Veja como criar calendário de conteúdo

Se você deseja impulsionar a sua estratégia de marketing, a melhor opção é criar um calendário de conteúdo. Para isso, o Zoho Calendar pode te ajudar.

Ao definir uma estratégia de marketing, é importante prezar pela organização e planejamento. E nada melhor do que começar pelo calendário de conteúdo, que guiará toda a trajetória de marketing que a sua equipe precisa seguir.

Inclusive, ter esse calendário não é fundamental apenas para um grupo, mas também quando a pessoa trabalha sozinha. Só porque você trabalha de forma independente não significa que não precisa de planejamento.

No calendário de conteúdo, encontramos todas as informações importantes sobre as suas ideias a fim de alcançar o sucesso esperado. Por isso, veja como criar esse calendário e de que forma o Zoho Calendar será fundamental.

  O que é o calendário de conteúdo?

O primeiro passo para criar um bom calendário de conteúdo é entender o que significa essa ferramenta. Esse calendário reúne, em um só lugar, todo o planejamento de conteúdo que será publicado nas suas mídias sociais, e isso inclui todos os canais de sua preferência.

Isso indica que o calendário é uma fonte de fácil acesso e de confiança para que a sua equipe de marketing possa colocar em prática as estratégias definidas anteriormente. Esse é um recurso interessante também para que você, como freelancer, por exemplo, possa mostrar aos clientes o planejamento.

Este calendário também pode ser chamado de calendário editorial, que costuma ser organizado de forma semanal, mensal ou semestral. Esse período depende das necessidades da sua equipe de marketing.

Seja qual for o período escolhido, um destaque importante é sobre a antecedência da sua produção. O calendário tem como objetivo guiar os passos da sua equipe, e por isso, precisa do máximo de antecedência possível.

Nele, você pode incluir os próximos artigos, planejamento de eventos promocionais, atualizar o conteúdo antigo, atualizar o status de cada estratégia, publicação de vídeos e afins. E essa organização de conteúdos pode ser feita em uma ferramenta como o Zoho Calendar, que você conhecerá mais abaixo.

  Por que elaborar um calendário de conteúdo?

Você deve imaginar que o calendário de conteúdo é útil apenas para o planejamento a longo prazo e com uma certa antecedência. Porém, este não é o único motivo pelo qual você deve investir nessa ferramenta, e veremos mais algumas razões para que esse calendário se torne realidade no seu dia a dia.

Economia tempo: com a organização e antecedência, você tem uma visão mais ampla sobre como serão organizados os próximos passos da sua estratégia de marketing. Com essa economia de tempo, é possível ter mais ideias criativas e trabalhar em cima delas.

Diminuir erros: um dos principais erros no planejamento de conteúdo é a repetição de algo que já foi dito. Contudo, o calendário evita isso com facilidade, pois, diante de alguma dúvida, basta conferir os meses passados e ver se já foi trabalhado algum conteúdo sobre o tema em questão.

Torna mais fácil a colaboração em equipe: com o calendário editorial, você e toda a sua equipe podem colaborar de maneira mais fácil. Todos terão a mesma visão sobre o que será feito nesta semana, mês ou semestre. Assim, não é necessário falar com algum colega para saber as próximas atividades, o que otimiza o tempo.

Incentiva a publicação contínua de conteúdos: já que os próximos conteúdos estão organizados, isso incentiva a continuidade de publicação, atraindo mais público. Isso gera engajamento para a conta das suas mídias sociais.

Identifica as principais áreas de melhoria: o calendário de conteúdo é um excelente recurso para realizar testes A/B, experimentando diferentes tipos de posts e melhores horários para fazer isso. Ou seja, na prática é um teste para entender o que funciona ou não.

Aumenta a criatividade: por fim, o calendário editorial estimula a criatividade e permite que você dedique mais tempo para as suas ideias. A criatividade é um elemento primordial na hora de definir uma estratégia de marketing.

  Principais elementos encontrados em um calendário de conteúdo

Em um calendário editorial, você pode encontrar os mais diversos elementos, porém, algumas opções são mais comuns, como o título, o tipo de conteúdo, seção ou editoriais, fase de compra, data de edição, data de publicação, quem será o responsável pelo conteúdo e o autor.

Além disso, é de suma importância incluir o acompanhamento do progresso de produção, o canal de destino e estratégia promocional. Outros elementos que podem estar presentes no seu calendário são ideias para futuros conteúdos, geo-targeting, campanha, arquivo e definir se o tráfego é pago ou orgânico.

Para que esse calendário seja eficiente, é necessário contar com uma ferramenta tecnológica completa, como o Zoho Calendar.

  O que é o Zoho Calendar e como ele pode ajudar a minha empresa?

O Zoho Calendar é um calendário de negócios virtual que torna mais fácil a criação da programação de uma equipe. Por isso, ele pode ser usado para manter o controle da agenda de conteúdos e compartilhar calendários com os colegas, a fim de que todos fiquem em sintonia.

Com essa ferramenta, é possível criar calendários públicos ou de grupo visando colaborar com sua equipe em um planejamento de marketing, por exemplo. Um dos recursos presentes na plataforma é incorporar seu calendário virtual a fim de que todos consigam ver ou compartilhar a URL privada do calendário para pessoas restritas.

E um diferencial interessante é que você pode agendar os seus compromissos e gerencie eventos a qualquer momento, com o uso da versão móvel do Zoho Calendar.

Acesse o nosso site e conheça as principais soluções para a sua empresa.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas