Mitos e verdades sobre intranet social corporativa

Mitos e verdades sobre intranet social corporativa - zoho

Você já ouviu falar em intranet social corporativa? Se já ouviu, porém ainda tem dúvidas, te convido a participar desta leitura!

A intranet não é novidade, mas com o trabalho remoto tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações, essa ferramenta que auxilia, facilita e automatiza os processos nas empresas. Nos dias de hoje, a comunicação corporativa (entre departamentos e externamente com clientes e fornecedores) deve ser muito funcional, dinâmica e eficaz.

É aí que entra a intranet: esforçando-se para unificar e colaborar entre os departamentos, ajudando-os a compartilhar informações importantes em seus respectivos domínios com todas as outras partes da empresa.

À medida que a tecnologia avança, a intranet continua evoluindo, modernizando-se de várias maneiras, para se planejar de forma mais completa e proporcionar mais benefícios aos seus usuários.

Por exemplo, ao entender essa necessidade, a Zoho criou sua própria intranet social corporativa, o Connect, que muito contribuiu e foi a base para a centralização do local de trabalho.

Ainda não sabe o que é uma intranet?

Quer saber quais são seus pontos fortes? No artigo que preparamos, vamos nos aprofundar nesse tópico e entender melhor como o Connect funciona. Leia e confira!

Intranet social corporativa: o que é?

Em primeiro lugar, uma intranet social corporativa é uma rede de computadores privada de uso interno para acesso e utilização exclusiva de uma determinada empresa.

Acessível apenas por funcionários ou colaboradores internos licenciados ou cadastrados na rede, a intranet tem o potencial de transformar a forma como os documentos e materiais são trocados entre as unidades organizacionais.

Também limitado pelo ambiente de trabalho e computador, cadastrados na rede, o software da intranet social corporativa centraliza as informações em um só lugar, o que auxilia no desenvolvimento mais ágil da logística e no cumprimento dos atributos, tarefas e objetivos da organização.

Da mesma forma que a Internet (devido ao protocolo TCP/IP), a intranet também possibilita a troca de mensagens instantâneas, abertura e gerenciamento de fóruns, além de gerenciamento de sites e outros serviços digitais.

Atualmente trabalhando em conjunto, inclusive distribuindo informações entre departamentos diante do crescimento do trabalho remoto, a maioria das intranets modernas pode vir em diferentes tamanhos e formatos, sempre com base nas prioridades do negócio.

Por que investir em intranet?

Promovendo o aumento da produtividade, a implantação da intranet social corporativa pode manter os colaboradores motivados e estimular a socialização entre os colaboradores pela simplicidade dos métodos operacionais.

Portanto, para gerar vantagem competitiva, melhorar a eficiência e obter resultados mais rapidamente, as intranets também visam reduzir custos.

Como forma mais segura e controlada de troca de materiais de referência e conteúdo entre unidades organizacionais, podemos destacar também outros benefícios da intranet, como:

● Diminuição de custos com impressões e ligações;

● Centralização de recursos e setores de trabalho;

● Facilidade de uso da interface;

● Integração com outras plataformas;

● Velocidade de performance;

Diferenças da Intranet, Extranet e Internet

Se você estiver procurando por uma intranet social corporativa, poderá ouvir as palavras “extranet” e “internet” em algum momento da pesquisa. Palavras realmente semelhantes, não?

Essencialmente, as três redes usam a mesma tecnologia e infraestrutura e oferecem serviços muito semelhantes. Diante disso, mesmo com nomenclatura semelhante, suas diferenças podem ser claramente encontradas por suas condições e limitações de uso.

Então, para não confundi-los, veja as seguintes diferenças entre Internet, Intranet e Extranet:

Internet: Disponível publicamente em escala global, a Internet é a maior conexão do mundo virtual para usuários comuns e consumidores comuns.

Intranet: Como já foi mencionado anteriormente, é uma rede restrita que é compartilhada entre as equipes de uma determinada empresa. Basicamente, é possível se dizer que em uma intranet como a versão privada da Internet de uma organização.

Extranet: Capaz de acesso limitado e privado, mas dando um passo adiante, extranets estão disponíveis para mais organizações, publicadas conforme necessário – normalmente incluindo clientes, parceiros e afiliados. Assim, por sua vez, a rede externa pode ser considerada como uma extensão da rede interna.

Intranet Social Corporativa: mitos e verdades

Mito: Não é necessário ter intranet nos dias atuais

Como existem diversas ferramentas de comunicação, muitas pessoas acreditam não ser necessário uma intranet social corporativa, e aí que elas se enganam. Ter uma intranet social corporativa é ideal para centralizar informações importantes da empresa e manter todos na mesma página.

Verdade: Compartilhamento de informações em tempo real

Realmente, com uma intranet social corporativa você pode compartilhar qualquer arquivo em tempo real, e qualquer pessoa que tiver acesso consegue acessar de qualquer dispositivo.

Mito: Preciso ter uma rede própria para ter uma intranet social corporativa

Você não precisa gastar rios de dinheiro com rede própria, ferramentas terceiras dão conta do recado. A Zoho por exemplo, tem ferramentas que ajudam nesse processo e conta com uma plataforma de intranet social corporativa exclusiva que pode ser acessada de qualquer lugar.

Verdade: A intranet ajuda os funcionários a se manterem alinhados aos objetivos da empresa

A comunicação interna é fundamental para qualquer negócio. Tendo isso em mente é extremamente importante que as empresas invistam em ferramentas de comunicação entre os colaboradores.

Vantagens da intranet social corporativa

Compartilhamento fácil: permite que os departamentos colaborem por meio de um único hub moderno disponível em um site na nuvem para troca instantânea de arquivos, informações e notícias, independentemente do horário e local;

Customizado e Dinâmico: Através da criação de sites, formulários, processos e aplicativos customizados, ajuste a funcionalidade, atualização e sincronização dos sistemas de intranet às necessidades de cada projeto e/ou tamanho de equipe;

Mobilidade: disponibilizando acesso a diversos dispositivos (computadores, smartphones e tablets) por meio de aplicativos Zoho Connect;

Notícias em tempo real: o intranet social corporativa também possui um recurso de notícias em sua tela inicial que avisa seus usuários sobre todas as alterações no site cadastrado, maximizando a velocidade do conhecimento coletivo;

Organização: Ter recursos organizacionais avançados, como criar listas, identificar quem é o responsável por cada tarefa e definir prazos, mantém os métodos de trabalho organizados e proporciona continuidade e fluidez da documentação;

Produtividade: Ao centralizar as necessidades da equipe em um ambiente, o SharePoint garante que os funcionários estejam mais envolvidos em suas tarefas, transforma o engajamento por meio da colaboração e garante maior qualidade de entrega.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este. E caso precise de uma ferramenta de intranet social corporativa, acesse o Zoho Workplace e conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas