Resumo do PMBOK: guia da gestão de projetos

A gestão de projetos é essencial para o bom desempenho de empresas em qualquer setor. As técnicas ajudam equipes com prazos, custos, otimização de performance e mais. Para ter embasamento para cada uma dessas estratégias, você precisa do PMBOK.

O PMBOK é uma ferramenta relevante para o sucesso dos negócios, um guia de referências para as melhores práticas em gestão de projetos. Ele padroniza e conceitua os processos e técnicas, norteando o gestor e evitando muitas dores de cabeça.

Quer aproveitar todas as vantagens desse guia para a sua estratégia? Continue a leitura!

O que é PMBOK (Project Management Body of Knowledge)?  

A sigla PMBOK significa Project Management Body of Knowledge, e é um verdadeiro guia com práticas reconhecidas na área de gestão de projetos. Para isso, o PMBOK abrange várias etapas dos processos, fornecendo uma estrutura com termos da área.

O PMBOK inclui conceitos como integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas (stakeholders) dos projetos.

Ele identifica e descreve os processos, além de reconhecer os ciclos de vida dos projetos, as suas fases (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento) e termos padronizados que facilitam a comunicação entre equipes.

O que é PMI?  

Como você viu, o PMBOK é baseado em práticas consolidadas de gerenciamento de projetos. Ele é atualizado periodicamente para mostrar as últimas tendências da área.

O PMBOK é elaborado e publicado pela instituição internacional Project Management Institute (PMI), muito renomada na área, um referencial prático e teórico do guia das fases de um projeto, do início ao fim.

Por isso, o PMBOK serve como um padrão referencial para os profissionais de projetos e é usado inclusive para a certificação Project Management Professional (PMP), oferecida pelo PMI.

Quais os princípios do PMBOK?  

Na sétima edição do PMBOK foram introduzidos 12 princípios, dando liberdade de escolha para que o profissional perceba a melhor abordagem para gerenciar o seu projeto.

Nesses princípios, o PMBOK usa, por exemplo, métodos cascata (tradicional ou modelo Waterfall), formas de gerenciamento de projetos com fases sequenciais, planejamento, custos, escopo e cronograma.

Bem como a Metodologia Ágil, com comportamentos e ferramentas para gestão ágil de projetos. Nesta edição, há grande ênfase em práticas adaptativas.

Os princípios estabelecem o padrão de comportamento que trazem vantagens na gestão de projetos, como confiança, qualidade e credibilidade. São:

  • Administração diligente, respeitosa e atenciosa;

  • Ambiente colaborativo;

  • Envolvimento com as partes interessadas;

  • Enfoque no valor;

  • Reconhecimento, avaliação e reação às interações do sistema;

  • Adaptação ao contexto;

  • Qualidade em processos e entregas;

  • Complexidade;

  • Otimização das respostas aos ricos;

  • Resiliência;

  • Aceitação da mudança para chegar ao que é previsto.

Qual a importância do PMBOK para a área de projetos?  

A relevância do PMBOK cresceu à medida que seu conteúdo foi sendo otimizado. Hoje, ele é a base consistente para a execução de projetos em vários setores. Afinal, ele é produzido pelo PMI, principal autoridade em projetos.

O PMBOK é uma referência e guia com diretrizes gerais que podem ser adaptadas às necessidades específicas de cada projeto e da organização, com informações detalhadas obtidas a partir da experiência e competência dos profissionais do setor em todo o mundo.

Por isso, o guia reúne padrões e teorias reconhecidas internacionalmente, baseados em resultados reais, eficientes, com conceitos fundamentais, padronizando a linguagem da área e as melhores práticas.

Quais são as 10 áreas de conhecimento do PMBOK?  

Como você viu, o PMBOK traz 10 áreas de conhecimento: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Aquisições, Recursos, Comunicação, Gerenciamento de Riscos e Gerenciamento das Partes interessadas. Entenda:

1. Integração  

A integração assegura uma estrutura unificada para que o trabalho seja coordenado para alcançar o objetivo comum. Essa área busca sincronia para que seja possível coordenar as ações, gerenciando possíveis conflitos.

2. Escopo  

O escopo orienta os detalhes para a entrega do resultado. Os profissionais devem especificar o que deve ser realizado, evitando processos desnecessários e desperdícios.

3. Tempo  

O gerenciamento do tempo é a definição de cronogramas, estimativas, estruturas e etapas. Inclui detalhes do planejamento, do desenvolvimento à conclusão, sempre evitando atrasos e fazendo ajustes.

4. Custo  

O orçamento determina os recursos financeiros disponibilizados. Assim, deve apresentar estimativas, avaliar financiamentos e o controle de gastos.

5. Qualidade  

Esse gerenciamento irá mensurar a qualidade do processo para que o resultado esteja de acordo com o escopo. Ele define normas para que tudo saia conforme o planejado.

6. Recursos  

O gerenciamento de recursos integra diversos profissionais desde o início. Cuida dos recursos físicos (materiais, instalações, equipamentos e mais), da equipe e das suas competências para aumentar a eficiência.

7. Comunicação  

Uma boa gestão da comunicação cuida do fluxo de dados, planejamento das informações, coleta, armazenamento, transmissão e monitoramento dessa área.

8. Riscos  

Essa área é responsável por identificar possíveis riscos e elaborar planos de adaptação e respostas, monitorando e controlando para reduzir problemas.

9. Aquisições  

Gerencia a aquisições de insumos, produtos, serviços, equipes e mais, fazendo ainda a gestão de contratos, parcerias, pedidos e fornecedores.

10. Partes interessadas  

Serve para identificar e gerenciar os stakeholders, ou seja, as partes interessadas no projeto. A área entende as suas opiniões, sela compromissos e alinha expectativas.

Edições do PMBOK  

Desde o seu lançamento, o guia teve algumas atualizações, como:

  • PMBOK® 1ª edição, um documento simples e técnico, com a estrutura básica dos processos para o gerenciamento de projetos.

  • PMBOK® 2ª edição, uma estrutura mais completa, com nove áreas: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

  • PMBOK® 3ª edição, uma reestruturação da gestão dos processos, dividida em cinco grupos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento.

  • PMBOK® 4ª edição, com melhorias no conteúdo e na estrutura, mais detalhes e conceitos de gerenciamento de portfólio e de governança de projetos.

  • PMBOK® 5ª edição, com otimizações na gestão de riscos, sustentabilidade e responsabilidade social.

  • PMBOK® 6ª edição, uma estrutura mais flexível e adaptativa, já que diferentes projetos podem requerer abordagens diversas.

  • PMBOK® 7ª edição, com uma inteira reestruturação, inclusão e exclusão de dados.

Benefícios de usar o guia PMBOK em sua gestão de projetos  

Cada edição do PMBOK é um marco na gestão de projetos, porque traz conceitos, práticas atualizadas, novas abordagens e técnicas de referência para obter bons resultados.

A utilização deste guia oferece diversos benefícios. Os processos passam a ser otimizados a partir de uma base sólida e a comunicação dos profissionais é feita com terminologias padronizadas e baseadas em dados.

O projeto é organizado, dividido em etapas de fácil compreensão, implementação e monitoramento a partir de indicadores. A empresa passa a evitar erros ao usar práticas de credibilidade, com gestão integrada, preparação para riscos e otimização contínua.

Gostou das dicas? Se você quer continuar otimizando a sua gestão de projetos, ganhando em flexibilidade, eficiência, agilidade e técnicas comprovadas, precisa aliar o uso do PMBOK ao Zoho Projects!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas