Modelo de trabalho híbrido: o que é e como estruturá-lo no seu time

Após a pandemia do Coronavírus, o home office se tornou ainda mais popular e, junto a ele, uma alternativa para as equipes que mantêm a produtividade se encontrando no formato presencial: o modelo de trabalho híbrido.

Afinal, é preciso assegurar a qualidade do resultado mesmo que a equipe não esteja 100% presencial. Dessa forma, o trabalho híbrido é, mais do que nunca, um modelo eficiente e um diferencial competitivo.

Para aproveitar esses benefícios, saiba mais sobre o formato, como implementá-lo, os cuidados necessários e mais. Boa leitura!

O que é o modelo de trabalho híbrido e como funciona

Algumas empresas não contam com um espaço físico, de forma que os colaboradores trabalham de qualquer lugar do mundo com acesso à internet: o famoso anywhere office

Mas, para alguns modelos de negócio e algumas equipes, isso não funciona. A falta de estrutura domiciliar pode dificultar o trabalho, além da ausência de contato com outros membros da equipe.

Por isso, o modelo de trabalho híbrido é a solução necessária: uma mistura flexível entre o formato presencial e o formato remoto. Algumas empresas escalam dias e horários para quem irá atuar em casa ou no escritório, o que beneficia tanto a corporação quanto os colaboradores.

O que os profissionais preferem hoje: home office, presencial ou híbrido? 

A preferência entre home office, trabalho presencial ou modelo de trabalho híbrido pode variar entre as políticas das empresas e as preferências pessoais dos colaboradores, claro. 

Por combinar elementos presenciais e de home office, o modelo híbrido permite maior flexibilidade e equilíbrio do que qualquer outro, o que é atraente para muitos profissionais que gostam de trabalhar remotamente em alguns dias e desfrutar do escritório em outros.

Por isso, de acordo com a 24ª edição do "Índice de Confiança Robert Half" (ICRH) divulgada em junho de 2023, do lado dos profissionais, a preferência pela modalidade híbrida é ainda maior: 76% dos envolvidos consideram esse o modelo ideal de trabalho.

Enquanto isso, 18% indicam o home office integral como favorito e somente 6% preferem o modelo presencial full time.

Quais são as vantagens do modelo de trabalho híbrido  

Você já conhece alguns dos principais benefícios do modelo de trabalho híbrido, mas há muito mais. É importante lembrar que esse modelo pode proporcionar custos reduzidos: com menos colaboradores indo à empresa, os gastos com contas de água, energia, vale-transporte e outros são diminuídos.

Ao fazer os ajustes apropriados para permitir que o colaborador trabalhe onde quiser por alguns dias, a empresa melhora não apenas o bem-estar de seus funcionários, mas também a motivação da equipe e os resultados produzidos.

As vantagens advém dos efeitos positivos de dar aos funcionários a escolha de onde, quando e como trabalhar, o que resulta em menor rotatividade - maior retenção de talentos.

Quando os profissionais não têm a obrigação de ir à empresa presencialmente todos os dias, eles se sentem mais valorizados e passam a ter uma melhor percepção sobre a própria função e a empresa na qual trabalham.

É uma estrutura bastante cômoda, mas que também permite que a equipe possa ir até a empresa usar equipamentos específicos, ter reuniões presenciais, e interagir socialmente para aproximar colaboradores.

Ninguém precisa perder horas no trânsito todos os dias. Pelo contrário, é possível gerenciar melhor o gasto do tempo, melhorar a qualidade de vida e trazer benefícios para a saúde, por exemplo. O profissional também pode aproveitar os momentos livres com familiares e amigos.

Confira mais 5 benefícios de um local de trabalho híbrido!

Como estruturar o trabalho híbrido?

É normal enfrentar dificuldades para implementar o trabalho híbrido, pois todas as mudanças requerem esforços. Por isso, é indispensável que haja um bom planejamento antes de qualquer ação.

Você deve estudar quais tecnologias são essenciais para otimizar o trabalho diário. Utilize ferramentas digitais para simplificar a troca de informações, controlar as tarefas, o cronograma e o progresso dos projetos.

Utilize boas ferramentas para integrar o time, atribuir tarefas, sempre evitando que um profissional trabalhe em home office por muitos dias seguidos. É comum que colaboradores necessitem da colaboração e convivência em equipe.

Conte com um serviço de armazenamento em nuvem com alta proteção de dados para que nada seja perdido e a empresa não sofra prejuízos. 

1. Procure mostrar o valor do modelo de trabalho híbrido

É importante que a própria liderança transmita a importância do modelo de trabalho híbrido como algo que pode aumentar a produtividade, facilitar a conectividade da equipe e permitir que eles tenham flexibilidade.

