8 técnicas para fazer captação de leads

8 técnicas para fazer captação de leads - zoho

Quem não gosta de aprender sobre as melhores maneiras para fazer a captação de leads? Tem sido muito densas as buscas por dicas de geração de leads, tanto que decidimos obter algumas informações externas e desenvolver este artigo.

Um lead é diferente de um prospect e é simplesmente alguém que tem interesse em seu produto. Por causa disso, neste conteúdo vamos destacar a melhor maneira de capturar leads. Sabemos que pegá-los é uma batalha, mas capturar suas informações é outra.

Neste artigo, confira as melhores técnicas para captação de leads. Boa leitura!

8 melhores técnicas de captação de leads: converter leads em vendas

1. Mostre aos seus leads que você os valoriza

Não importa quais métodos você use para capturar leads, certifique-se de mostrar a eles o quanto eles são valorizados como indivíduos. A primeira coisa é ter uma interação positiva com seu cliente potencial.

A verdade é que a primeira impressão é extremamente importante e nunca devemos subestimar nenhuma pista. Saia do caminho para mostrar ao seu cliente potencial que você o valoriza: ele terá uma ideia do que pode esperar para se tornar um cliente.

2. Certifique-se de que os leads sejam qualificados

Além disso, ajuda a pré-selecionar os leads para que você possa se concentrar imediatamente naqueles com maior probabilidade de conversão. Certifique-se de que os leads sejam pré-qualificados… exigindo que uma pesquisa seja preenchida antes de enviar suas informações de contato.

Isso economiza tempo para que os gestores consigam garantir que eles estejam qualificados antes mesmo de tentar contatá-los. Então, uma vez que sabemos que eles estão qualificados, instituímos uma combinação de marketing multicanal automatizado com contato pessoal para garantir que os alcançamos antes que eles fiquem “frios”. Tudo isso junto garante uma alta taxa de conversão.

3. As páginas de destino são algumas das melhores maneiras de capturar leads

O uso de páginas de destino para capturar e converter leads é muito importante. Uma landing page, por exemplo, é uma página de captação de leads, geralmente vinculada a uma mensagem de marketing ou promoção específica, incluindo conteúdo projetado para capturar ou converter leads que “aterram” na página” por meio de um anúncio pago, campanha de e-mail, ou campanha de marketing de conteúdo.

As páginas de destino têm taxas de conversão muito mais altas do que as campanhas que direcionam os visitantes para as páginas sem uma chamada clara. O teste A/B também pode ser usado em uma página de destino para determinar qual conteúdo é mais eficaz, além de ajudar a maximizar o custo por conversão.

4. Aproveite a mala direta

A criatividade e a personalização da mala direta também podem lhe dar uma vantagem sobre os concorrentes ao lutar para capturar leads.

A mala direta é uma maneira eficaz de gerar leads e converter esses leads em vendas. Em nosso crescente mundo digital, os produtos físicos são uma maneira super eficaz de fazer com que alguém realmente se envolva com sua marca e materiais de marketing. Como não são muitas as empresas que fazem mala direta, é uma maneira fácil de se destacar entre seus concorrentes.

5. Use as emoções a seu favor

Apelos emocionais, na forma de depoimentos, também podem ser uma maneira valiosa de convencer os leads. A maioria de nossos negócios se baseia em dados e raciocínio lógico, mas, como clientes, somos muito emocionais.

Para converter leads em vendas, você precisa contar uma história. Mostrar aos clientes em potencial como seu produto ou serviço mudou a vida de seus clientes atuais vai explorar a parte emocional do cérebro deles.

6. Construa relacionamentos

Promover relacionamentos com seus leads renderá dividendos. Sempre seja direto com a liderança. Isso permite que você construa um relacionamento positivo com o lead e permita que ele forneça um feedback honesto e relevante.

Melhora seu conhecimento de cada lead individual e permite que eles atendam às suas necessidades para que você possa fornecer suporte em todo e qualquer processo. Tudo isso cria confiança com seus leads, que é o fator mais importante para converter seus leads em vendas!

A melhor maneira de converter leads em vendas é jogar um “jogo longo” personalizado com conteúdo e relacionamentos.  A construção de relacionamentos pode ajudá-lo a ganhar a confiança que é tão essencial para a captação de leads – mas certifique-se de acompanhar todo o processo de relacionamento..

7. Aproveite o poder das referências confiáveis

O marketing de referência também pode ser uma maneira poderosa de capturar leads que confiam em você porque os referidos levam a acreditar fortemente nas opiniões de seus amigos e colegas.

Estabeleça confiança antes de qualquer outra coisa e o lead terá muito mais chances de se converter em uma venda. É por isso que os leads de referência convertem a uma taxa muito maior do que a maioria dos outros tipos de leads: porque eles já confiam em você com base na recomendação de um amigo ou colega.

8. Use uma mistura de técnicas

Para captação de leads, vários profissionais de marketing recomendam a nutrição de leads: usar várias técnicas para conquistar e reter leads em diferentes estágios do funil de vendas.

Crie conteúdo de captura de leads para todas as etapas do funil de compra. Focar exclusivamente em uma parte do funil (por exemplo, testes gratuitos na parte inferior do funil ou e-books na parte superior do funil) corre o risco de perder oportunidades de nutrição de leads ou marketing baseado em contas.

Uma estratégia de geração de leads mais diversificada também reduz os riscos dos concorrentes gastarem mais do que você em qualquer canal ou parte do funil.

As equipes de geração de leads que usam o Google Ads geralmente se concentram apenas em palavras-chave de funil de alta intenção e estratégias de campanha. Embora muitas vezes sejam caminhos rápidos para um bom ROI, eles negligenciam os compradores no topo ou no meio do funil que podem ser alcançados por meio de anúncios de pesquisa dinâmicos ou retargeting, respectivamente.

Por outro lado, a nutrição de leads pode assumir a forma de: Envolver leads por e-mail, chat e telefone; agendar uma demonstração de acompanhamento para responder às suas perguntas e oferecer uma avaliação gratuita.

Por fim, não subestime o poder da venda. É fundamental construir um relacionamento consistente com os clientes, por isso que hoje um CRM é tão importante.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas