Dicas para inovar na experiência dos consumidores

Dicas para inovar na experiência dos consumidores - Zoho

Se você deseja boa experiência dos consumidores em seus negócios, continue lendo para obter uma lista de maneiras de inovar. Boa leitura!

Toda empresa deve querer inovar a experiência dos consumidores. Isso o torna único e permite que você ofereça algo que seus concorrentes não podem. Mas, a inovação não acontece da noite para o dia.

Para formas mais específicas de inovar a experiência dos consumidores, continue lendo para obter uma lista de dicas e exemplos que reunimos abaixo.

12 maneiras de inovar a experiência dos consumidores

1. Estabeleça uma melhor experiência online

Se você ainda está operando apenas como um negócio de tijolo e argamassa, a inovação mais óbvia que você pode fazer é colocar sua marca online. Isso também não significa necessariamente comércio eletrônico. Apenas ter uma presença online torna sua empresa mais acessível e ajuda novos clientes a descobrirem sua empresa.

2. Ofereça um Programa de Fidelização de Clientes

Uma maneira eficaz de aumentar a satisfação do cliente e as taxas de retenção é oferecer um programa de fidelidade do cliente. Os programas de fidelidade agregam valor após a compra, mantendo sua marca relevante mesmo quando o cliente não precisa comprar um de seus produtos.

3. Forneça um Gerente de Sucesso do Cliente

Um gerente de sucesso do cliente (CSM) pode influenciar significativamente a experiência do cliente removendo obstáculos que criam atrito após a compra. Os CSMs são atribuídos a contas de clientes onde monitoram a atividade e procuram oportunidades para melhorar a experiência do cliente. Parte disso envolve a solução de problemas e a resposta a perguntas, mas a maior parte é criar estratégias de como o cliente terá sucesso depois de comprar algo da marca.

4. Redesenhe sua integração

As primeiras impressões podem ter uma grande influência na experiência do cliente, principalmente logo após a compra. É por isso que é importante oferecer um programa de integração onde você possa ensinar novos clientes como usar seu produto ou serviço. Isso garantirá que novos usuários não fiquem frustrados ao aprender seu produto e não o abandonarão porque acham que é muito complicado ou não atende às suas necessidades.

5. Adote Novos Canais de Suporte

Novos canais de suporte sempre melhorarão a experiência do cliente porque tornam sua equipe de suporte mais acessível à sua base de clientes . A velocidade é crucial quando se trata de atendimento ao cliente e ter muitos canais para as pessoas se comunicarem com você facilita a obtenção de informações rapidamente. E, quanto melhor for o seu suporte, melhor será a experiência geral.

6. Adicione um Chatbot ao seu site

Se você atualmente oferece suporte aos clientes por meio de bate- papo ao vivo , uma ótima maneira de inovar a experiência deles é adicionar um chatbot ao seu site. Os chatbots automatizam as funções de suporte ao cliente, economizando tempo para o cliente e o agente de suporte. Os chatbots atendem a consultas básicas de serviço e direcionam os clientes a especialistas quando o problema é mais complicado. Isso cria um sistema de suporte equilibrado que agrada tanto aos clientes que estão com pressa quanto aos que procuram uma explicação mais detalhada de sua equipe de suporte.

7. Procure oportunidades para automatizar

Você pode causar um grande impacto na experiência do cliente apenas automatizando funções de rotina para sua equipe de suporte. Por exemplo, um sistema de tíquetes pode automatizar ações como criar novos tíquetes, distribuí-los e atribuí-los aos representantes e enviar e-mails de acompanhamento se um tíquete não for respondido. Essas pequenas ações se somam ao longo de um turno de suporte, portanto, quanto mais você automatizar, mais eficiente será sua experiência de serviço.

8. Seja proativo com seu atendimento ao cliente

Atendimento proativo ao cliente significa que sua equipe de suporte está procurando ativamente por novos problemas que possam afetar a experiência do cliente. Quando um novo problema é descoberto, sua equipe se antecipa ao problema e o resolve antes que ele afete seus usuários ou alerta seus clientes para que eles possam se preparar com antecedência. Isso mostra aos clientes que você está constantemente pensando no sucesso deles e está fazendo todo o possível para eliminar os obstáculos que os impediriam de alcançar seus objetivos.

9. Reavalie sua experiência móvel

Com tanto foco em suas lojas, site e contas de mídia social, pode ser fácil ignorar sua experiência móvel. No entanto, pesquisas mostram que 57% das pessoas não recomendarão sua marca se ela tiver um site ou aplicativo móvel ruim. E 50% dos clientes deixarão de interagir com seu site, mesmo que gostem de seus produtos e serviços. Isso torna o celular tão importante quanto sua experiência na área de trabalho ou na loja, especialmente porque as pessoas continuam usando smartphones para acessar informações em trânsito.

10. Ouça e responda às avaliações dos clientes

A melhor inovação é orientada para o cliente. Isso significa que a opinião do cliente é a principal inspiração para a mudança que sua empresa está fazendo. Falaremos mais sobre o que isso significa mais adiante neste post, mas ouvir e responder às avaliações dos clientes é o primeiro passo que você pode dar em direção à inovação orientada para o cliente.

11. Priorize o suporte ao cliente de alta qualidade

O atendimento ao cliente é uma ferramenta de aquisição de clientes – e muito boa também. Se você fornecer suporte ao cliente de alta qualidade, as pessoas desejarão trabalhar com sua empresa, mesmo que seus produtos custem um pouco mais. De fato, 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor do que por uma experiência ruim. Isso significa que, se o suporte ao cliente for melhor que o da concorrência, você terá outra ferramenta de marketing que poderá aproveitar ao atrair novos leads.

12. Adote ferramentas poderosas de atendimento ao cliente

À medida que sua base de clientes cresce, a demanda por sua equipe de atendimento ao cliente também aumentará. Embora sua equipe possa manter a mesma qualidade de serviço por algum tempo, eventualmente eles terão dificuldades para manter o ritmo à medida que você continua a adquirir mais clientes. Isso deixa você com a opção de contratar mais representantes ou adotar novas tecnologias para ajudar sua equipe.

Ferramentas como help desks e caixas de entrada compartilhadas fazem uma grande diferença no fluxo de trabalho de sua equipe de suporte. Eles podem automatizar tarefas, permitir a colaboração e ajudar os representantes a gerenciar suas filas à medida que sua base de clientes continua a crescer.

Essas ferramentas ajudam as equipes de suporte a atender às expectativas oportunas de seus clientes e, ao mesmo tempo, fornecer a mesma qualidade de serviço que destaca sua marca.

Esse artigo te ajudou? Para ficar ainda melhor utilize nossa ferramenta Zoho Bigin para melhorar a experiência dos consumidores.

Acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas