Será que o trabalho remoto atrapalha na produtividade?

Será que o trabalho remoto atrapalha na produtividade? - Zoho

Quer saber as principais dicas para garantir a produtividade ao trabalhar longe de colegas de trabalho? Leia o artigo completo!

2020 foi um ano de muitas surpresas. Devido à pandemia, tivemos que ajustar nossos estilos de vida e passar menos tempo com outras pessoas, o que teve um impacto profundo no ambiente de trabalho.

O trabalho remoto tornou-se uma prática comum para a maioria das empresas que podem adaptar seus serviços para trabalhar remotamente, mas isso não significa que o processo de adaptação será tranquilo para os profissionais.

Muitas pessoas lutam para permanecer produtivas e construir confiança em suas equipes porque não temos mais interações cara a cara. À medida que entramos em um novo ano, fica claro que o trabalho remoto continuará sendo uma das principais tendências de 2022.

Então, agora parece ser o momento perfeito para relembrar algumas das lições que aprendemos em 2020 e ver como o trabalho remoto afeta nossas vidas e produtividade.

Confiança é a base de tudo, até da produtividade

Para criar uma dinâmica eficaz no trabalho remoto, a confiança é essencial. Sem confiança entre os funcionários, é difícil estabelecer um ambiente de produção claramente comunicativo, o que torna a dinâmica de trabalho mais burocrática, lenta e, portanto, mais custosa.

Portanto, primeiro é necessário construir a confiança como base. A confiança é um sentimento que surge quando a verdade prevalece. Ou seja, é um dos principais pilares da confiança: a verdade. Ao construir a confiança entre os funcionários em todos os níveis, é importante ter em mente que a confiança não é saber tudo sobre alguém, não é conhecer essa pessoa.

1. A necessidade de ter um propósito

Como se motivar para trabalhar em casa? Essa é a dificuldade que muitas pessoas encontram ao adotar um home office. As empresas são feitas de pessoas, não de um lugar físico. Não é a localização física nem o CNPJ que define uma empresa. Na verdade, as empresas são feitas de pessoas, e para as pessoas trabalharem remotamente ou presencialmente precisam ter propósito e um ambiente de confiança onde possam se expressar livremente, engaje e participe.

Além das obrigações ou metas a serem cumpridas, as pessoas precisam ter uma meta, porque assim elas têm a sensação de que estão fazendo algo, que as pessoas confiam nelas, que são úteis e valorizadas pela empresa. Portanto, a pergunta necessária para gestores e equipes é “Qual é o seu propósito?”. Esse propósito precisa ser entendido e compartilhado entre os colaboradores.

2. Garantia de resultado e produtividade

Ambientes de confiança fornecem colaboração para melhorar a produtividade. Existe algo melhor do que isso? Quando você tem um ambiente de confiança onde as pessoas podem participar e interagir, você tem muitas pessoas integradas. Em um ambiente de confiança, as pessoas podem colaborar facilmente e o resultado final é melhor do que se uma pessoa pensa e outras executam muito mais positivo.

No entanto, os especialistas enfatizam que você precisa ser paciente. A confiança é uma construção de relacionamento, por isso cresce à medida que se desenvolve um ambiente fértil para o compartilhamento e o diálogo. Quanto mais confiança mútua entre os funcionários, mais engajados e engajados todos estão, resultando em um produto melhor e uma cultura corporativa mais agradável para todos.

3. Ações práticas para aumentar a confiança

Boas práticas para líderes e equipes para fomentar um ambiente de confiança e aumentar a produtividade na empresa. Para os líderes, um dos segredos é não querer bancar o herói. Não apenas em momentos desafiadores como a adaptação ao trabalho remoto, mas em todos os momentos, você precisa ser humano e reconhecer suas limitações. Algumas práticas que podem ser tomadas são:

● mostrar vulnerabilidades

● ser sempre transparente

● ter comemorações com sua equipe

● reconhecer o trabalho dos outros

● estabelecer metas desafiadoras e razoáveis ​​para a equipe

Aumente a produtividade

Bem, a única coisa que os gestores precisam fazer é trabalhar sistematicamente para aumentar a produtividade dos funcionários. Para realizar esta tarefa, é importante utilizar diversas ferramentas:

Personalize sua abordagem: algumas pessoas se sentem bem trabalhando em casa, enquanto outras sofrem por causa disso. Enquanto alguns precisam de supervisão, outros ficam simplesmente irritados com a supervisão. Tudo é completamente pessoal, por isso recomendamos ficar de olho nas métricas de produtividade para cada equipe e cada funcionário com ferramentas para medir a produtividade do trabalhador remoto;

Mantenha-se em contato: sentir-se solitário e desconectado de sua equipe é um problema sério, e você deve fazer tudo o que puder para ajudar a resolvê-lo. Videoconferência, telefonemas, chats online – tente tirar o máximo proveito das ferramentas de comunicação que você tem e mantenha contato com seus funcionários;

Ajude a organizar as condições de trabalho: considere fornecer aos trabalhadores remotos o equipamento necessário, por exemplo, um laptop de trabalho. Tente ser flexível com os horários de seus funcionários. Certifique-se de que eles tenham acesso aos recursos de que precisam. Em última análise, basta perguntar aos seus funcionários o que eles precisam e como a empresa pode acomodá-los.

Esqueça os estereótipos negativos do trabalho remoto

Esse é o mais novo estilo de vida e honestamente, não está indo embora tão rápido.No entanto, apesar do aumento da popularidade, essa adaptação não será fácil para todos.

A mudança não acontece da noite para o dia, sabia? E você não pode deixar que seu estilo de vida preferido interfira na produtividade ou no moral de sua equipe. Você precisa dedicar mais tempo e energia à comunicação e aos projetos.

Agende reuniões regulares de acompanhamento com a gerência e seus colegas. Seja mais específico em todas as mídias, atencioso, proativo e confiável. Se você fizer todas essas coisas – em termos de produtividade – parece que você nunca sai do escritório!

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este e não deixe de acessar a plataforma Zoho Workplace para ter acesso às soluções!

Publicações relacionadas