Descubra o que é ataque cibernético e como proteger seu e-mail

Os ataques cibernéticos, também chamados de crimes cibernéticos, ocorrem quando pessoas mal intencionadas aproveitam oportunidades para tirar proveito de outras. Quando a atingida é uma empresa, o prejuízo pode ser gigante.

Para tornar o desafio ainda maior, a natureza dos ataques cibernéticos está em constante evolução. Com a migração dos processos empresariais para a Internet, os invasores criaram novas estratégias para alcançar vulnerabilidades em sistemas.

Eles são capazes de compartilhar dados confidenciais e até transferir fundos para outras contas, causando muitas dores de cabeça, prejudicando a imagem da empresa no mercado e até gerando multas e outras sanções.

Para evitar que esses métodos maliciosos atinjam a sua empresa, comece protegendo uma grande fonte de dados: o seu e-mail. Vamos lá?

O que é um ataque cibernético?  

Como você viu, ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados e bem-sucedidos. Eles representam ações deliberadas de hackers ou criminosos cibernéticos em geral para comprometer sistemas, redes, infraestruturas de tecnologia ou dispositivos.

Essas atividades maliciosas, ao encontrar explorar vulnerabilidades em sistemas, conseguem causar vários tipos de danos, como roubar dados, roubar capital ou ganhar acesso não autorizado a estruturas inteiras.

Com o aumento do trabalho digital, as tentativas de ataques cibernéticos representam um risco ainda mais crítico para as empresas. Se houver qualquer vulnerabilidade de dados na sua organização, é hora de investir em cibersegurança e garantir a sustentabilidade dos negócios.

Quais são os ataques cibernéticos?  

● Phishing: criminosos cibernéticos enviam e-mails que parecem ser de organizações legítimas, mas com links ou anexos maliciosos que podem roubar informações pessoais ou instalar malwares.

    ● Malware é um software malicioso que, depois de baixado, pode propagar códigos para atender às finalidades de pessoas mal intencionadas.

      ● Os ataques DDoS servem para desativar um site ou não disponibilizar redes para usuários legítimos. Os sites ou redes são inundados com tráfego dos invasores até travar.

        ● O ataque de negação de serviço, conhecido como DoS, é quando os hackers sobrecarregam um sistema, rede ou site, causando a paralisação.

          ● No ransomware, o malware criptografa os dados do usuário e exige um pagamento em troca do desbloqueio.

            ● O ataque Man-in-the-Middle (MitM) acontece quando os criminosos interceptam a comunicação entre duas partes para roubar dados.

              ● O ataque de força bruta é uma tentativa de ganhar acesso a um sistema através da repetição de senhas.

                ● A ameaça ao DNS ataca a disponibilidade ou a estabilidade do Sistema de Nomes de Domínio, ou seja, dos nomes para computadores da rede.

                • Botnets são redes de computadores controlados por terceiros (sem o conhecimento do proprietário). Normalmente fazem parte de um ataque de negação de serviço distribuída, envio de Spam, roubo de dados ou malwares.

                Esses são apenas alguns exemplos mais comuns de ameaças cibernéticas. Elas podem ter diversas formas e são executadas, normalmente, com o objetivo de obter ganhos financeiros, políticos, ideológicos ou até mesmo apenas causar caos.

                Dados de ataque cibernético no Brasil  

                Você sabia que, segundo pesquisa, o Brasil sofreu 46 bilhões de ataques cibernéticos apenas no 1° semestre de 2023?

                E há mais: esse percentual é superior ao observado na média global, de 13%, e quase 40% do total dos ataques cibernéticos ocorridos na América Latina.

                O novo relatório da Netscout, empresa especializada em soluções de cibersegurança, revela que o Brasil é líder do ranking de ataques tanto em volume quanto em banda. O estudo mostrou a persistência dos criminosos para encontrar novos métodos de ataque, sendo DNS um dos mais usados.

                Dessa forma, segundo dados do jornal O Globo, o país é o maior alvo de ataques cibernéticos na América Latina - e a segunda nação mais vulnerável no mundo.

                De fato, houve aumento significativo nas tentativas de ataques de hackers no Brasil. Mais do que nunca, a proteção digital é essencial para empresas que querem evitar a vulnerabilidade de dados.

                O cenário é preocupante, e mostra a importância dos investimentos em cibersegurança para garantir a proteção e a própria existência sustentável das empresas.

                Como se proteger de ataques cibernéticos   

                A prevenção contra ataques cibernéticos envolve várias práticas para manter o e-mail seguro. Então, se você quer começar a sua, confira algumas estratégias que devem ser seguidas e compartilhe-as com sua equipe:

                Adote o princípio da confiança zero  

                A metodologia da confiança zero entende que não é mais possível operar da mesma forma várias tarefas diárias que antes pareciam simples. Uma simples solicitação de acesso, que antes parecia tão confiável, deve ser verificada.

                Realize capacitações  

                Treine a sua equipe nas práticas de segurança cibernética, não apenas os profissionais de TI. Todos os colaboradores devem trabalhar juntos para manter a empresa longe de ataques cibernéticos, usando corretamente as ferramentas, protegendo dispositivos e mais.

                Tenha processos padronizados  

                Desenvolva diretrizes para que a equipe saiba atuar no mundo digital, prevenir, detectar e reagir a um ataque. Atualize esses procedimentos com regularidade para evitar vulnerabilidades.

                Use soluções eficientes  

                As soluções de tecnologia escolhidas devem ser eficientes ao resolver problemas de segurança. Além do mais, você deve manter seu sistema operacional e aplicativos de e-mail atualizados garantindo as últimas correções de segurança.

                As tecnologias usadas devem ajudar a proteger a sua base de dados, eliminando lacunas. Além disso, lembre-se:

                ● Não abra anexos ou links suspeitos: se você não conhece o remetente ou se o e-mail parece suspeito, não abra.

                  ● Use senhas fortes e exclusivas, nunca a mesma para várias contas.

                    ● Habilite a autenticação de dois fatores (2FA), que é uma camada extra de segurança.

                      ● Faça a realização regular de backups para manter os dados seguros e atualizados.

                        Entenda mais sobre backups e segurança dos dados em nuvem!

                        Como evitar ataques cibernéticos através do e-mail corporativo   

                        Existem práticas essenciais para se proteger contra ataques cibernéticos, dentre elas, a necessidade de manter sistemas e software atualizados, preparados e seguros. Então, é hora de incluir um sistema de e-mail confiável nas operações da sua empresa

                        Empresas que querem se proteger estão buscando parceiros com soluções abrangentes que garantam a proteção unificada contra as ameaças. Por isso, queremos te apresentar o Zoho Mail!

                        A Zoho fornece o Zoho Mail para milhões de usuários em todo o mundo. Eficiente ao resolver seus problemas de negócios, o e-mail é altamente seguro, protegendo os seus dados, operações e mais.

                        O Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) da Zoho considera a proteção contra os riscos e mitigações de vulnerabilidades das partes interessadas.

                        O Zoho Mail conta com políticas e procedimentos rigorosos que abrangem a segurança, disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados dos clientes, sempre revisando procedimentos para alinhá-los com as normas de segurança cibernética.

                        Além disso, para manter a proteção em dia, o Zoho Mail passa por auditorias internas periódicas, facilita auditorias independentes e avaliações completas da sua segurança. O e-mail é criptografado, com autenticação de dois fatores e mais.

                        Se você quer uma proteção completa contra ataques cibernéticos, conte com as soluções Zoho Workplace! Todos os softwares do Zoho Workplace, incluindo o Zoho Mail, atendem a padrões internacionais de segurança.

                        Comments

                        Deixe um comentário

                        O seu endereço de e-mail não será publicado.

                        O código de idioma do comentário.
                        Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

                        Publicações relacionadas