Marketing para e-commerce é a peça chave do sucesso

Faça sucesso com marketing para e-commerce e chame atenção nos anúncios se destacando no mercado. Saiba mais lendo o artigo completo!

Sua marca de e-commerce está seguindo  o caminho certo? Você sabe o que deseja vender, quem é seu público-alvo e o melhor exemplo de estratégia de vendas, mas talvez esteja preso em como alcançá-los e tornar sua marca conhecida.

Com a face do e-commerce mudando a cada minuto, é imperativo que qualquer marca de e-commerce se arme com as estratégias corretas de marketing para e-commerce para anunciar sua entrada no setor e chamar a atenção.

O que é uma estratégia de marketing para e-commerce?

O marketing para e-commerce é o processo de direcionar tráfego para sua marca, converter tráfego em vendas e tornar sua marca visível para as massas. As ideias de marketing para e-commercesão dinâmicas – à medida que a indústria evolui e o público muda, sua estratégia também deve, para que você sempre alcance as melhores taxas de ROI. Escolher a estratégia certa e personalizá-la para trazer os resultados que você deseja ver é metade da batalha vencida.

Defina referências do setor para medir suas metas, como taxas de cliques, classificações de mecanismos de pesquisa, taxas de conversão e muito mais. Os profissionais de marketing para e-commerce não usam as mesmas táticas de marketing que marcas tradicionais ou empresas físicas, portanto, seus planos de marketing para e-commerce também devem ser diferentes.

O que pode funcionar para uma empresa de e-commerce pode não funcionar para outra, portanto, escolha as estratégias para formar um conjunto de chaves que você acha que gerará o maior ROI, levará às vendas mais altas e geralmente será favorável à imagem da sua marca. Este é o marketing holístico de e-commerce - entendendo cuidadosamente cada estratégia e canalizando o melhor de seus efeitos para seus objetivos e metas específicas.

Para criar a estratégia de marketing certa para o seu negócio de e-commerce, defina exatamente quais são as metas e objetivos da sua marca e qual é a sua missão. Analise sua jornada até agora - sucessos e fracassos - para que você possa identificar qual setor precisa de um impulso. É o seu site? Ou talvez você queira ser encontrado mais alto na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs)? Seja qual for o seu problema, é provável que algumas práticas recomendadas de marketing para e-commerce possam salvá-lo.

O problema, porém, é que a internet é inundada com sugestões, dicas de marketing para e-commerce, até mesmo 'soluções rápidas' com altas reivindicações de mudanças imediatas. Na realidade, as técnicas de marketing para e-commerce levam tempo para serem aperfeiçoadas e ainda mais tempo para serem implementadas. O grande número de táticas de marketing de e-commerce que se pode aplicar a uma marca pode ser bastante vertiginoso, então aqui está um detalhamento das principais estratégias.

1. Estratégias de marketing de conteúdo para negócios de e-commerce

Essa estratégia envolve a criação e uso de conteúdo para direcionar tráfego, converter leads em vendas e estabelecer você como líder do segmento, tanto em conhecimento quanto em alcance. Esta estratégia tornou-se uma prioridade para os negócios B2B e B2C.

O marketing de conteúdo se concentra na criação e disponibilização de conteúdo relevante, interessante, útil e de valor agregado de forma consistente para cultivar um público fiel . Isso reforça as interações com os clientes e direciona os leitores para sua marca de e-commerce. Isso, por sua vez, aumenta o tráfego de entrada e a geração de leads, com o objetivo final de aumentar as vendas e mais clientes.

Existe uma infinidade de formatos de conteúdo que você pode personalizar para sua estratégia. Alguns dos mais comuns são blogs, whitepapers, e-books, estudos de caso, guias, gráficos, comunicados de imprensa e muito mais.

2. Estratégias de marketing de mídia social para negócios de e-commerce

Seguindo bem o marketing de conteúdo está o marketing de mídia social que pode servir de forma independente ou como um impulsionador de conteúdo e outras estratégias. É provavelmente o mais dinâmico de todos, mas a mídia social é uma ferramenta poderosa quando se trata de alcançar as massas em todas as geografias e faixas etárias.

O uso do marketing de mídia social para o seu negócio de e-commerce tem seus benefícios, principalmente alimentando o envolvimento do usuário e impulsionando as vendas. O engajamento do usuário envolve curtidas, compartilhamentos, comentários e interação geral em suas postagens e isso ajuda a consolidar sua marca na mente das pessoas. Também é crucial para o marketing boca a boca, pois é muito fácil compartilhar informações dentro e entre plataformas (mesmo de blog para plataforma!).

Atualmente, as plataformas de mídia social tornaram muito mais fácil para as empresas de e-commerce criar e manter sua presença. O Instagram permite links deslizantes em histórias e adesivos de produtos em postagens que, quando clicados, levam os espectadores diretamente a um produto ou catálogo. O Facebook tem um recurso de 'anúncios dinâmicos' que permite que os proprietários carreguem catálogos inteiros e promovam conteúdo relevante para usuários individuais.

A mídia social é propícia ao marketing para e-commerce e não deve ser negligenciada. No entanto, essas plataformas são principalmente focadas no visual, portanto, certifique-se de que suas postagens e promoções estejam em formatos mais estimulantes visualmente, como vídeos, infográficos e fotos, em vez de apenas texto simples.

3. Estratégias de marketing de mecanismos de pesquisa para negócios de e-commerce

Comumente conhecido como SEM, Search Engine Marketing lida com a publicidade de sua presença on-line, especificamente, em mecanismos de pesquisa. Atualmente, isso se refere quase exclusivamente à publicidade paga em mecanismos de pesquisa com anúncios pay-per-click (PPC) em diferentes formatos.

O SEM anuncia sua empresa para um usuário de mecanismo de pesquisa no momento em que ele mais precisa. Isso é feito por meio de palavras-chave - os anunciantes escolhem as melhores palavras-chave que acreditam representar o negócio de e-commerce, colocam um preço que estão dispostos a pagar por cliques nessas palavras-chave e, em seguida, entram em um leilão de anúncios com outros anunciantes quando um usuário pesquisa um dos suas palavras-chave em um mecanismo de pesquisa. Com base no lance máximo, qualidade e outros fatores, o 'vencedor' do leilão de anúncios é escolhido, tudo em questão de segundos.

Embora o SEM seja uma estratégia paga, é importante para aumentar o alcance de uma empresa , especialmente se ela for nova e quiser atrair leads e vendas rapidamente. Também não é invasivo; Ao contrário da publicidade tradicional que tem uma má reputação por interromper ações, SEM significa que seus anúncios PPC aparecerão no lugar certo e na hora certa nos mecanismos de pesquisa e quando os usuários estiverem procurando ativamente informações ou ajuda.

4. Estratégias de marketing de influenciadores para negócios de e-commerce

Os influenciadores são indivíduos populares que não são celebridades, com muitos seguidores nas mídias sociais ou blogs e que podem afetar as decisões de compra de seu público. É por isso que eles se tornaram uma parte tão importante do marketing hoje – os influenciadores têm um nicho e um público-alvo com o qual se envolvem ativamente e agora são considerados por muitos mais confiáveis ​​​​do que as celebridades.

Longe de celebridades virais, os influenciadores têm uma reputação e um público (geralmente jovem) para proteger, por isso é importante segmentar aqueles que se encaixam no que você está promovendo com um público que pode gostar tanto. A autenticidade é fundamental, portanto, ao construir um relacionamento simbiótico mútuo com os influenciadores certos, você inevitavelmente também ganha a confiança do público, à medida que eles os admiram.

Brindes de produtos , códigos de desconto, links de afiliados, festas de lançamento, coleções exclusivas e meet-and-greets são algumas das estratégias mais comuns que foram apontadas como viáveis, atraentes e promocionais o suficiente para as empresas de e-commerce investirem, dependendo do orçamento.

E você? Já sabe que estratégia de marketing para e-commerce utilizar? Esperamos ter te ajudado. Aproveite para utilizar a ferramenta certa para esse processo: o Zoho Bigin é ideal para você.

Acesse e confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas