Follow up de vendas Automatizado

Não há nada pior para um vendedor do que perder um bom lead. Você pode ter tido a experiência de esperar ansiosamente por uma ligação de volta após um telefonema ou reunião. Esperar é ruim, mas a ideia de incomodar potenciais clientes é ainda pior.

O problema é que, ao trabalhar em vendas, você sente que nem sempre pode controlar o processo. Mas graças ao follow up de vendas, é totalmente possível recuperar o controle.

Quando se trata de consumidor, o follow up de vendas é o pilar do bom gerenciamento de leads e isso vai além do envio de e-mails. Hoje é possível saber exatamente onde o seu cliente potencial se encontra no seu funil de vendas e o que é necessário para movê-lo adiante.

Como funciona o follow up de vendas?

A tradução do follow up para português significa “acompanhamento” e tem como foco principal manter o contato com o prospect e clientes em todo o processo da jornada de compra.

Em outras palavras, o follow up de vendas é uma ação para manter um fluxo de contato ativo com o contato “comprador”, podendo acontecer em diversas fases, tanto no pré-venda, como na venda ou no pós-venda.

Deste modo, existem diversas maneiras de fazer follow up de vendas, seja por telefone, e-mail ou mensagem, tanto no primeiro contato com o potencial cliente como no pós-venda.

Resumindo, as ações de follow up de vendas são muitas e por esse motivo, vamos destacar cada uma delas  para  você conhecer e se preparar diante deste assunto.

Pré-vendas

A fase de pré-vendas é a porta de entrada para potenciais clientes no funil de vendas, e um bom pré-vendas prepara uma área segura de informações sobre o prospect antes de fazer o contato inicial. Desta forma, ele terá um grande conhecimento sobre o comprador, dando-lhe a oportunidade de criar uma abordagem mais pessoal e, portanto, uma conexão mais efetiva.

Ainda assim, muitos vendedores iniciantes não estão preparados para entrar em contato com potenciais clientes com antecedência, o que muitas vezes resulta em perda de tempo e dinheiro, pois o contato pode não ter o perfil que sua empresa corresponde.

Vendas

A fase de pré-vendas no follow up de vendas é a porta de entrada para potenciais clientes no funil de vendas, e um bom pré-vendas prepara uma área segura de informações sobre o prospect antes de fazer o contato inicial.

Desta forma, ele terá um grande conhecimento sobre o comprador, dando-lhe a oportunidade de criar uma abordagem mais pessoal e, portanto, uma conexão mais efetiva.

Pós-venda

As estratégias de investimento e pós-venda estão mudando rapidamente e agora são uma parte essencial do processo de fidelização do cliente. Os clientes se sentem respeitados e começam a construir uma relação de confiança.

A importância do pós-venda é muito relevante para os clientes, pois fortalece o vínculo entre comprador e vendedor

Tenha em mente que fechar uma venda não significa que o interesse do cliente na empresa acabou. Ao contrário, após a conclusão da venda, os clientes valorizam muito o relacionamento e o serviço pós-venda.

Por que o follow up de vendas é importante?

Você passou muito tempo trabalhando para mover seus consumidores pelo seu processo qualificatório e sabe como o seu negócio pode realmente ajudá-lo. Mas ao invés de nutrir seus clientes você para e deixa as coisas “acontecerem”.

Esperar que um cliente em potencial volte é uma das maiores fontes de estresse para os vendedores. Você pode aliviar esse estresse com um processo de follow up de vendas confiável.

Com isso, é possível descobrir quais são as inseguranças do cliente em potencial para poder lidar com eles em vez de deixar a oportunidade escapar porque eles não têm certeza se sua solução é certa para eles.

Suas ações demonstram o seu interesse de investimento na sua empresa e no sucesso do cliente. Você pode otimizar todas as etapas do seu processo de vendas e ir mais longe graças a informações extras às quais normalmente não tem acesso.

O follow up de vendas é mais do que apenas verificar como as coisas estão indo. Você pode construir relacionamentos únicos e profundos com futuros clientes. Um follow up de vendas rápido mostra que você se preocupa com os problemas do seu cliente e valoriza o tempo dele.

Como fazer follow up de vendas?

A grande maioria dos vendedores sente que não pode usar mais de um método de comunicação para fazer o follow up de vendas. Ainda assim, é importante levar em consideração que cada cliente é diferente e personalizar o atendimento é uma maneira de demonstrar a sua importância, principalmente na hora do follow up de vendas.

Ou seja, a conexão pode ser alternada entre e-mail, telefonemas ou whatsapp, sempre levando em consideração as preferências e a satisfação do cliente ou prospect. Confira a seguir alguma formas de fazer follow up de vendas:

1. Follow up de vendas por e-mail

O follow up de vendas por e-mail pode ser outra forma de contato que fornece informações, como informar seus prospects sobre algum material que pode te ajudar em algo. O e-mail pode ser usado como um truque ou para reacender a conexão entre compradores e vendedores.

Além disso, e-mails podem ser usados ​​para automatizar cadências para manter os clientes informados sobre eventos e promoções e notificá-los de que você entrará em contato com eles em breve para verificar sua disponibilidade.

2. Follow up de vendas por ligação

Os telefonemas é um dos métodos mais comuns de follow up de vendas, principalmente por ser uma forma ágil de comunicação. Desse modo, a ligação mostra ao comprador que o vendedor tem interesse em vender para ele, pois a conexão é mais direta e a conversa mais rápida, dando ao vendedor a oportunidade de estreitar o relacionamento com o potencial cliente.

Por telefone, as preocupações podem ser abordadas e as propostas aprovadas imediatamente após o recebimento da ligação.

3. Follow up de vendas por Mensagem

Dado o follow up de vendas, não podemos deixar de fora as mensagens, pois elas afetam seus clientes em potencial, principalmente pelo whatsapp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros.

As mensagens podem ajudá-lo a agendar chamadas, confirmar mensagens e enviar lembretes de uso para mostrar aos clientes que você se lembra deles de alguma forma.

Todas essas etapas podem ser automatizadas através de uma única ferramenta: Zoho Bigin. Com a Zoho você consegue controlar todo processo de atendimento ao cliente em uma plataforma completamente intuitiva.

Acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas