Gerente de projetos: o que faz, competências e mais

Para construir um projeto de sucesso, você precisa de um gerente de projetos eficiente. O profissional irá conduzir cada etapa em direção aos resultados mais positivos. Essa é uma profissão essencial para garantir a produtividade da equipe nos projetos empresariais.

Então, você está com dúvidas sobre as funções do gerente de projetos? Quer entender se, afinal, deve contratar ou se tornar um? Então, continue a leitura!

Quem é o gerente de projetos?   

Como o nome indica, o gerente de projetos é um profissional que coordena a execução dos projetos.

A figura do gerente é um verdadeiro suporte para manter tudo alinhado, garantindo bons resultados mesmo nos projetos mais complexos. Os gerentes e o time devem compreender as operações da empresa e sua estrutura para ampliar a produtividade.

Você sabia que o Brasil está com alta demanda para gerentes de projetos? Segundo dados do Project Management Institute, no Brasil, haverá escassez de 1,9 milhão de gerentes até o ano de 2030.

Principalmente no mercado da transformação digital, várias empresas precisam gerenciar inúmeros projetos diariamente. A gestão de projeto, também chamada de Project Management, trata de organizar e otimizar esses projetos.

Qual é o papel de um gerente de projetos?  

O gerente de projetos desempenha um papel fundamental na condução de projetos. O profissional deve planejar, organizar e direcionar as atividades do projeto.

No início, o gerente é responsável por definir o escopo, estabelecer quais são os objetivos, quais tarefas precisam ser realizadas, quem são os participantes, quais os custos e prazos.

O gerente de projetos também cuida dos recursos do projeto, seja a contratação de pessoal, a aquisição de insumos e a alocação de orçamentos. O profissional faz a gestão de riscos e problemas, desenvolvendo estratégias para mitigação.

Também deve ser um bom comunicador, mantendo as partes interessadas informadas, resolvendo conflitos e garantindo que todos na equipe estejam alinhados com os objetivos e responsabilidades.

Como se tornar um gerente de projetos  

Tornar-se um gerente de projetos requer uma combinação de educação, experiência e habilidades.

Embora nem sempre seja necessário, algumas empresas pedem um diploma de bacharel em áreas de estudo como negócios, gestão, engenharia ou ciências da computação. Além disso, uma pós-graduação ou certificado em gestão de projetos pode ser útil.

Algumas organizações profissionais oferecem certificações em gestão de projetos. Duas das mais conhecidas são o Project Management Institute (PMI) e a PRINCE2 Foundation.

A maioria dos gerentes começa em um nível júnior ou intermediário para avançar para uma posição de gestão de projetos à medida que ganha experiência. Esses profissionais precisam ter habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas.

Gerentes de projeto devem ser organizados, capazes de gerenciar múltiplas tarefas e prazos, participar de eventos, reuniões e formar conexões.

Diferença entre gerente de projeto e gerente de produto  

Apesar de trabalharem em conjunto, gerentes de projeto e gerentes de produto são profissões diferentes. Um gerente de projetos irá planejar e executar projetos, sempre focados no escopo, cronograma e orçamento. Seu objetivo principal é garantir que o projeto seja concluído a tempo,  de acordo com as especificações definidas e a qualidade esperada.

Um gerente de produto, como o nome indica, é responsável por um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida. Ele define a visão e estratégia do produto, as necessidades, o desenvolvimento e sua trajetória no mercado.

As funções são diferentes e complementares. Os profissionais devem trabalhar em conjunto, otimizando os resultados.

Responsabilidades do gerente de projetos  

O Project Manager é indispensável em qualquer organização que lida com projetos das mais variadas naturezas. Quer entender mais sobre esse papel na prática? Continue acompanhando o post e confira as responsabilidades do profissional!

1. Definição e planejamento do projeto  

O gerente de projetos define as bases sobre as quais todo o trabalho será construído. Então, parte para o planejamento, criando um roteiro com as tarefas a serem realizadas, segundo as capacidades da equipe e possíveis problemas.

2. Gestão de recursos  

Dentro do plano que foi desenvolvido pelo gestor de projetos, é preciso incluir um cronograma, planejando como os recursos serão usados. O Project Manager também deve garantir que todos os recursos - humanos, de capital e de insumo - estejam disponíveis.

3. Coordenação da equipe de projeto  

O gerente deve liderar a equipe do projeto, garantir que todos saibam as suas atribuições e trabalhem de forma eficiente. Ele é responsável por planejar, executar e supervisionar o projeto do início ao fim.

4. Monitoramento e controle do progresso  

O monitoramento faz parte das tarefas de um gestor de projetos. Ele deve supervisionar regularmente a qualidade, o cronograma e o orçamento. Para isso, pode fazer reuniões de status regulares, gestão de mudanças, revisões, gerenciamento de riscos e relatórios.

6. Gestão de riscos e problemas  

O gerente deve identificar potenciais riscos, garantindo que o projeto seja concluído e os resultados sejam entregues. Ele deve estar atento a quaisquer problemas que possam surgir, avaliando gravidades, desenvolvendo soluções, tomando medidas corretivas e mais.

7. Comunicação  

O gerente de projetos é o ponto de contato para todas as comunicações relacionadas ao que está em andamento. Já que ele cuida de metas, prazos, riscos e outras variáveis, o gerente segue comunicando com todos os envolvidos e fazendo conexões entre os profissionais necessários.

8. Entrega do projeto  

O profissional que trabalha com gestão de projetos deve ser capaz de indicar o melhor caminho para gerar as entregas esperadas em cada etapa. Nesse sentido, o gestor de projetos precisa ter atenção aos detalhes, cuidando da qualidade, controlando e monitorando variáveis nos resultados.

Ferramentas que todo gerente de projetos deve dominar  

Um Project Manager precisa dominar diversas ferramentas para que a execução do projeto seja mais fácil e eficiente. Confira as ferramentas úteis para você:

1. Software de gerenciamento de projetos  

São ferramentas que ajudam a organizar e acompanhar tarefas, gerenciar recursos e tempo, e facilitar a colaboração da equipe.

O Zoho Projects é exatamente o que você precisa. Uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos para planejar, rastrear e colaborar.

A ferramenta oferece uma série de recursos, como:

  • Gráficos de Gantt, com ilustrações para acompanhar o cronograma do início ao fim, incluindo dependências.

  • Modelos de projetos, economizando o tempo da sua equipe no futuro.

  • Rastreamento, como Timesheets para controle de tempo, relatórios, status de tarefas, análise de produtividade e mais.

  • Document management, armazenando e compartilhando documentos para que toda a equipe acesse.

  • Fóruns de discussão e outros meios de comunicação.

E mais!

O Zoho Projects alia recursos avançados para facilitar a gestão de projetos e impulsionar resultados!

2. Ferramentas de Comunicação  

Para facilitar a comunicação eficaz com a equipe e outros stakeholders, os gerentes de projetos precisam dominar boas ferramentas, comunicando em vários canais, como o Zoho Mail (e-mail 100% seguro), Zoho Cliq (chat em tempo real) e Zoho Meeting (webinars e videoconferência).

3. Ferramentas de armazenamento e compartilhamento de documentos   

Aproveite as ferramentas de armazenamento em nuvem para que os gerentes de projetos armazenem, compartilhem e colaborem em documentos de projeto. O WorkDrive entrega tudo isso e muito mais!

4. Ferramentas de planejamento e visualização   

Ferramentas como Gantt charts e Kanban boards podem ser úteis para planejar tarefas e visualizar o progresso do seu projeto. O Zoho Projects oferece o que você precisa!

  • Gantt Charts: O Zoho Projects oferece gráficos de Gantt interativos que permitem ver o cronograma, tarefas individuais e o projeto geral.

  • Kanban Boards: Zoho Projects também oferece quadros Kanban para visualizar o fluxo de trabalho e o status das tarefas.

5. Ferramentas de gerenciamento de riscos  

Isso pode incluir software de gerenciamento de riscos, bem como técnicas de análise. O Zoho Projects facilita essa observação, pois, com os gráficos de Gantt, você pode planejar cada aspecto, inclusive descobrindo potenciais riscos.

A colaboração em tempo real, a geração de relatórios e o rastreamento de tarefas também facilitam a identificação de erros.

6. Ferramentas de controle financeiro  

Softwares para automação de questões financeiras facilitam o controle de gastos e o orçamento do projeto. O Zoho Projects permite o rastreamento do uso dos recursos!

7. Ferramentas de relatório  

Ferramentas de relatório devem ser usadas para análise e atualização. Este também é um recurso que você encontrará no Zoho Projects!

Dominar essas ferramentas pode ajudar um gerente de projetos. Ele deve trabalhar para garantir que o projeto seja concluído com sucesso, segundo padrões de qualidade, dentro do prazo e do orçamento - antecipando possíveis riscos e vulnerabilidades.

Com a ajuda de um gerente de projetos e da plataforma certa, você evita prejuízos e impulsiona resultados!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas