Você sabe quem são seus melhores clientes?

Se você quer saber quem são seus melhores clientese como eles gostam de ser tratados, então não deixe de ler este artigo e faça a melhor abordagem!

Entender quem é o seu cliente é primordial para definir uma estratégia de captação e fidelização eficiente. Afinal, a partir dessa compreensão, é possível traçar melhores estratégias para chegar ao seu público ideal.

É interessante destacar que, de acordo com apesquisa realizada pela PwC, cerca de 89% dos brasileiros veem a experiência do cliente como um fator primordial ao optar por uma marca ou produto. A fim de oferecer uma experiência de qualidade, você precisa saber quem são os seus melhores clientes – e é sobre isso que falaremos a seguir.

Como descobrir o perfil do cliente?

Para saber quem são os seus melhores clientes, é necessário descobrir o seu perfil. Este perfil se refere a um conjunto de comportamentos e características do comprador tido como ideal para a sua empresa.

Descobrir o perfil dos seus clientes é o pontapé inicial para estratégias eficientes. Afinal, a partir dessa análise, você entende de que maneira chegar nos clientes, isto é, como a abordagem pode ser efetiva, a ponto de converter em vendas. Um destaque interessante é que o perfil dos clientes não inclui especificidades deles – você consegue isso apenas com a definição de uma persona: o cliente ideal para o seu negócio.

Por que conhecer os melhores clientes?

Muitas empresas se questionam sobre a importância e os motivos para explorar o conhecimento acerca dos seus melhores clientes. E a resposta é simples: essa é a única forma de saber como lidar com o consumidor.

  • Conhecer o seu público

O primeiro motivo é conhecer o seu público, pois você saberá como a sua marca ajuda os clientes e o que faz com que os consumidores cheguem até ela. Nesse sentido, é importante saber quem é o público a fim de melhorar o seu marketing, oferecer uma boa experiência de compra e otimizar o atendimento ao cliente.

  • Traçar boas estratégias de marketing

Outro motivo para conhecer os seus melhores clientes é conseguir traçar boas estratégias de marketing, por exemplo, utilizando o canal que o seu consumidor prefere, como o Facebook, LinkedIn etc. Além disso, o seu posicionamento nas redes sociais será assertivo, falando diretamente com o cliente.

  • Planejamento de campanha

Com o conhecimento do seu público, as campanhas de marketing serão direcionadas, o que as tornarão efetivas, isto é, convertendo vendas com facilidade. Se você está falando exatamente o que o cliente quer ouvir, ele vai atrás dos seus produtos e serviços.

  • Melhore a sua estratégia de precificação

A precificação de um produto não se resume ao valor a ele imposto. Este custo também leva em consideração o valor que o seu cliente acha acessível e atrativo. Quando você oferece um valor que o seu cliente pode pagar, esta é uma estratégia eficaz.

Como descobrir o perfil dos melhores clientes?

Para saber quem são seus melhores clientes, é preciso observar atentamente o histórico de quem costuma interagir com a sua marca, e como essas pessoas se comportam. Essa é uma análise externa.

Muitas empresas se limitam a essa análise considerando apenas o questionamento de “para que tipo de pessoa eu fiz esse produto”, porém, essa atitude é equivocada. Afinal, você também precisa analisar aquilo que ultrapassa a sua intenção, ou seja, quem realmente adquire os seus produtos.

Essa é uma forma de descobrir os seus clientes. Para essa análise, invista em recursos como formulários web, coleta de feedback e um pós-venda poderoso. Entre em contato com o seu cliente, pois além de conhecê-lo melhor, você vai criar uma relação interessante com ele.

Então, no geral, você deve analisar as principais métricas que se relacionam com os consumidores, como tempo e ciclo de venda, ticket médio, nível de satisfação dos clientes, adimplência de pagamento, recorrência de compras e permanência na base. Com base nessas métricas, você tem diversos pontos de vista para entender o perfil dos seus melhores clientes.

Utilize o CRM para entender os seus melhores clientes

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma estratégia utilizada para gerenciar melhor o seu relacionamento com o cliente. Logo, essa é a melhor forma de compreender qual o perfil dos consumidores que buscam a sua marca.

Se você está em busca de uma ferramenta assim, conte com o Zoho CRM. OZoho CRM é um software online que tem como intuito ajudar a sua empresa a gerenciar as relações com os seus melhores clientes. Por esse motivo, a nossa solução conta com recursos inovadores, como é o caso da automação de marketing, análises, gerenciamento do pipeline de vendas e um assistente de vendas com IA incorporada.

Então, acesse o nosso site e saiba como implementar oZoho CRM no seu negócio. Conheça as nossas soluções e saiba como é possível impulsionar rapidamente as vendas da sua empresa!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas