Futuro do Trabalho: sua empresa precisa estar preparada

Futuro do Trabalho: sua empresa precisa estar preparada - Zoho

As transformações ocorrem a todo o momento, o que inclui a previsão do Futuro do Trabalho. E, por isso, é preciso preparar a sua empresa para isso.

O futuro do trabalho é uma preocupação muito comum para aqueles que pretendem traçar uma rota de lucro para a sua empresa com o passar dos anos. Com a evolução de diversos termos e conceitos, o trabalho é um deles, e de fato assusta os negócios com a possibilidade de mudanças no modelo atual.

Flexibilidade, criatividade e adaptação são apenas algumas das palavras previstas para serem usadas no contexto profissional no Futuro do Trabalho. Inclusive, essa é uma tendência que está presente em muitas empresas.

Nesse sentido, é interessante ver que as empresas já começaram a sua corrida contra o tempo a fim de se destacarem em relação à concorrência. Por isso, a maioria dos negócios procuram se adaptar a essa realidade o quanto antes.

Se você está interessado em entender melhor sobre o assunto e adaptar a cultura da sua empresa, continue a leitura.

Quais são as principais expectativas para o Futuro do Trabalho?

O cenário que envolve o futuro do trabalho e da nossa sociedade vem sendo discutido há um certo tempo, em especial nos filmes, séries, e até nos desenhos animados. Por conta disso, a maioria das pessoas imaginam que o destino do ramo empresarial está dominado por robôs e os humanos sofrerão com a alta taxa de desemprego.

A expectativa é que os robôs e máquinas no geral ocupem um lugar significativo, de fato, porém, não são os empregos que vão deixar de existir, e sim as tarefas que serão adaptadas. Dessa forma, afirma-se que a probabilidade de dividirmos o espaço com a tecnologia é muito alta.

Quase todas as profissões possuem ocupações que podem se adaptar para a automatização. Nessa nova realidade, é necessário enxergar as máquinas como nossos verdadeiros assistentes nos processos de tomada de decisões. Isto é, o futuro do trabalho envolve o ato de firmar uma parceria com as máquinas.

Principais mudanças no futuro do trabalho

Apesar de a automação ser vista como um elemento primordial para empresas em que as funções tenham tarefas repetitivas e um grande volume de dados para análise, ainda existem áreas em que a interação humana é crucial.

Por esse motivo, a inteligência emocional do ser humano não deve ser descartada, tendo em vista a necessidade de interpretar e lidar com os dados coletados. Destaca-se que a inteligência artificial é capaz de gerar relatórios no geral, porém, ainda não consegue interagir com clientes e demais tipos de consumidores da mesma maneira que uma pessoa.

Além disso, vemos que a criatividade, empatia, e demais comportamentos humanos são insubstituíveis. Outro fator que merece destaque é o aumento da expectativa de vida, que tende a aumentar a demanda de profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de saúde e afins.

Tendências para o futuro do trabalho nos próximos anos

Com o passar do tempo, o mundo corporativo acompanhou algumas das evoluções tecnológicas e as mudanças sociais, tais como a globalização, envelhecimento da população e mudanças climáticas. Esse conjunto de fatores estão fazendo com que certas profissões sejam criadas e outras extintas.

Contudo, as tendências para os próximos anos não se limitam somente às novas carreiras. O perfil do colaborador e a forma de se trabalhar também estão mudando. Trouxemos a seguir algumas das principais tendências para o futuro do trabalho nos próximos anos.

Ambientes remotos e home office produtivo

O trabalho remoto já é, na verdade, uma realidade em muitas empresas hoje em dia. Para determinadas funções, os escritórios convencionais estão deixando de existir, ao menos esse modelo tradicional, e dando lugar aos espaços virtuais, em especial, em atividades que exigem a criatividade dos profissionais.

Um elemento que chama a atenção nessa modalidade é que a formação das equipes remotas faz com que os profissionais distantes, do ponto de vista físico, se unam em escritórios virtuais.

Conhecimento através do EAD

O modelo de aprendizado online permite que os colaboradores adquiram competências no conforto de suas casas. Inclusive, a tendência é que a equipe se qualifique em menos tempo e consiga investir em diversos cursos ao mesmo tempo.

Capacidade de autogestão

A autogestão é uma das principais tendências para o futuro do trabalho. De acordo com a linha de um trabalho mais livre, isso indica uma menor probabilidade de haver controle rígido no que se refere ao desempenho. Isso porque o mundo corporativo está seguindo para uma estrutura com menos hierarquia e mais colaborativa.

Trabalhar por um propósito

O salário já não é mais um dos principais fatores de retenção de talentos e a tendência é que isso ganhe mais força. Isso indica que será dever do empregador buscar um propósito para que o profissional integre a sua empresa. O engajamento das equipes deve ocorrer com base em uma causa, e não por um valor.

Conte com o Zoho Workplace para o futuro do trabalho da sua empresa

O Zoho Workplace permite que você trabalhe remotamente, trazendo todas as ferramentas necessárias para uma execução de qualidade e eficaz. Com a plataforma é possível trabalhar de casa e sem nenhuma dificuldade.

Isso porque o Zoho Workplace une em um único app diversos recursos de comunicação, a exemplo do Cliq, Mail, Meeting e demais ferramentas a fim de contribuir para a colaboração de toda a equipe.

Por esse motivo, o investimento no Workplace Zoho significa que os seus funcionários se tornarão mais produtivos e eficientes independentemente do local que estejam. Assim, vemos que o Workplace da Zoho é a solução ideal para empresas que prezam pelo futuro do trabalho em seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas