram os obstáculos, ocorrências, revisitar resultados e planos de ação para ganhar eficiência.

Por que fazer o planejamento anual da empresa

O planejamento anual é essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso em suas ações, pois, apenas a partir dele é possível estabelecer metas anuais de forma organizada e baseada em dados. 

No planejamento anual, os objetivos ficam claros, o que ajuda a orientar os esforços da equipe, fornecendo uma direção para todos. A ferramenta também ajuda a alinhar os colaboradores, estabelecer prioridades e incentivar a colaboração.

Dessa forma, o planejamento anual impulsiona o desempenho e a eficiência da equipe. Já que ele é formulado com base em análises, essa retrospectiva também vai te ajudar a identificar oportunidades e desafios, prevendo riscos para o próximo ano.

Você poderá ver áreas que precisam ser melhoradas e tomar medidas antes que os prejuízos cheguem. É até mesmo uma forma de monitoramento e controle dos indicadores e do uso dos recursos.

Passo a passo de como montar um planejamento anual

Vamos para a prática! Para fazer um planejamento anual eficiente, considere as etapas a seguir:

1. Defina os objetivos do próximo ano

Identifique os objetivos que a empresa considera importantes para o próximo ano, levando em consideração os dados que coletou. Analise o crescimento, lucratividade, expansão, desenvolvimento de produtos, satisfação de clientes e outros fatores principais para criar metas futuras.

2. Analise o ambiente externo

Realize uma análise do ambiente externo para ter dados sobre fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos e legais antes de montar o planejamento futuro. Essas são variáveis que podem impactar o seu negócio e, ao fazer a análise, você poderá identificar oportunidades e riscos.

3. Analise o ambiente interno

Para o planejamento anual, analise a situação da empresa, os seus pontos fortes e fracos. Você deve estudar aspectos como recursos humanos, financeiros, liderança, processos, tecnologia usada e infraestrutura.

4. Defina as metas e indicadores de desempenho

Chegou a hora de estabelecer metas. Elas devem ser realistas, realizáveis, claras e mensuráveis, alinhadas com os objetivos da empresa e com a capacidade da equipe. Utilize indicadores para acompanhar o progresso dessas metas ao longo do ano.

5. Elabore um plano de ação

Parta para a prática e crie um plano detalhado com as ações necessárias para alcançar as metas que já foram estabelecidas. Atribua os responsáveis para cada demanda, delimite prazos e liste os recursos que devem ser usados.

7. Monte o orçamento e alocação de recursos

Faça uma previsão financeira para o próximo ano, considerando investimentos necessários, despesas e possíveis fontes de receita. Analise como os recursos podem ser alocados de forma adequada, sem prejuízos, para cumprir objetivos.

8. Foque no cronograma e monitoramento

Crie um cronograma para direcionar o andamento das ações, deixar os prazos mais claros e saber quando revisar o planejamento - o que deve ser uma atividade regular. Monitore os resultados para fazer caso necessário, lembrando que a equipe deve ter acesso a todas essas informações.

Plano de orçamento: qual sua relevância no planejamento anual?

O plano de orçamento é parte essencial no planejamento anual da sua empresa, pois é ele que vai te ajudar a não perder o controle sobre os recursos financeiros. O plano de orçamento é o guia para alocar recursos de forma eficiente.

O documento ajuda no acompanhamento financeiro, no controle de receitas, despesas, entradas e saídas de dinheiro. Assim, você pode identificar qualquer desvio em relação ao que foi definido no seu planejamento.

Assim, a tomada de decisão também passa a ser mais informada, pois o plano entrega dados valiosos para que a gestão saiba onde é preciso investir e onde é preciso cortar. Afinal, as metas financeiras precisam ser baseadas em dados reais para prevenir riscos e não perder oportunidades.

O desempenho da empresa é mostrado no plano de orçamento, assim como o seu uso de recursos, o grau de saúde financeira, ajustes necessários e mais. Ele permite que a empresa faça escolhas mais coesas e eficientes.

Saiba como montar uma planilha financeira

Como montar um plano de orçamento

Como você viu, o plano de orçamento é essencial para o planejamento anual, pois permite o controle financeiro, a melhor tomada de decisões e o alinhamento de todos. Então, se você quer gerar saúde financeira a longo prazo, confira os passos para o seu plano de orçamento:

1. Defina metas financeiras

Antes de começar, crie metas financeiras para o próximo ano. Elas devem ser SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo. Além disso, elas devem estar claras para toda a equipe, podendo incluir, por exemplo, aumento de receita, redução de despesas ou mais lucro.

2. Analise o histórico financeiro

Para criar um plano de orçamento eficiente, você precisa se basear em dados. Analise o histórico financeiro da empresa ao rever os registros, estudar resultados e balanços. Você irá encontrar tendências de receitas e despesas padrão ao longo do tempo, podendo entender como lidar com elas. 

3. Crie categorias orçamentárias

É hora de criar categorias orçamentárias, que representam as diferentes áreas de despesas e receitas da sua empresa. Organize as despesas operacionais, com marketing, atendimento, produção, recursos humanos, vendas e mais, delimitando bem as categorias para entender os gastos. 

4. Estabeleça projeções de receitas

Com base na análise feita, já é possível projetar as receitas esperadas. Você precisa considerar os diversos fatores encontrados, como tendências de vendas, clientes, preços, despesas, mercado e mais. Seja realista nas projeções, contando com incertezas.

5. Projeções de despesas

Projete as despesas esperadas, sejam fixas, como aluguel, ou variáveis, como custos de marketing. Revise com cuidado o seu histórico de despesas passadas para entender os fatores externos que podem afetar os custos antes de fazer a projeção.

6. Alocação de recursos

Finalmente, com as projeções em mãos, é possível organizar como alocar os recursos financeiros de forma estratégica. Considere as prioridades da empresa, as metas estabelecidas e as necessidades encontradas.

[Bônus] Mapeamento de ajustes anuais de licença de softwares 

Mapear os ajustes anuais das licenças de softwares é essencial para um planejamento anual eficiente. Afinal, as licenças de software são parte do funcionamento de várias áreas do negócio, representam gastos e devem ser contabilizadas.

Ao mapear esses ajustes, você terá uma visão melhor sobre o que está em uso, o que vai expirar e quais os custos. Com esses dados, é possível planejar e alocar os recursos para a renovação ou atualização das licenças.

As licenças fazem parte de uma previsão precisa dos custos, pois o conhecimento antecipado dessas vai te ajudar a ajustar orçamentos sem prejudicar a produtividade ou ter prejuízos. Isso evita até mesmo o retrabalho, atrasos ou problemas de compatibilidade por causa de licenças inadequadas.

Se você não quer ter que lidar com tanta dor de cabeça, o Zoho Workplace é a plataforma certa. A suíte de produtividade reúne 8 aplicativos para suprir as necessidades da sua empresa sem precisar lidar com diversas licenças diferentes e inúmeros fornecedores.

Você terá intranet corporativa, e-mail, plataforma para gerir documentos, slides e planilhas, chat e plataforma para videoconferências/webinars. Tudo em absoluta segurança, com criptografia de ponta a ponta e autenticação de dois fatores.

O Zoho Workplace é pago com base no uso (de forma mensal ou anual), sem contratos de longo prazo. Você pode optar por fazer upgrade, downgrade ou cancelar a sua conta a qualquer momento, basta escolher essa opção no gerenciamento da sua assinatura. 

Não se preocupe, não há dores de cabeça, burocracias de inscrição, contratos com tempo mínimo, multas de saída ou outros problemas. E, se quiser fazer um teste, não precisa incluir o número do cartão de crédito. Você terá uma equipe de suporte atenciosa e humanizada para te ajudar.

Gostou das dicas para fazer um planejamento anual completo?

Confira mais sobre os planos!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas