Você já ouviu falar em BPM (Business Process Management)?

Neste artigo que preparamos, você vai entender o que é BPM(Business Process Management) e para que serve. Boa leitura!

Todas as empresas dependem de processos de negócios para funcionar. Um processo de negócios é um modelo que implementa atividades de negócios. Simplificando, os processos de negócios dividem as atividades comuns de negócios em uma série de tarefas distintas e repetíveis com o objetivo de obter maior consistência e confiabilidade. Portanto, a necessidade de processos de negócios claros, eficientes e adaptáveis ​​não pode ser subestimada.

Gerentes e funcionários geralmente desenvolvem processos de negócios sem uma visão clara ou uma compreensão real de como cada processo se encaixa na estrutura organizacional mais ampla da empresa.

Os 6 impactos positivos do BPM na sua empresa

O software de gerenciamento de processos de negócios (BPM) fornece soluções para esses problemas. O objetivo do BPM é alinhar o desenvolvimento dos processos de negócios com os objetivos da empresa. O software BPMajuda as empresas a identificar e definir as etapas necessárias para concluir cada tarefa de negócios.

Em seguida, mapeia essas etapas nos processos existentes, simplificando os processos sempre que possível para criar um todo mais eficiente e consistente. Com a ajuda do gerenciamento de processos de negócios, os gerentes podem mais facilmente:

  • Meça e ajuste os processos operacionais para atender às necessidades de negócios
  • Melhore a produtividade da equipe coordenando as demandas da força de trabalho e os negócios
  • melhorias de processo
  • Aplicar os desenvolvimentos de TI aos desafios dos processos de negócios
  • Responda rapidamente a mudanças em projetos ou oportunidades emergentes

Abaixo, descrevemos seis maneiras adicionais pelas quais o BPM pode ajudar a melhorar sua empresa.

1) Agilidade de Negócios Aprimorada

As empresas devem ter a capacidade de reagir às mudanças. Essas mudanças podem vir de avanços na tecnologia, um concorrente iniciante ou uma nova regulamentação que afete um aspecto da atividade de negócios da organização.

Seja qual for a origem, as mudanças exigem uma resposta rápida para que a empresa se mantenha competitiva. Adotar o BPMpode dar às empresas a velocidade e a capacidade de atender a essas demandas.

Um BPMbem integrado permite que uma empresa pause seus processos de negócios ao primeiro sinal de um problema, faça ajustes no processo e, em seguida, coloque-o de volta nos trilhos rapidamente e com o mínimo de tempo perdido. Os designs flexíveis do BPMpermitem que os usuários acompanhem essas mudanças nos processos de negócios e os refinem para atender às necessidades da empresa. À medida que os processos evoluem,

2) Maior Eficiência

Todas as empresas enfrentam o desafio de tornar seus processos de negócios mais suaves e eficientes. Processos ineficientes desperdiçam tempo e dinheiro valiosos, mas geralmente são difíceis de identificar e difíceis de mudar.

As práticas de BPMsão projetadas para identificar essas ineficiências e eliminar as lentidão que elas criam. O BPMpermite aos gerentes e trabalhadores uma maior compreensão de cada etapa do processo de negócios.

Esse conhecimento aprimorado pode levar a novas soluções de processo que evitam o gargalo do fluxo de trabalho e outras redundâncias desnecessárias. Idealmente, o BPMpode ajudar a determinar como o processo pode funcionar em condições ideais, permitindo que os usuários façam alterações no processo com esse objetivo em mente. O BPMtambém pode automatizar tarefas manuais para aumentar a produtividade e reduzir a chance de erro humano.

3) Visibilidade mais completa

O BPMusa software refinado para rastrear e monitorar os processos de negócios desde o início até a conclusão. O BPMpermite um registro contínuo de processos automatizados, aferindo a eficácia de cada etapa em tempo real. O monitoramento automatizado revela o desempenho de cada processo de negócios sem depender de técnicas manuais de trabalho intensivo. Ao estudar o desempenho de cada etapa do processo, a administração pode obter uma melhor compreensão da atividade geral do negócio, permitindo ainda adaptar ou modificar o fluxo de cada processo de negócio.

4) Conformidade e Segurança Garantidas

Regras e regulamentos que afetam a produtividade dos negócios podem criar complicações desnecessárias e resultar em multas dispendiosas. Uma empresa que usa o BPMtem maior capacidade de criar um local de trabalho que esteja em conformidade com os regulamentos em mudança e protegido contra ameaças de fraude ou roubo.

Como cada fase do processo é mapeada com um fluxo de trabalho detalhado, gerentes e usuários podem garantir que toda a documentação necessária esteja disponível para atender aos padrões de conformidade.

Além de ajudar na conformidade, o fluxo de trabalho completamente documentado pode fornecer uma estrutura para maior segurança. A estrutura organizacional inerente às práticas de BPM destaca a importância dos ativos empresariais, informações privadas e recursos físicos, resguardando-os de roubo ou perda.

5) Transferência mais fácil de conhecimento de negócios

À medida que a força de trabalho de uma empresa muda e se expande, cresce a necessidade de uma maneira confiável de transferir conhecimento de negócios. Muitas vezes, as empresas contam com um funcionário individual para ter uma compreensão completa de qualquer processo específico. Mas as mudanças na força de trabalho tornam esse modelo ineficiente e potencialmente caro. À medida que os funcionários se aposentam, se transferem ou se empregam em outro lugar, o conhecimento que adquiriram os acompanha, deixando a empresa com uma lacuna significativa.

As práticas de BPMoferecem uma solução para este problema. Como o BPM incentiva um mapa de processo bem documentado de cada fluxo de trabalho, o conhecimento da empresa pode ser registrado, arquivado e compartilhado com outros membros da força de trabalho. Esse conhecimento pode então ser usado no treinamento e orientação de sucessivos funcionários, com a esperança de reduzir o nível de interrupção que as mudanças na força de trabalho podem criar.

6) Maiores Oportunidades de Melhoria Contínua

As iniciativas de melhoria contínua operam na suposição de que as empresas podem ter mais sucesso fazendo uma série de pequenas melhorias contínuas, em vez de uma mudança repentina de cima para baixo.

As informações que o BPMfornece a uma empresa em relação aos seus diversos processos de negócios estimula o refinamento e a adaptação dos processos. O software  BPM pode garantir que as decisões que governam essas mudanças incrementais sejam apoiadas pelas evidências e dados necessários para garantir o sucesso.

O software de gerenciamento de processos de negócios praticamente permite que os gerentes vejam dentro de sua empresa e entendam como funciona cada processo de negócios. Esse maior entendimento pode levar a economia de custos, aumento de receitas e melhorias na eficiência da empresa. Considerando todos esses benefícios, não é de se admirar que mais e mais empresas estejam recorrendo ao software BPM para ajudá-las a ter sucesso.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais conteúdos como este!

A Zoho garante resultados para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas