Confira 7 motivos para não usar WhatsApp na comunicação interna da empresa

O WhatsApp é uma ferramenta que apenas cresce globalmente, cada vez mais usada no dia a dia das pessoas e das empresas. Por causa de sua grande adesão mundial, é normal que o canal ocupe um grande espaço como meio de comunicação para negócios.

‍Apesar do WhatsApp agilizar fluxos e otimizar o atendimento prestado aos consumidores, ele não é a melhor opção para manter como canal oficial da comunicação interna das suas equipes. Entenda os motivos e evite prejuízos!

Qual a importância de uma comunicação interna eficiente

A comunicação interna é essencial para o funcionamento das empresas. Ela ajuda a garantir um bom relacionamento entre colaboradores, troca eficiente de informações, alinhamento entre equipes, integração, produtividade e bons resultados. 

Ela engloba trocas de ideias e conhecimentos entre gestores, líderes e demais profissionais, o que ajuda na inovação. Por isso, investir na comunicação interna eficiente acaba gerando maior transparência, confiança e engajamento, com colaboradores tendo acesso aos dados necessários para trabalhar.

Além disso, uma comunicação clara promove os objetivos individuais e coletivos, ajuda a minimizar falhas, ruídos e mal-entendidos, reduzindo retrabalhos. Dessa forma, ajuda no cumprimento de prazos e na adaptação a estratégias e diretrizes.

Problemas do WhatsApp como ferramenta de comunicação interna empresarial

A comunicação interna é parte essencial do ganho de eficiência nas empresas, na melhoria da performance e dos resultados. Então, se você quer evitar dores de cabeça, reduzir custos e alcançar melhores resultados, precisa investir em recursos que melhorem essa comunicação. Entenda os motivos para não usar o WhatsApp na comunicação interna da sua empresa:

Falta de recursos específicos para o ambiente empresarial

O WhatsApp é projetado principalmente para comunicação pessoal, portanto, não consegue atender às necessidades de uma empresa da forma mais eficiente. Ele não oferece recursos avançados, como gestão de tarefas e integração com outras ferramentas para troca de dados.

Limitações de escalabilidade no WhatsApp

O WhatsApp pode ter dificuldades em lidar com grandes grupos, o que seria o caso de empresas com muitos funcionários. Por isso, à medida que a empresa cresce, o WhatsApp pode não ser capaz de atender às demandas internas.

Privacidade e segurança dos dados

Por ser uma plataforma projetada para uso pessoal, o WhatsApp não pensa em todas as variáveis compostas no cenário de uma empresa, e pode não oferecer o nível de segurança necessário para essa comunicação. Há riscos, inclusive, de vazamento de dados, o que pode prejudicar a reputação da empresa de forma permanente.

Falta de controle e auditoria no WhatsApp

A ferramenta Whatsapp não fornece um controle adequado sobre as conversas e arquivos compartilhados, dificultando a auditoria para garantir a conformidade com as regulamentações da empresa.

Mistura entre a vida pessoal e profissional

Quando o colaborador usa o WhatsApp para comunicação pessoal e comunicação empresarial, pode misturar essas duas partes de sua vida, interrompendo o trabalho com aspectos pessoais e trabalhando fora do horário. Isso dificulta a separação saudável desses dois âmbitos.

Dependência de dispositivos móveis

O WhatsApp é mais usado em dispositivos móveis, o que pode criar uma dependência desses dispositivos para a comunicação empresarial eficaz, impactando a produtividade.

Falta de integração com outras ferramentas empresariais

O WhatsApp pode não se integrar facilmente a outras ferramentas usadas pela sua empresa para gerenciar projetos, colaborar e acompanhar os clientes. Isso dificulta a centralização das informações e o trabalho eficiente entre equipes, podendo gerar erros.

Melhores alternativas ao WhatsApp para comunicação interna na sua empresa

De acordo com pesquisa da Forbes, apenas 11% dos trabalhadores relataram que a comunicação ineficaz não prejudica. Para o restante dos entrevistados, a má comunicação afeta muitas áreas do trabalho, impactando a produtividade de 49%. 

Além disso, quase 50% dos entrevistados relataram que a comunicação ineficaz impactou a satisfação no trabalho, enquanto 42% dos profissionais foram afetados por estresse com essa ineficiência.

Os dados anteriores mostram como é urgente investir em ferramentas de comunicação mais completas para a comunicação, resultando em eficiência e melhor colaboração. Ferramentas feitas especificamente para empresas oferecem recursos adicionais e integrados, reduzindo dependências. 

O gerenciamento de projetos é facilitado, assim como o acompanhamento do progresso das tarefas, a atribuição de responsabilidades e o cumprimento de prazos. Mais do que isso: você pode e deve investir no que entrega segurança para a sua empresa.

O Zoho Workplace pode te oferecer tudo isso e muito mais! Com a suíte de produtividade, você economiza, ganha flexibilidade, escalabilidade e mais, tudo com criptografia de ponta a ponta. Conheça algumas das soluções que vão ajudar na comunicação interna da sua empresa:

Zoho Cliq

O Zoho Cliq é uma plataforma que faz parte do Zoho Workplace e oferece recursos avançados para o sucesso da comunicação interna da sua empresa. Aproveite o bate-papo em grupo, compartilhamento de arquivos, chamadas de áudio e vídeo, integração com outras ferramentas, recursos de automação, personalização e mais.

Zoho Meeting

O Zoho Meeting é uma plataforma de videoconferência para colaboração completa que faz parte do Zoho Workplace. A ferramenta oferece opções avançadas para permitir reuniões virtuais, webinars e colaboração eficiente em equipe. Tenha acesso móvel, integração com outras ferramentas, segurança robusta, geração de relatórios e suporte.

Zoho Connect

O Zoho Connect irá te ajudar a alinhar equipes! É a intranet para colaboração empresarial que também faz parte da suíte do Zoho Workplace. 

Crie uma cultura próspera no local de trabalho com os seus recursos robustos: a ferramenta combina mensagens, compartilhamento de arquivos, formação de grupos de discussão, calendários, monitoramento de tarefas e integrações. 

Você terá opções diversas e avançadas para conectar a equipe e manter a comunicação, como canais temáticos, chamadas em grupo, fóruns e colaboração em documentos.

Você não precisa prejudicar os seus resultados usando o WhatsApp como comunicação interna! Conte com os recursos completos, avançados e eficientes do Zoho Workplace.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas