Produtividade no home office: Aprenda a organizar sua rotina

Trabalhar em casa pode ser uma ótima ideia no começo. Mas com o tempo, a produtividade no home office pode se tornar um grande desafio por vários motivos. Pensando nisso, criamos este conteúdo com dicas de como aumentar a produtividade da sua casa e dobrar sua produção.

Os escritórios domésticos foram adicionados devido à necessidade. No entanto, a tendência é que continue nos próximos anos devido à sua utilidade. Alguns profissionais adoram e é fácil de adaptar. Ainda assim, também há quem prefira um ambiente corporativo, com contato direto com colegas e gestores.

Isso se deve ao aumento da demanda por atenção no home office. Especialmente em um ambiente confortável, os profissionais passam a enfrentar mais desafios do que em um ambiente corporativo.

Nesse sentido, separamos 7 dicas para te ajudar a acabar com a procrastinação e aumentar a produtividade no home office. Confira abaixo.

Formas de aumentar a produtividade no home office

As sugestões a seguir foram elaboradas para que você possa desempenhar melhor suas tarefas, seja para uma organização eficiente das rotinas produtivas, ou apenas internamente para que você não perca o foco nas atividades do dia a dia. Saiba como trabalhar em casa pode melhorar sua produtividade no home office:

1. Organizar reuniões regularmente

A conferência remota e por vídeo é fundamental para aumentar a produtividade doméstica para quem trabalha remotamente. Especialmente para toda a indústria que precisa ajustar estratégias, monitorar resultados e fornecer feedback.

Portanto, mantenha contato com os colegas e não desista das reuniões. Por meio deles, é possível restaurar o ritmo e a harmonia corporativa em todas as etapas do trabalho.

Por outro lado, a falta de reuniões e conexões entre gerentes e funcionários apenas exacerba sentimentos de isolamento e perda de controle sobre o trabalho diário.

2. Crie sua rotina

Gerentes e funcionários devem saber exatamente como são seus trabalhos diários para serem produtivos no home office.

Caso não saibam, cabe ao gestor fazer um planejamento diário ou semanal para que todos sigam suas respectivas atividades e responsabilidades, não importa onde trabalhem.

Então, basta copiar este cronograma para o seu local de trabalho atual. Pode ser na sua casa, no seu quarto de hotel, ou até na casa dos amigos que você passa. A localização não importa se você tem cronograma, prazos e ferramentas para desenvolver seu serviço.

3. Crie um cronograma de trabalho

Algumas pessoas sentem falta dos trabalhos do dia, dos colegas, dos intervalos para almoço e café, e até mesmo da pressão exercida pelos gerentes regionais para se deslocarem pelo departamento. Em um home office, tudo depende do profissional.

Para ser mais produtivo em casa, tente trabalhar no horário que for melhor para você. Ao ficar em casa, você tem a opção de adiantar o trabalho do dia seguinte à noite, assim você pode sempre manter seu home office organizado e produtivo ao mesmo tempo para um melhor desempenho.

Basta alinhar-se aos prazos internos da empresa e prometer entregar no prazo. A diferença é que você as executa quando sabe que está mais dedicado e focado no trabalho.

4. Faça pausas de vez em quando

A produtividade no home office é construída por você. O mesmo se aplica ao descanso. Portanto, evite a sobrecarga fazendo pausas regulares.

Eles podem ser feitos de hora em hora com um intervalo de cinco minutos ou no seu próprio ritmo. Aproveite esta oportunidade para se levantar da cadeira, esticar as pernas e tirar alguns minutos do seu trabalho.

Em seguida, volte para o seu local de trabalho e volte ao seu ritmo, já sabendo o horário da sua próxima parada para descanso. Isso ajuda a manter o foco no seu trabalho quando você precisar.

5. Evite interrupções

Trabalhar em casa é novidade para muitas pessoas. Por isso, em casa, é comum que parentes ou amigos que moram com você queiram conversar, se divertir ou até mesmo algum tempo de lazer.

Se você está tendo um momento produtivo, estabeleça limites. Mostre às pessoas quando é a melhor hora para conversar, brincar, etc. Assim sua produtividade no home office não será comprometida.

É tentador resistir, mas um esforço deve ser feito para manter todos informados: estar em casa não significa estar 100% disponível para qualquer outra coisa que não seja o trabalho – enquanto você está no trabalho, é claro.

6. Prepare-se para um ambiente de produtividade de trabalho em casa

Você gosta do seu lugarzinho na empresa? Talvez uma cadeira em que você esteja acostumado a sentar, uma mesa que se ajuste à sua altura e distância confortáveis, acessórios que evitem lesões ao digitar no computador por longos períodos de tempo... acaba sendo importante quando se trabalha em casa.

7. Use ferramentas que ajudam a melhorar a concentração e a produtividade

Se você ainda acha difícil lidar com a produtividade em casa, existem algumas maneiras muito eficazes de ajudá-lo a treinar sua mente para se concentrar no que realmente importa no momento. Confira-os abaixo:

● Jornada Intensiva: Uma forma de se organizar para um trabalho ininterrupto, até um máximo de 7 horas. A ideia é levar você à produção o mais cedo possível;

● Método (ou  workstation popcorn): É recomendável que você divida as tarefas do seu dia em três e as realize em diferentes partes da sua casa para que sua mente não fique confinada em um só lugar;

● A Técnica Pomodoro: Inclua 25 minutos regulares de trabalho ininterrupto. Ao final do ciclo, você terá uma pausa de 5 minutos (você pode modificar o ciclo conforme necessário);

● Timebox: Um sistema organizacional no qual você define as tarefas do dia e o horário aproximado em que elas serão executadas. Se o tempo acabar, você abandonará a tarefa e passará para a próxima. Algumas coisas básicas para entender melhor seu trabalho diário, produtividade e horário de trabalho.

E aí? Você concorda com todas as dicas mencionadas acima para produtividade no home office? Já testou alguma? E uma ferramenta de controle, você utiliza? O Zoho Workplace é ideal para quem trabalha remotamente. Controle seu horário e tenha todas as suas tarefas centralizadas em um único lugar. 

Clique aqui para acessar nosso material com 5 passos para o home office da sua empresa

Acesse e confira nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas