Confira exemplos de IA na automação de tarefas e entenda seus benefícios

O uso da inteligência artificial (IA) na automação de tarefas é cada vez mais necessário para empresas que querem crescer num mercado competitivo. A tecnologia poupa dinheiro, economiza tempo, gera precisão e evita falhas que poderiam gerar prejuízos nos fluxos.

Além disso, a IA evita que a gestão sobrecarregue os colaboradores com tarefas repetitivas, manuais e exaustivas. Ela permite que você libere a sua equipe para gerar estratégias, inovação e soluções criativas. Confira mais sobre a IA na prática!

Impacto da IA no ambiente de trabalho

O uso de IA no mundo profissional já é uma realidade em diversos setores, muito além do mercado de tecnologia. Surgiram sistemas e plataformas capazes de provocar uma mudança nas atividades diárias da população.

A IA foi capaz de gerar aumento da eficiência, melhorar a produtividade, entregar dados para a tomada de decisões, promover a segurança do trabalho, automatizar tarefas repetitivas e manuais, liberando os colaboradores para que possam se concentrar em demandas estratégicas.

Os processos para gestão acompanharam o avanço, com plataformas digitais para agrupar dados e ajudar no recrutamento, treinamento e avaliações de desempenho da equipe. 

No varejo, a IA, por exemplo, fornece recomendações, ofertas relevantes, segmenta o público-alvo e otimiza as campanhas de marketing. Na manufatura, a IA pode automatizar a montagem e inspeção, identificar defeitos nos produtos e personalizar a produção segundo as necessidades dos clientes.

No setor de serviços, a IA gera eficiência, qualidade e segurança, podendo automatizar até o atendimento ao cliente. Ela também está presente no setor de saúde, facilitando diagnósticos, tratamentos e prevenções, e no setor financeiro, para identificar oportunidades e riscos. A IA também está na agricultura, transporte, energia, educação e diversos outros mercados.

A evolução da inteligência artificial em todo o mundo do trabalho segue uma premissa de que tarefas mais simples podem ser desempenhadas por IA, economizando tempo para que a equipe humana possa focar em tarefas criativas, na análise de questões estratégicas, que dependem de uma visão mais crítica para serem concluídas. 

O estudo da Universidade de Stanford e do MIT (Massachussets Institute of Technology), feito em condições reais, indica um aumento de 14% na produtividade das equipes com o uso de IA generativa. 

Benefícios da automação de tarefas com IA

A inteligência artificial virou tecnologia fundamental para o crescimento de qualquer empresa no mercado atual. Conheça mais sobre os seus benefícios:

Eficiência e produtividade

A automação de tarefas com a inteligência artificial ajuda a aumentar a produtividade da equipe, já que auxilia as empresas a cumprir demandas com agilidade, precisão e eficiência, liberando os colaboradores para as tarefas estratégicas que precisam cumprir. Atividades complexas passam a ser finalizadas com maior qualidade e rapidez. 

Redução de erros

O uso da IA também reduz os erros nas atividades, já que tarefas feitas manualmente acabam resultando em mais falhas. A automação de processos ajuda a programar o cumprimento de demandas, de forma que ocorram com precisão.

Assim, a IA é capaz de reduzir os custos da empresa, evitando prejuízos causados por erros, retrabalhos e gargalos.

Economia de tempo

Também gera otimização do tempo gasto nos processos que antes eram manuais e muito mais demorados. Com a automação, fica mais fácil agendar fluxos, não depender de seres humanos para realizar demandas rápidas e cumprir prazos.

Exemplos práticos de IA na automação de tarefas

Como você viu, a inteligência artificial melhora a automação de tarefas, processos e mais, proporcionando eficiência, precisão e personalização. Entenda o uso da IA na prática:

Chatbots

Os chatbots usam a IA para interagir com os usuários como em uma conversa humana. Com a ajuda da inteligência artificial, eles entendem e respondem às perguntas dos usuários, gerando um atendimento automatizado e personalizado. A IA permite que os chatbots aprendam com as interações, melhorando as suas respostas.

Processamento de documentos

A IA pode processar documentos, fazendo a classificação, extração de informações e indexação. Você pode treinar algoritmos para reconhecer padrões e extrair dados de forma precisa e ágil, sem o trabalho manual, o que economiza tempo e minimiza erros.

Triagem de e-mails

A triagem de e-mails pode ser automatizada com a IA, a partir de algoritmos que analisam o conteúdo, identificam o assunto, a prioridade e a ação necessária. Os e-mails podem ser direcionados para pastas, respondidos ou encaminhados.

Chat corporativo

A inteligência artificial também pode ser aplicada em plataformas de chat corporativo, com assistentes virtuais que podem realizar tarefas como agendar reuniões, fornecer informações ou realizar pesquisas. A IA também pode ajudar na organização de mensagens, sugerindo respostas.

Qual a diferença entre inteligência artificial e automação?

A inteligência artificial é como se chama a capacidade da máquina de imitar a inteligência humana, agindo de forma independente, com base nos dados captados durante a sua programação. A máquina passa a responder perguntas, aprender, resolver problemas, interpretar e tomar decisões.

Os sistemas de IA são capazes de “aprender”, identificar padrões para agir conforme estímulos e responder de uma forma bastante semelhante aos seres humanos. 

No caso da automação de tarefas, as máquinas são usadas para realizar tarefas que seriam feitas manualmente por seres humanos. Os sistemas são programados para a execução de, por exemplo, registro de vendas, envio de e-mails, fabricação e mais.

Na automação, a máquina deve executar ações repetitivas sem qualquer intervenção externa. 

Esses temas estão interligados, já que não dá para falar em automação de tarefas sem falar de IA. Os sistemas precisam ser capazes de trabalhar com dados e identificar padrões para executar as atividades de forma correta. Dessa forma, o papel da inteligência artificial na automação é essencial. 

Conheça a Zia: assistente de IA do Zoho Workplace 

O Zoho Workplace é a suíte de aplicativos de produtividade que você precisa para otimizar a colaboração diária da sua equipe. Você terá, em uma única interface integrada, chat, processador de texto, planilha, e-mail, intranet corporativa, calendário, aplicativo para videoconferência e mais. 

Além disso, você terá a IA para melhorar a eficiência e a automação de tarefas diárias:

1. Zoho Mail

Os recursos de IA do Zoho Mail vão te ajudar a organizar e gerenciar sua caixa de entrada, com recursos como classificação automática de e-mails, sugestões de respostas rápidas e detecção de e-mails que são prioridade.

2. Zoho Writer: 

A IA do Zoho Writer vai te ajudar a melhorar a escrita e a edição de documentos, com correção automática de gramática e ortografia, sugestões de palavras e frases e até mesmo otimização do estilo de escrita.

O Zoho Writer possui até mesmo um recurso integrado de conexão com o ChatGPT!  É importante lembrar que a nossa assistente virtual Zia ainda não tem a função em português.

3. Zoho Sheet

Temos o prazer de anunciar a integração do Zoho Sheet com o ChatGPT! Esse recurso vai te ajudar a simplificar as tarefas diárias nas planilhas, agilizar seu fluxo de trabalho, cumprindo tarefas em conjunto a assistente de IA, Zia.

A Zia é a analista de dados pessoal que vai te acompanhar no Zoho Sheet. O aplicativo possui recursos de IA para interpretar dados, criar gráficos com base nos dados inseridos de forma automática, gerar tabelas dinâmicas e fazer sugestões para otimizar fórmulas e funções.

Evite a necessidade de cálculos manuais! Encontre as fórmulas certas para análise e entenda as fórmulas existentes com a Zia.

4. Zoho Show

O Zoho Show possui funcionalidades de IA que vão te ajudar a criar apresentações mais eficientes, organizadas e atraentes. Também oferece sugestões de design de slides, recomendações de layout e formatação, além de recursos de automação para facilitar a criação de boas apresentações.

5. Zoho Cliq

O Zoho Cliq também tem o Taz, o seu assistente pessoal de trabalho com IA. O Taz funciona como chatbot, envia mensagens automáticas quando é marcado uma reunião, fornece espaço para rabiscar e salvar notas importantes, compartilhar arquivos, imagens e links para que você para referências futuras. O Taz irá enviar notificações para te atualizar sobre tudo!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas