Equipe multidisciplinar: saiba como gerenciá-la com o Zoho Projects

Ter uma equipe multidisciplinar pode trazer inúmeras vantagens para as empresas, já que a diversidade de profissionais é estratégica no mercado, gera impactos positivos nos resultados e é uma grande vantagem competitiva.

Para entender como montar equipes multidisciplinares capazes e produtivas, continue a leitura desse post. Entenda desafios, ferramentas e recursos que podem ser úteis para a sua jornada. Vamos lá?

Qual a importância de ter uma equipe multidisciplinar?  

Os times multidisciplinares são formados por profissionais com habilidades, competências e perfis comportamentais diversos, capazes de trabalhar em conjunto para desenvolver um projeto.

Os colaboradores de uma equipe multidisciplinar possuem formações e ideias diferentes, capazes de contribuir de forma inovadora e criativa para o sucesso e para o aprendizado contínuo. Quando bem geridas, são motores de competitividade, impulsionando a empresa no mercado dinâmico.

Por representar tamanha vantagem, a equipe multidisciplinar é muito relevante no meio corporativo moderno. A heterogeneidade é uma oportunidade de criar um time capacitado. Por isso, gestores de recursos humanos estão buscando novas maneiras de reter e diversificar talentos.

Desafios de ter uma equipe multidisciplinar na gestão de projetos  

Apesar das vantagens da equipe multidisciplinar, aplicar o modelo ainda é um cenário repleto de desafios para muitas empresas. Conheça algumas barreiras para o trabalho do gestor de projetos:

Diferenças de conhecimento entre as áreas  

Cada colaborador possui uma formação acadêmica específica, o que é um benefício. Mas pode ser um entrave quando a equipe não está ciente das diferenças. A comunicação deve ser prioridade para esclarecer conceitos.

Conflitos de interesses  

Os membros da equipe podem ter objetivos e prioridades diferentes e conflitantes. O gestor deve gerenciar esses conflitos e encontrar soluções imparciais, mas otimizadas, que equilibrem as necessidades das partes.

Dificuldade para organizar tarefas  

A equipe precisa estar direcionada para efetuar as entregas de forma coordenada e organizada, com atenção aos prazos estabelecidos e à responsabilidade de cada um.

Confira os passos para o gerenciamento de tempo na equipe de projetos!

Sobrecarga e pouca clareza nos papéis  

Os colaboradores possuem níveis e cargos diferentes, então, o gestor deve delegar funções antes de iniciar o projeto. Cada membro da equipe deve assumir um papel claro, com atribuições bem definidas para evitar sobrecarga, ociosidade e tarefas sem dono.

Gestão de expectativas  

É normal que os colaboradores tenham expectativas diferentes em relação ao projeto. Os gestores precisam alinhar essas expectativas e definir metas claras para que todos trabalhem em direção a um objetivo comum.

Falta de liderança   

Um time multidisciplinar precisa de um líder responsável por promover a união, mediar conflitos, controlar atividades e garantir que o projeto esteja sendo desenvolvido.

Conflitos culturais  

Colaboradores podem ter diferentes culturas de trabalho, valores e práticas, o que pode levar a conflitos culturais que precisam ser abordados com equilíbrio, empatia e imparcialidade.

Como o Zoho Projects melhora a colaboração de equipes multidisciplinares   

Em tempos de transformação digital e muitos dados, as demandas são aceleradas e desafiadoras. As empresas precisam investir em estratégias para agregar valor às suas equipes multidisciplinares, facilitando e otimizando o trabalho diário.

Afinal, a sociedade é composta por diversidade, e não é diferente no ambiente de trabalho. As equipes multidisciplinares podem ser catalisadoras de sucesso e, com a ajuda das ferramentas do mercado, impactadas pela forte influência da tecnologia, devem competir com bons resultados.

A ferramenta essencial para melhorar essa colaboração diária é o Zoho Projects, a plataforma de gerenciamento de projetos que vai ajudar as equipes multidisciplinares a colaborar com uma variedade de recursos tecnológicos.

Obtenha o rastreamento completo do progresso dos seus projetos! Acesse ferramentas para acelerar a comunicação, como bate-papo e fóruns. Conecte a sua equipe e compartilhe dados, arquivos, cronogramas, atribuir tarefas e muito mais.

Rastreie e resolva problemas com agilidade, garantindo que o projeto esteja no caminho certo.

Recursos do Zoho Projects para gerenciar uma equipe multidisciplinar   

Reunir profissionais de diferentes áreas e permitir que suas habilidades se fundam em uma equipe é um grande passo para conseguir resultados otimizados. Para que essa jornada seja excelente, conte com os recursos do Zoho Projects:

1. Feed interativo  

Nunca perca o que está acontecendo! Obtenha atualizações rápidas sobre os seus projetos em um feed interativo, adicione comentários e anexos em resposta a um problema ou atualize o status para informar os seus colaboradores sobre uma nova informação imediatamente.

Inicie discussões, veja o fluxo de tarefas e monitore rapidamente as alterações mais recentes realizadas em tarefas ou problemas. Acesse o feed interativo!

2. Chat corporativo  

A maioria das ferramentas de colaboração em equipe não tem um chat integrado, mas o Zoho Projects permite que você use esse recurso para ter uma troca fácil de ideias com a sua equipe multidisciplinar.

Crie salas de chat pessoais ou em grupo para conversar, debater e tomar decisões necessárias e importantes. Conheça o chat colaborativo!

3. Fóruns  

Aproveite para criar fóruns no seu software de colaboração e realize discussões detalhadas. Faça publicações mais longas, organize tópicos em pastas e guias organizados com os temas mais importantes. Economize o tempo gasto em reuniões e mantenha a sua equipe sempre informada.

Notifique profissionais sobre novas informações, anexe arquivos, links e transforme o seu projeto com os fóruns colaborativos.

4. Páginas  

Leve a sua colaboração além! Crie um verdadeiro repositório de dados para o seu projeto, facilitando que os profissionais possam começar a trabalhar e a contribuir rapidamente, sem retrabalhos.

Aproveite um site interno da organização, abrangente em tecnologia e recursos que permitam o crescimento do seu negócio, melhorando o fluxo de informações e a produtividade. Entenda a colaboração com páginas!

5. Documentos  

Você trabalha diariamente com vários tipos de documentos, e o Zoho Projects pode te ajudar nisso! Ele tem a capacidade de te ajudar a criar e compartilhar todos os tipos de arquivos, colaborar em documentos e planilhas e montar belas apresentações.

Entenda o gerenciamento simplificado de documentos.

O Zoho Projects vai te ajudar a impulsionar os resultados e a colaboração da sua equipe multidisciplinar. Entenda mais sobre a plataforma essencial para a sua empresa: conheça o Zoho Projects.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas