Como montar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) para seu time

Você sabe como montar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) para o seu time?

Como o próprio nome indica, trata-se de um plano estruturado para o desenvolvimento - que pode ser profissional ou pessoal. Assim, é possível ajudar o indivíduo a alcançar os seus objetivos de carreira.

No caso do PDI aplicado em empresas, a função é a de um verdadeiro mapa que guia cada profissional a otimizar competências e desenvolver habilidades.

Afinal, é essencial que os colaboradores saibam que podem crescer na empresa para que permaneçam motivados e engajados em alcançar os melhores resultados. Com essa perspectiva, podem se desenvolver profissionalmente enquanto a empresa também cresce.

Todo mundo ganha, certo?  As empresas colhem muitos frutos por ajudar os colaboradores no alcance das suas metas.

Para te ajudar nessa jornada, vamos te apresentar mais sobre PDI neste post. Entenda o que é o Plano de Desenvolvimento Individual, benefícios, o passo a passo para montar o seu e exemplos. Vamos lá?

O que é PDI?  

O Plano de Desenvolvimento Individual, comumente conhecido como PDI, é uma ferramenta com papel fundamental para a gestão de pessoas e o desenvolvimento de carreiras em empresas.

Quando feito com eficiência, o PDI consegue ser estratégico e personalizado, planejado especialmente para melhorar as habilidades do seu time. Por isso, se torna um dos principais instrumentos para motivar e qualificar colaboradores.

A partir do PDI, é possível sistematizar a jornada na qual o profissional pode adquirir novos conhecimentos e alcançar metas e objetivos. Assim, equipe, RH e liderança caminham com mais estratégia e melhores resultados.

O processo começa com a autoavaliação: habilidades, pontos fortes, áreas de melhoria e aspirações, entendendo quais são as competências técnicas e comportamentais que devem ser desenvolvidas.

Depois, o profissional deve definir metas claras e objetivos alinhados com as aspirações de carreira, criando ações para alcançá-los, como treinamentos e mentorias.

O Plano de Desenvolvimento Individual deve ser atualizado com certa regularidade. O progresso em relação aos objetivos deve ser monitorado, com trocas de feedbacks com a liderança para que o colaborador tenha um propósito.

É como um roteiro claro para chegar aos objetivos. Dessa forma, também beneficia as organizações, contribuindo para o sucesso da empresa.

Agora que você já sabe o que é PDI, entenda mais sobre o quão benéfica a ferramenta é para as empresas!

Benefícios do Plano de Desenvolvimento Individual  

O Plano de Desenvolvimento Individual é como um verdadeiro cronograma que organiza metas, listando ações para o alcance delas, o prazo e os recursos. O PDI é usado a longo prazo e pode gerar ótimos resultados.

A ferramenta estratégica se baseia na identificação das necessidades e lacunas de desenvolvimento, estabelecendo ações e etapas para melhorias.

1. Para colaboradores  

Para os colaboradores, o PDI é uma oportunidade de crescimento e evolução profissional. O plano permite o autoconhecimento, o planejamento, a identificação das competências que devem ser aperfeiçoadas para alcançar as metas sonhadas pelos profissionais.

Além disso, o PDI auxilia na motivação e no engajamento do colaborador, pois ele passa a ter uma visão clara dos passos que deve seguir para alcançar os objetivos dentro da empresa.

Assim, o PDI pode ajudá-lo a crescer profissionalmente, gerando uma verdadeira realização a longo prazo.

2. Para empresas  

Para as empresas, o Plano de Desenvolvimento Individual contribui para a gestão de pessoas e o desenvolvimento do time. Afinal, o sucesso da empresa também depende do sucesso dos seus colaboradores. Eles produzem os resultados entregues pela corporação.

O plano alinha as competências dos colaboradores com as necessidades da organização, promovendo a melhoria contínua. Além disso, ele ajuda na retenção de talentos: colaboradores que enxergam crescimento na empresa tendem a permanecer nela por mais tempo.

Trata-se se uma ferramenta fundamental para a evolução de habilidades e competências, tanto para colaboradores quanto para empresas. É como um caminho claro para o desenvolvimento do indivíduo e da organização.

Como fazer um PDI com seus colaboradores   

Em resumo, o Plano de Desenvolvimento Individual é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ele ajuda os indivíduos a mapear um caminho para o sucesso, enquanto beneficia as organizações ao promover o desenvolvimento contínuo.

A criação de um PDI exige certo tempo e alguns passos, sobre os quais vamos falar agora.

 1. Defina objetivos   

Um Plano de Desenvolvimento Individual deve ser criado com objetivos claros. Então, o primeiro passo é entender quais são esses objetivos, normalmente correspondentes ao que o colaborador deseja alcançar e o que a empresa fornece.

O PDI pode definir objetivos relacionados a habilidades técnicas, competências comportamentais e metas de carreira, por exemplo.

 2. Estabeleça planos e metas   

Defina metas a curto, médio e longo prazo. Elas devem ser SMART: S (específicas), M (mensuráveis), A (atingíveis), R (relevantes) e T (com prazo).

Enumere os desafios que possam vir nesses períodos futuros, os anseios e conflitos. Defina planos que consigam fazer o alinhamento entre expectativas e obstáculos, alcançando os objetivos.

 3. Avalie vulnerabilidades   

A base para um PDI eficiente é o mapeamento de competências, assim como a própria análise situacional do tópico anterior pode fornecer subsídios. Assim, busque identificar as competências necessárias para atingir os objetivos.

Essa etapa também é ideal para realizar o mapeamento de perfil comportamental, que ajudará a aprimorar os pontos fortes e corrigir eventuais vulnerabilidades. É um passo essencial para entender o que deverá ser executado a fim de alcançar tudo que se aspira.

 4. Compreenda as competências necessárias   

Dentro do plano de ação feito, identifique quais competências o colaborador precisa desenvolver ou otimizar para alcançar os objetivos definidos. Essas competências podem estar relacionadas a conhecimentos, habilidades ou formas de agir.

 5. Calcule os custos   

Para alcançar o desenvolvimento profissional, é preciso contabilizar bem os custos necessários. Despesas com treinamentos, capacitações, seminários, compra de livros, equipamentos e mais.

O custo de cada ação deve ser planejado para que não saia do orçamento.

 6. Crie estratégias   

Defina as estratégias e ações que ajudarão o colaborador a desenvolver as competências necessárias. Pode ser a realização de um treinamento, a participação em um projeto específico, uma leitura e mais. Crie formas estratégias de completar o que foi previsto no plano para alcançar objetivos.

 7. Defina um cronograma   

Para manter o foco, defina um cronograma de ações com prazos claros, separando tempo para que cada estratégia seja realizada no intuito de atingir as metas de curto, médio e longo prazo.

Seja realista: não estipule prazos pequenos demais ou grandes demais. O cronograma deve ter datas para o início e conclusão de cada ação. Isso dará um sentido de urgência e ajudará o colaborador a se organizar.

 8. Execute o plano   

Depois de tanta pesquisa e planejamento, é hora de colocar em prática os passos mais práticos. Se for necessário, faça adaptações durante a implementação e segundo os resultados encontrados.

Não é preciso se precipitar, pois o PDI funciona através de etapas - como você viu, são algumas fases que requerem certa produção e estratégia.

 9. Faça o monitoramento   

Por último, mas não menos importante, é fundamental fazer o acompanhamento do PDI. Estabeleça momentos para revisar o progresso das ações e fazer os ajustes necessários.

É importante ainda dar feedbacks aos colaboradores, mostrando resultados e avaliações de desempenho, reajustando estratégias para alcançar resultados.

 10. Atualize o plano   

Como você viu, o Plano de Desenvolvimento Individual é mutável. A empresa vai mudar e os colaboradores vão ter outras aspirações, o que é natural. Com o tempo, as alterações da tecnologia, dos desejos do time e até das capacidades da corporação, o PDI deve ser atualizado.

 11. Use as melhores ferramentas   

Cada etapa do seu Plano de Desenvolvimento Individual requer consultas com outros colaboradores, análise de dados e muita pesquisa. Então, você precisa contar com a tecnologia para te ajudar: o Zoho Workplace, uma plataforma de produtividade completa que reúne 8 aplicativos.

Conheça alguns deles:

● Zoho Meeting

    É uma ferramenta de reunião online que permite que você organize reuniões virtuais com a sua equipe para discutir os objetivos do PDI. Completamente segura, com criptografia de ponta a ponta e possibilidade de gravar reuniões, o Zoho Meeting é exatamente o que você precisa.

    Faça reuniões One-on-One com os seus colaboradores!

    ● Zoho Writer

      É uma ferramenta de processamento de texto online que permite que você crie, edite e compartilhe documentos, colaborando em tempo real. Você pode usar o Zoho Writer para documentar os objetivos, estratégias e ações do PDI em segurança, guardando tudo em nuvem.

      ● Zoho Connect

        É uma intranet social, ferramenta de colaboração em equipe que permite que você crie quadros de tarefas, compartilhe documentos, agende reuniões e mais. Você pode usar o Zoho Connect para organizar e visualizar os PDIs de todos os colaboradores de forma eficiente.

        Além disso, o Zoho Connect oferece a opção de criar uma base de conhecimento ou manuais, que podem incluir documentos relacionados ao plano de carreira da empresa, ajudando a orientar os colaboradores em seu desenvolvimento profissional.

        Essas femramentas e muitas outras fazem parte da plataforma de escritório digital Zoho Workplace!

        Exemplos de PDI  

        O PDI exige algumas etapas, mas os benefícios que ele oferece para os colaboradores e para as empresas são gigantes, fazendo dele um investimento valioso. É uma via de mão dupla.

        A empresa ganha, pois passa a impulsionar as competências dos profissionais que trabalham diariamente nela, para alcançar êxito nos seus próprios objetivos e estratégias diariamente.

        Os colaboradores ganham, pois podem aproveitar o desenvolvimento profissional e os seus benefícios. Eles usam a educação e treinamento oferecidos pela empresa para crescer, ganhar melhores remunerações, novas oportunidades e muito mais.

        Usar o PDI como ferramenta tem vantagens robustas. Então, vamos aos exemplos básicos.

        1.  PDI para desenvolvimento de habilidades de liderança: 

        Objetivo: Desenvolver habilidades de liderança para assumir uma posição de gestão em um ano.

        Ações necessárias:

        - Participar de treinamentos de liderança e gestão.

        - Solicitar feedbacks constantes aos superiores sobre o desenvolvimento das habilidades.

        - Buscar um mentor dentro da organização para guiar o desenvolvimento.

        Prazo: 1 ano

        2.  PDI para otimização de habilidades técnicas 

        Objetivo: Aprimorar conhecimentos técnicos em programação Python para trabalhar em projetos complexos.

        Ações:
        - Realizar cursos online de Python.

        - Praticar regularmente através de desafios de programação online.

        - Participar de grupos de estudo, debates e fóruns online para trocar conhecimentos.

        - Prazo: 10 meses

         3. PDI para desenvolvimento de habilidades de comunicação 

        Objetivo: Melhorar habilidades de comunicação para realizar apresentações claras e eficientes.

        Ações:

        - Participar de workshops e cursos de oratória.

        - Praticar a fala em público sempre que possível.

        - Solicitar feedback de colegas e superiores após apresentações.

        Prazo: 6 meses

        4.  PDI para transição de carreira 

        Objetivo: Mudar de carreira, migrando da área de vendas para a área de marketing digital.

        Ações:

        -Realizar cursos com certificação sobre marketing digital.

        -Participar de eventos e conferências da área para fazer networking.

        - Buscar oportunidades de trabalho voluntário ou estágio em marketing para ganhar experiência.

        Prazo: 2 anos

        Todos esses exemplos de PDI tem um objetivo claro, a identificação de ações específicas e um prazo. Além disso, como você sabe, é importante revisar e atualizar o PDI regularmente para garantir que ele continua relevante.

        Comments

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado.

        O código de idioma do comentário.
        Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

        Publicações relacionadas