Todos precisam estar motivados com esse modelo dentro e fora da empresa, inclusive devem ser treinados e incentivados nas ferramentas online, de forma que não encontrem dificuldades no uso constante dos canais.

2. Forneça flexibilidade

Fornecer flexibilidade é o sobrenome do modelo de trabalho híbrido! De fato, é uma das suas maiores vantagens, então é essencial que você consiga aproveitá-la completamente. 

Mantenha a flexibilidade na sua estratégia, permitindo, talvez, que as próprias equipes decidam quando estarão no escritório, promovendo uma cultura de autonomia e confiança, dentro das necessidades dos colaboradores e da empresa.

3. Valorize a boa comunicação

O formato de trabalho e as políticas empresariais devem estar claras para todos. Garanta que a sua equipe tenha fácil acesso aos dados que precisam, como metas, indicadores de desempenho, tarefas, e o que mais for preciso para que todos entendam o que se espera deles.

A liderança precisa se certificar de manter as pessoas informadas, usando um sistema de escritório integrado que passe todas as informações necessárias. 

Saiba os passos para construir uma comunicação eficaz no trabalho!

4. Torne os dias de escritório mais valiosos

Planeje o que será feito nos dias de escritório com antecedência, para que tudo o que é necessário seja de fato feito presencialmente, em dias de reuniões de equipe.

Da mesma forma, visualize o que será mais produtivo à distância, e planeje as tarefas para os dias de trabalho remoto. 

5. Avalie regularmente o desempenho da equipe

É importante monitorar a equipe e os processos para entender o que está funcionando e o que não está. Deixe que o feedback seja uma cultura livre e constante na empresa, tanto para críticas construtivas quanto para elogios. Utilize ferramentas para que o monitoramento seja feito de forma justa e realista.

 Tire todas as suas dúvidas sobre a implementação desse modelo no nosso material sobre como criar uma cultura de feedbacks!

6. Reconheça os ganhos do trabalho remoto 

O trabalho remoto também é útil, e não reconhecer os seus benefícios pode limitar a produtividade do trabalho híbrido. Você pode fazer a alocação de funcionários de forma a aproveitar o melhor do seu potencial. 

Incentive uma cultura que vê o trabalho remoto como uma boa alternativa para aumentar a eficiência diária enquanto aumenta também a qualidade de vida. Recompense a todos por cada ganho.

7. Invista nas melhores ferramentas digitais

Invista nas ferramentas digitais necessárias para que o trabalho ocorra diariamente com eficiência, seja no presencial, no remoto ou no híbrido. As ferramentas certas serão úteis e essenciais em qualquer modelo!

Você poderá trabalhar colaborativamente, gerenciar o desempenho, atribuir e monitorar tarefas, otimizar a comunicação, manter o olho nos dados necessários para que a tomada de decisão seja coesa e muito mais.

Confira 5 ferramentas essenciais para ajudar a sua equipe a se comunicar com eficiência!

Cuidados com trabalho híbrido

Ao optar pelo modelo de trabalho híbrido, você estará pensando proativamente na saúde mental dos seus colaboradores. Os funcionários irão aproveitar da interação humana no trabalho e do bem que faz à qualidade de vida reduzir deslocamentos e gastos de tempo em um trabalho completamente presencial.

Entretanto, na gestão das pessoas, é preciso ter cuidado redobrado para motivar a equipe dentro e fora da empresa de forma harmônica, usando os meios digitais para uma boa comunicação diária e para que as informações sejam acessíveis e centralizadas.

Zoho Workplace: plataforma que atende a todos os modelos de trabalho 

O Zoho Workplace é o escritório digital que tem tudo que a sua empresa precisa - no modelo de trabalho que preferir. 

O serviço de armazenamento em nuvem do Zoho Workplace é acessível e completo, facilitando que o trabalho ocorra harmoniosamente entre todos em qualquer lugar, a qualquer momento, de forma colaborativa.

Os aplicativos do pacote simplificam e automatizam os fluxos de atividades, aumentando a colaboração e produtividade de toda a equipe. Você seguirá criando, monitorando, gerenciando e atribuindo tarefas. 

Você terá um dashboard unificado, com colaboração facilitada em tempo real, em um pacote de escritório para criar apresentações, documentos, fazer reuniões de vídeo, áudio, chat, intranet centralizada, e-maiol corporativo e muito mais.

Tudo isso com total segurança: criptografia, controle de acesso, autenticação de dois fatores, proteção contra ameaças e mais. Conheça o Zoho Workplace

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas