Muito se fala sobre, mas você sabe o que é lead?

Muito se fala sobre leads, mas você sabe o que é um lead?

Saiba o que é um lead de uma vez por todas. Nos acompanhe na leitura deste artigo que preparamos para você.

A geração de leads é algo com o qual todas as empresas lutam. Na verdade, 68% de todos os profissionais de marketing admitem ter dificuldades. Será esse o motivo de tanta importância? Porque sem leads, você não tem negócios futuros.

Se você não está gerando leads, você não está crescendo, e se você não está crescendo, você não será capaz de acompanhar o mercado.

Para gerar leads, temos que entender o que é lead no marketing. Não tenho dúvidas de que todos entendemos a ideia de lead, mas é muito mais do que isso.

Leads são a alma de um negócio, por esse motivo, entraremos em detalhes. Vamos começar.

O que é lead no marketing? 

No contexto de vendas, um lead é um contato que tem potencial para ser um cliente. Na maioria das vezes, trata-se de um indivíduo que forneceu informações de contato e, ao fazê-lo, criou uma potencial oportunidade de vendas.

A definição de lead pode ser ligeiramente diferente dependendo de quem você pergunta. Por exemplo, uma empresa pode considerar um lead alguém com alto potencial de conversão, enquanto outra pode considerar um lead um simples contato.

Independentemente da definição, um lead é um contato para o qual você lançará e comercializará para vender algo. Seja um serviço ou produto físico, um lead é um cliente em potencial.

Como gerar um lead

A geração de leads é muito importante, mas não é fácil. Mesmo que você conheça seu público como a palma da sua mão, isso não significa que você pode transformá-los em leads.

A geração de leads leva algum tempo, mas, mais importante, é preciso estratégia. Aqui estão algumas maneiras que você pode gerar leads em seu negócio.

Engajamento direto

Em alguns casos, principalmente se estivermos falando de vendas de alto valor, o engajamento direto é uma ótima opção para gerar um lead. Isso requer muita pesquisa, e as etapas fundamentais do funil de conversão são as mesmas, mas entrar em contato pessoalmente e conversar com o lead pode ser uma jogada inteligente.

Essa tática costuma ser muito utilizada em canais de mídia social como o LinkedIn, mas também pode ser por e-mail ou telefone.

O objetivo é entrar em contato com o lead diretamente sem uma mensagem automática. A razão pela qual eles são tão eficazes para vendas de alto valor é porque a experiência é personalizada e adaptada ao lead e apenas ao lead.

Um bom exemplo disso é alguém como um gerente de contas entrando em contato com uma empresa iniciante, perguntando se eles precisam de ajuda.

Para o gerente de contas, esta é uma grande venda, e a empresa iniciante sente que está obtendo uma experiência personalizada por meio do envolvimento direto.

Faça contato pelo LinkedIn

Falando em LinkedIn, você sabia que ele tem 2x o poder de compra do público médio da web? O marketing B2B provou ser altamente eficaz nessa plataforma, e é o objetivo da maioria das pessoas e empresas quando se trata de discutir sua vida profissional.

Dependendo do seu setor, você pode facilmente encontrar e fazer conexões com líderes e influenciadores do setor. Fazer isso configura você com uma rede de leads potencialmente de alto valor.

Usando o LinkedIn e outras plataformas de mídia social, você pode até pagar (desde que tenha orçamento) por anúncios geradores de leads. São anúncios feitos especialmente para coletar dados de leads como nome, localização e e-mail.

Se você não tiver orçamento para isso, ainda poderá se conectar e se envolver com seu público-alvo por meio de suas postagens, criando postagens próprias e enviando mensagens diretamente pela plataforma.

Conheça e acompanhe a ZOHO Brasil no Linkedin!

Publicidade de pesquisa

Quando se trata de gerar leads de qualidade, segmentar seu público-alvo ideal por meio de anúncios é um bom caminho a percorrer. Claro, isso envolve um orçamento, mas é altamente eficaz se executado corretamente.

Utilizar o Google e o Bing para anunciar com base em palavras-chave que você sabe que são relevantes para o seu negócio é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficazes de alcançar um público e gerar leads quentes. O truque é ter certeza de que você sabe que tipo de pesquisas as pessoas que compram de você estão fazendo.

Então, digamos que você possui uma empresa de bicicletas. Não faria muito sentido colocar um anúncio de algo como “20% de desconto em pneus de bicicleta” em uma pesquisa de palavra-chave como “Serviços de jardinagem”.

Em vez disso, você pode tentar “Como consertar um pneu de bicicleta” ou “Novos pneus de mountain bike”. Tudo isso é possível dentro dos gerenciadores de anúncios para buscadores; você só tem que ter o orçamento.

Referências de clientes

Obter referências de clientes é um dos truques mais antigos do livro porque funciona! Se você tentar o seu melhor para deixar um cliente feliz (o que, a propósito, você deve fazer), a maioria deles não terá problemas em encaminhá-lo para um amigo.

Este é o marketing boca a boca no seu melhor, e é uma ferramenta tão poderosa. Infelizmente, muitas vezes é esquecido. Quando você ajuda um cliente a fazer um pedido, fazer uma compra ou realmente ajudá-lo de alguma forma, não seja tímido! Peça uma referência e incentive-os.

Diga a eles que cada novo cliente que usa seu nome no checkout recebe R$ 10 (ou algo mais valioso para eles) para usar em sua loja. Dessa forma, você gera novos leads e garante um cliente recorrente.

Blog

Guest blogging é complicado e demorado, mas isso não quer dizer que não funcione. No marketing de conteúdo, os backlinks são tudo. Ele ajuda os mecanismos de pesquisa a determinar que o que você está vinculando é uma autoridade no assunto, mas também chama a atenção daqueles que o leem.

Por exemplo, digamos que você trabalhe para uma empresa que produz catálogos e revistas digitais, mas também queira entrar no negócio de cardápios de restaurantes.

Encontrar um blog que fale sobre como projetar e estilizar um menu e, em seguida, apresentar uma ideia sobre a qual você possa escrever é uma maneira eficaz de atingir um público diferente.

As probabilidades são de que as pessoas que leem o conteúdo do outro blog não ouviram falar de você. Mas eles estão procurando inspiração para ajudar a criar seu próprio menu. Depois de encontrar esse artigo, clicar nele e ver seu link e solução, as chances de gerar um novo lead são bastante altas.

Ofereça uma ferramenta gratuita ou isca digital

Vamos ser verdadeiros com nós mesmos aqui e dizer que todos nós amamos a palavra livre. Amostras grátis no supermercado, detalhes grátis quando você lava seu carro e, claro, testes e ferramentas grátis.

As ferramentas digitais gratuitas são extremamente úteis tanto para o usuário quanto para a empresa.

O usuário obtém o que deseja por meio da ferramenta e tem um gostinho do que o produto (caso você tenha um negócio SaaS ) é capaz. Depois de fazer isso, eles têm uma chance muito maior de converter, porque já estão familiarizados com sua ferramenta.

Leia também: Do lead ao faturamento

Conclusão

Para implementar a qualificação de leads baseada em produtos, você precisa de uma ferramenta de automação de marketing que suporte o recebimento de eventos do seu aplicativo e a pontuação de leads com base no comportamento do aplicativo.

E nada melhor do que integrar essas ferramentas em uma plataforma de CRM. A Zoho Bigin é ideal para pequenas empresas que estão buscando gerar leads.

Acesse e teste gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas