O que quer dizer enriquecimento de dados e sua importância

Já ouviu falar em enriquecimento de dados? Aqui, preparamos um artigo bem legal te explicando inclusive sua importância.

O processo é definido como a fusão de dados de terceiros de uma fonte autorizada externa com um banco de dados existente de dados de clientes próprios. As marcas fazem isso para aprimorar os dados que já possuem, para que possam tomar decisões mais informadas.

Todos os dados do cliente, independentemente da fonte, começam em sua forma bruta. Quando esses dados coletados fluem para um armazenamento de dados central, geralmente são ingeridos no sistema em conjuntos de dados discretos.

O que você geralmente tem quando isso acontece são dados sendo despejados em um data lake, ou um pântano de dados, cheio de informações brutas que geralmente não são úteis fora de contextos estreitos.

Antes de prosseguir com o processo, as empresas devem garantir que o formato e a qualidade dos dados de seus clientes atendam aos requisitos de negócios de dados brutos, que podem incluir serviços de limpeza de dados para limpar, normalizar e padronizar os dados.

O enriquecimento torna esses dados brutos mais úteis. Ao adicionar dados de terceiros, as marcas podem obter insights mais profundos sobre a vida de seus clientes.

Os dados ricos resultantes são mais ricos e detalhados, o que torna mais fácil para as marcas adaptarem suas mensagens à medida que conhecem melhor seus clientes. Um processo robusto de enriquecimento de dados é uma parte fundamental da construção de um registro de cliente de ouro.

Um conjunto de dados por si só, por mais detalhado que seja, não inclui todos os dados comportamentais ou transacionais necessários para criar uma visão abrangente e única do cliente. É por isso que as práticas de enriquecimento de dados são vitais para o objetivo de longo prazo do marketing de fornecer experiências personalizadas.

Dois tipos de enriquecimento de dados

Existem tantos tipos de enriquecimento de dados quanto fontes para adquirir dados, mas dois dos mais comuns são:

● Enriquecimento de dados demográficos: Aqui envolve a aquisição de novos dados demográficos, como estado civil e nível de renda, e adicioná-los a um conjunto de dados de clientes existente. Os tipos de dados demográficos são vastos, assim como as fontes. Você pode receber um conjunto de dados que inclui o número de filhos, o tipo de carro dirigido, o valor médio da casa e assim por diante. O que importa com o enriquecimento demográfico é qual é o seu propósito final. Se você deseja fornecer ofertas de cartão de crédito, por exemplo, pode adquirir um banco de dados que forneça a classificação de crédito de uma pessoa. Os dados enriquecidos dessa maneira podem ser aproveitados para melhorar o direcionamento das ofertas de marketing em geral, o que é vital em uma época em que o marketing personalizado domina.

● Enriquecimento de dados geográficos: Aqui envolve a adição de dados postais ou latitude e longitude a um conjunto de dados existente que inclui endereços de clientes. Existem vários provedores que permitem que você compre esses dados, que podem incluir CEPs, limites geográficos entre cidades e vilas, insights de mapeamento e assim por diante. Adicionar esse tipo de insight aos seus dados é útil em alguns contextos. Os varejistas podem usar dados geograficamente enriquecidos para determinar o local da próxima loja. Se o varejista quiser capturar o maior número de clientes em um raio específico, por exemplo, 30 milhas, ele pode aproveitar seus dados enriquecidos para tomar essa decisão. Os profissionais de marketing também podem usar o enriquecimento geográfico para economizar nas malas diretas em massa.

Como você pode obter o enriquecimento de dados para criar um registro de cliente dourado preciso e atualizado? Os serviços de limpeza de dados para limpar, normalizar e padronizar os dados do cliente são um componente do enriquecimento de dados bem-sucedido. Dois outros componentes importantes são os serviços e as ferramentas de enriquecimento de dados.

Um serviço de enriquecimento de dados é um meio de chamar componentes internos ou externos para realizar um tipo específico de enriquecimento. Um serviço de validação/verificação de endereço é um exemplo. Os fornecedores também podem fornecer um CEP de nove dígitos e informações de codificação geográfica para uma compreensão mais detalhada de um endereço específico.

Uma compreensão mais granular das informações demográficas é outro motivo comum para uma chamada externa para um serviço de enriquecimento de dados, como uma chamada para Zoho Bigin com um nome de cliente para receber mais informações sobre hábitos de compra anteriores, renda total, preferências demográficas etc.

As ferramentas de enriquecimento de dados são usadas em processos de enriquecimento de dados para fazer cálculos internos do valor da vida útil do cliente (CLV) totalizando transações ou calculando as propensões do cliente para churn e outros comportamentos.

A determinação de se um cliente é um risco de churn ou um cliente de alto valor, por exemplo, tem um valor óbvio como ferramenta de enriquecimento de dados, fornecendo insights de dados brutos – em muitos ou na maioria dos casos, usando aprendizado de máquina para fazer cálculos em escala.

Toda forma de enriquecimento de dados é válida, dependendo de seus objetivos de negócios. O importante é identificar o tipo de dados que você precisa buscar e coletar ou adquirir para obter uma solução positiva. Uma palavra de cautela, no entanto. Sempre que você adquirir dados de terceiros ou tentar combinar dois conjuntos de dados primários, deve haver um fator comum que vincule os dois conjuntos de dados.

Para clientes anônimos, pode ser um ID de dispositivo que significa um dispositivo móvel ou um computador desktop. Para clientes conhecidos, pode ser um nome e sobrenome ou um endereço de correspondência.

Até mesmo um endereço de e-mail pode ser usado como um identificador para combinar e mesclar dois conjuntos de dados distintos. Caso contrário, o conjunto de dados original não será enriquecido porque não há nada que mostre que os dois conjuntos de dados se referem aos mesmos clientes.

Utilize a ferramenta correta

Assim como todos os outros aspectos do gerenciamento de dados, o enriquecimento de dados não é algo que você pode fazer uma vez e nunca mais. Os dados do cliente, por mais detalhados que sejam, são fundamentalmente um instantâneo no tempo.

Os níveis de renda sobem e descem, o estado civil pode mudar e o tipo de carro e endereço físico podem mudar. Até os nomes podem mudar, especialmente se houver uma mudança no estado civil.

Dada a possibilidade de todas essas mudanças, ferramentas e processos de enriquecimento de dados precisam ser executados continuamente. Por esse motivo, o Zoho Bigin possui ferramentas exclusivas para pequenas empresas realizarem seu enriquecimento de dados.

Acesse e teste gratuitamente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas