Como melhorar a gestão corporativa: confira as ferramentas ideais

Para que um negócio obtenha sucesso, seja qual for o seu porte ou segmento de atuação, é necessário ter uma boa gestão corporativa por trás. Essa gestão traz mais eficiência e produtividade no ambiente de trabalho.

Mas, você sabe como é possível melhorar a sua gestão corporativa? Uma boa forma de fazer isso é através das ferramentas Zoho! Continue a leitura e entenda mais sobre os pilares, ferramentas e práticas essenciais.

O que é gestão corporativa?

Primeiro, você deve entender o que é a gestão corporativa, que pode ser entendida como uma série de tarefas e atividades aplicadas no dia a dia. 

Assim, a intenção dessa gestão é promover um trabalho em equipe, produtivo e visando os melhores resultados. Ou seja, essa gestão se baseia na definição de “quem” faz “o que” até chegar “onde”.

A gestão corporativa é uma parte fundamental para modelar o formato de trabalho em uma empresa. Isso porque essa gestão mostra de que forma os processos podem ser integrados e traz as principais atividades a serem conduzidas no ambiente de trabalho.

No entanto, sabemos que a gestão corporativa pode não ser simples de se colocar em prática. Por isso, ter recursos que melhorem essa gestão é fundamental.

Diferença entre gestão e governança corporativa

A governança corporativa e a gestão empresarial são uma tendência global entre as empresas que desejam potencializar a sua produtividade e conseguir bons resultados.

A gestão empresarial é o processo de tomada de decisões dentro de uma organização. Ela é responsável pelo planejamento, execução e monitoramento das atividades de acordo com o planejado. 

Enquanto a gestão é feita pelos gestores, a governança é responsabilidade dos executivos. A gestão conduz os processos de uma atividade, já a governança analisa a satisfação dos clientes, verifica indicadores e atua sobre as ações da gestão.

A governança corporativa inclui o conjunto de regras e práticas para garantir que a empresa cumpra seus deveres e atenda aos interesses dos envolvidos.

Ela é um sistema a partir do qual as empresas são dirigidas e monitoradas, envolvendo a relação entre sócios, a administração, a diretoria, os órgãos fiscalizadores e outras partes.

As boas práticas de governança corporativa incluem orientações objetivas que contribuem para a qualidade da gestão. 

Quais os pilares da gestão corporativa? 

Uma boa gestão corporativa ocorre com uma boa relação entre administradores, gestores e sócios. Conheça um pouco sobre alguns dos pilares para essa boa relação:

Regras

São as normas estabelecidas para organizar e estruturar a empresa. São as limitações de conduta dos gestores para a tomada de decisões.

Transparência

As informações devem estar disponíveis para as partes interessadas, inclusive além do controle financeiro, mas sobre a própria gestão do negócio.  

Auditoria

Para verificar se as regras estão sendo cumpridas, devem acontecer auditorias. Assim, são monitoradas as atividades dos componentes da empresa.

Equidade

Deve existir o tratamento justo e imparcial de todos os stakeholders, considerando seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Restrição de autonomia

A restrição de autonomia é o que limita as ações dos gestores, definindo os seus deveres e direitos, conforme as regulamentações.

Prestação de contas 

As contas devem ser prestadas de forma clara, objetiva e compreensível. 

Responsabilidade corporativa

Os gestores devem zelar pelo crescimento da empresa, não tendo ações de impacto negativo e aumentando os bons resultados. 

5 formas de melhorar a gestão corporativa na sua empresa

Se você acredita que a sua gestão corporativa está precisando de uma certa atenção e mudança, confira algumas formas de otimização: 

1. Treine a sua equipe

Você precisa ter ao seu lado uma equipe devidamente capacitada para exercer as suas funções. Logo, o primeiro passo para melhorar a sua gestão corporativa é investir em treinamento para os colaboradores. 

A sua equipe deve saber como executar, da maneira correta, as atividades que são repassadas.

Por esse motivo, invista em ações capazes de gerar valor para a equipe, como treinamentos, workshops, eventos e congressos dentro da empresa. Além de capacitar sua equipe, você perceberá que os colaboradores vão se sentir mais preparados.

Isso pode acontecer de modo presencial ou virtual – depende do modelo de trabalho adotado.

2. Utilize ferramentas modernas

Nada melhor do que ter no trabalho ferramentas modernas para promover uma melhor gestão corporativa. Você deve investir em recursos tecnológicos que ajudam, por exemplo, na comunicação interna da sua equipe. 

Sem isso, os colaboradores podem sentir dificuldade para compartilhar ideias e informações.

Um exemplo é a criação de uma intranet corporativa. Essa intranet é como uma rede social própria das empresas. Na intranet, apenas os colaboradores (ou quem você quiser) podem participar, acompanhando a evolução e desenvolvimento do negócio.

Para criar uma intranet para sua empresa, conte com o Zoho Connect

Ele é um aplicativo de comunicação que promove a criação de uma intranet moderna. Assim, é possível compartilhar soluções, promover o trabalho em equipe e produtividade dos colaboradores. 

Nele, você encontra feeds (como das redes sociais, mas voltado para o trabalho), town halls meeting (reuniões ou eventos para conversas abertas entre os colaboradores e a presidência da empresa) e recursos de pesquisa interna (como formulários) e muito mais.

3. Defina objetivos e metas com prazos

Em uma gestão corporativa de qualidade, é necessário alinhar e definir metas e objetivos. Além disso, você precisa estabelecer um prazo para que isso seja cumprido. 

Caso contrário, você não sabe onde quer chegar, quando e de que maneira as tarefas devem ser executadas. Um exemplo de meta com prazo a seguir é “converter 50 vendas em 2 meses”.

4. Práticas de incentivo e valorização da equipe

Você precisa colocar em prática hábitos de valorização e incentivo para a sua equipe. O simples fato do time gostar de trabalhar na empresa já agrega diversos benefícios, como diminuir a rotatividade de colaboradores e alcançar resultados positivos em menos tempo. 

Uma equipe engajada faz toda a diferença no seu negócio!

Alguns exemplos dessas práticas são estratégias de brinde e premiação. Uma ideia é lançar, por exemplo, uma campanha de premiação ou entrega de brindes para o colaborador que mais se dedicou no mês. 

É necessário que esses prêmios sejam, de fato, úteis e relevantes para o colaborador.

5. Promova eventos corporativos

Promova eventos na sua empresa com o intuito de discutir sobre o dia a dia no trabalho, e não apenas para treinar os seus colaboradores. Esses eventos são interessantes para gerar networking, motivar os funcionários e apoiar o trabalho dos departamentos.

Esses eventos podem ser presenciais ou virtuais. Caso sejam virtuais, você precisa de uma plataforma que promova uma chamada segura e de qualidade. O Zoho Meeting, uma plataforma de conferência para reuniões online seguras e webinars, é o ideal.

Com o Zoho Meeting, você pode fazer reuniões por vídeo, compartilhar sua tela, gravar as reuniões e proteger a videoconferência. Esse recurso também permite que você transmita o webinar de vídeo e personalize formulários. É a melhor solução para a sua empresa.

Benefícios de uma boa governança corporativa

Com um bom sistema de gestão corporativa, você alcança diversas vantagens:

Prevenção de conflitos

Os seus interesses entre equipe e gestores são alinhados com maior eficiência, mantendo boas práticas administrativas, prevenindo erros, prejuízos e violações legais.

Melhora da reputação do negócio

Quando a empresa é gerida corporativamente, ela acaba sendo valorizada, pois transmite maior segurança, força competitiva e clareza, de forma interna e externa.

Mais investidores

Com a boa imagem no mercado, a organização com certeza irá atrair mais investidores.

Valorização no mercado

Com todos esses benefícios, será fácil alcançar maior valorização da marca, que irá se destacar em relação à concorrência.

Compliance

Compliance é o conjunto de ações na empresa para cumprir leis e regulamentos internos e externos. Com uma boa gestão corporativa, fica bem fácil garantir essa integridade.

Como o Zoho Workplace otimiza sua gestão

A sua empresa precisa de uma plataforma que reúna todas as ferramentas necessárias para o trabalho da gestão corporativa. A solução é o Zoho Workplace, ideal para empresas que usam a tecnologia para trabalhar e precisam garantir eficiência.

 O Zoho Workplace é uma plataforma que centraliza todos os recursos de um escritório, promovendo um trabalho em equipe produtivo e integrado.

Ou seja, com o Zoho Workplace, você pode utilizar o Zoho Connect e o Zoho Meeting, citados acima, e mais uma variedade enorme de ferramentas, como:

● Zoho Mail: o e-mail corporativo seguro e estável.

● Zoho Cliq: plataforma que permite a troca de mensagens instantâneas.

● Zoho Show: crie slides interativos e profissionais para treinamentos e apresentações.

● Zoho Sheet: elabore planilhas automatizadas, além de tabelas dinâmicas.

● Zoho Writer: o processador de textos que pode promover a edição colaborativa de documentos.

● Zoho WorkDrive: centralize arquivos e documentos, garantindo acessibilidade e organização para a equipe.

O  Zoho Workplace é a melhor solução para tornar sua gestão corporativa mais eficiente! Em pouco tempo, a sua equipe verá ótimos resultados.

Acesse o nosso site oficial e saiba como podemos ajudar o seu negócio.

O Workplace é o seu pacote de escritório integrado. Conheça os 8 aplicativos incluídos na plataforma e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Clique aqui e acesse o Guia Rápido.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas