Anywhere office: vale a pena para a sua empresa?

O modelo de anywhere office está cada vez mais presente e, no mercado pós-pandemia, a cultura da equipe “que trabalha de qualquer lugar” veio para ficar.

As empresas precisam se adaptar a essa modalidade para manter a força competitiva e aproveitar seus vários benefícios.

Então, entenda a seguir o que anywhere office significa, como funciona e quais vantagens serão úteis para a sua empresa!

O que é anywhere office?

Segundo estudo feito pela Sodexo e a Harris Interactive, 92% dos brasileiros entrevistados preferem continuar no modelo home office, índice maior do que a média do restante do globo.

Mas afinal, o que é anywhere office, por quais motivos ele é tão requisitado e como ele se encaixa no mercado atual?

Ao traduzir para o português, o anywhere office significa um escritório em qualquer lugar. Portanto, este é um modelo de trabalho que se baseia na execução de tarefas em qualquer tipo de lugar, seja em casa, viajando, em um café, um coworking e mais.

A ideia do anywhere office é ampliar um modelo muito conhecido no mundo inteiro: o home office.

Por isso, ele consolida a ideia do trabalho remoto e de como essa alternativa é mais vantajosa para a empresa e para os colaboradores.

Na prática, como revelam os dados do The IWG Global Annual Workspace Survey 2020, metade da população ativa do ponto de vista econômico desempenha as suas tarefas fora de um local físico da empresa mais de 2x por semana. Ou seja, o anywhere office já é uma realidade!

Como funciona na prática?

O anywhere office funciona através de uma simples conexão à internet, a fim de que o colaborador exerça suas funções de maneira remota. Normalmente, também é necessário que a empresa forneça um software que permita que a equipe colabore.

Através do sistema da empresa e/ou de programas usados para a comunicação, o time irá cumprir as demandas - da mesma forma que faria presencialmente. 

Portanto, não importa o local em que as pessoas estão. O espaço físico é uma questão secundária, e o time pode atuar em qualquer lugar de sua preferência, desde que seja um espaço confortável e com todos os recursos necessários.

Este modelo de trabalho, que é uma tendência, remonta a ideia de que a profissão e execução de tarefas não se trata de um local, e sim de uma atividade. Portanto, não há necessidade de se manter em um local físico.

No geral, as principais características deste modelo são a liberdade e autonomia dos colaboradores. Além disso, a adoção do anywhere office permite que a sua empresa contrate profissionais do mundo inteiro.

Qual é a diferença entre anywhere office e home office?

No geral, as pessoas costumam confundir o anywhere office e o home office, pois esses conceitos são muito próximos e parecem definir modelos parecidos. 

Mas, como este segundo modelo já explica em seu nome, ele geralmente é executado em casa. Então, o objetivo é transformar um cômodo da sua casa em um espaço de trabalho, local em que serão executadas todas as tarefas profissionais.

Já no anywhere office, não há um espaço fixo de trabalho, pois a equipe pode trabalhar no local que preferir - e até de qualquer lugar do mundo. 

Principais vantagens do anywhere office

O anywhere office reúne diversos pontos positivos para alavancar os resultados da sua empresa e criar um ambiente melhor para os colaboradores. Conheça os benefícios a seguir.

Redução de custos

Manter escritórios pode ser extremamente caro. Existem custos com aluguéis, água, luz, internet, compra e manutenção de equipamentos, impostos e muito mais - tudo multiplicado de acordo com o tamanho do espaço.

Porém, quando uma empresa opta por modelos diferentes como o anywhere office, os gastos diminuem consideravelmente. 

Talentos do mundo inteiro

Já que todo o trabalho funciona perfeitamente à distância, há a possibilidade de contratação de talentos no mundo inteiro, e não apenas na sua localidade. 

No geral, muitas empresas acabam perdendo profissionais de qualidade por exigirem presencialidade. Então, com o anywhere office, você aumenta as possibilidades de encontrar ótimos candidatos.

Liberdade e flexibilidade

Outro benefício é a liberdade e flexibilidade da rotina de trabalho no dia a dia. Com horários flexíveis, os gestores e colaboradores podem cumprir com tranquilidade as suas tarefas diárias. 

Lembre-se somente de sempre combinar com todos os envolvidos o regime: quais horários estarão disponíveis, se apenas terão que cumprir uma demanda independente do tempo ou se terão períodos de trabalho específicos.

Maior produtividade e qualidade de vida

Já que não existe a necessidade de perder tempo com a locomoção até o trabalho e é possível trabalhar em qualquer lugar, os colaboradores são mais felizes e produtivos.

Isso ainda inclui uma outra vantagem: menor rotatividade de funcionários. Ou seja, você não precisa gastar capital e recursos realizando processos seletivos com frequência.

Como implementar o anywhere office na sua empresa?

Para adotar o anywhere office na sua empresa, é preciso começar as mudanças desde a mentalidade dos funcionários até a cultura organizacional. Todos os integrantes da sua equipe devem ter em mente que a sua presença não interfere em nada na execução de tarefas.

Essa mudança de mentalidade não é simples, mas é efetiva. Além disso, é preciso investir na descentralização da gestão de pessoas, na utilização de plataformas digitais para a organização do trabalho e na definição de horários.

O investimento nos recursos corretos também conta. Pois, sabe-se que a internet é o foco desse modelo, mas essa não é a única etapa. Você também deve oferecer ao colaborador um “local” agradável para trabalhar.

Isto é, uma plataforma online simples de usar, intuitiva e completa. O sistema também deve fornecer toda a segurança para que não ocorra vazamento de dados, possibilitando o trabalho da equipe em tempo real, de forma integrada.

Se ainda não conhece um sistema assim, o Zoho Workplace é a solução dos seus problemas! 

De que forma o Zoho Workplace promove o anywhere office?

O Zoho Workplace é um pacote de aplicativos que reúne todos os recursos que a sua empresa precisa para adotar o anywhere office. Nele, você encontra as ferramentas que tornam o trabalho diário possível, eficiente, integrado e simplificado.

O uso dessa plataforma é fundamental para os gestores que querem mudar a sua cultura organizacional e implementar o anywhere office, um modelo inovador e moderno. Com ela, de onde quer que você e a sua equipe estejam, é possível trabalhar à distância, não se limitando às barreiras geográficas.

O Zoho Workplace possui diversos apps em seu sistema, e isso é suficiente para fazer com que a sua equipe trabalhe de modo colaborativo no anywhere office. Assim, os seus recursos são:

Zoho Mail: e-mail corporativo seguro para a sua organização, oferecendo hospedagem e serviço criptografado, com privacidade e sem anúncios.

Zoho WorkDrive: ferramenta de colaboração para o armazenamento, compartilhamento e gerenciamento de arquivos.

Zoho Connect: software de intranet moderno para promover uma melhor comunicação interna e envolvimento da equipe.

Zoho Cliq: promove a troca de mensagens instantâneas por meio do chat.

Zoho Writer: um processador de texto on-line que permite criar e compartilhar documentos on-line.

Zoho Show: software colaborativo de apresentação de slides para equipes.

Zoho Sheet: permite que você colete, organize, compartilhe e analise dados de maneira aprofundada com sua equipe por meio de planilhas modernas.

Zoho Meeting: com o objetivo de realizar reuniões e apresentações online – impulsionando o trabalho remoto.

Tudo isso ocorre de forma integrada e colaborativa com a sua equipe. O Zoho Workplace é a plataforma de anywhere office que você precisa, com ferramentas completas para o dia a dia da sua empresa!

Acesse as nossas soluções!

Se ainda tem dúvidas de como implementar uma cultura 100% home office na sua empresa, confira o checklist que preparamos com 5 passos essenciais.

Clique aqui e saiba mais.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas