Evite os 8 principais erros no planejamento de projetos

O bom planejamento de projetos é a base para qualquer lançamento de produtos, expansão, nova campanha e diversas outras mudanças pelas quais uma empresa precisa passar para crescer. 

Afinal, para que o sucesso aconteça, é necessário que o time esteja devidamente preparado. Isso porque planejar um projeto é essencial para que ele comece bem, cumpra prazos e metas, e seja executado pelo melhor caminho - aquele com ótimos resultados.

Aqui, você vai conhecer as informações mais relevantes sobre planejamento de projetos, e como evitar os 8 erros mais comuns dessa prática. Boa leitura!

Qual é o objetivo do planejamento de projetos?

O planejamento de projetos é um compilado de práticas com o objetivo de detalhar o que é necessário para que um projeto saia do papel. O planejamento prevê como o projeto deve ser feito do início ao fim, em cada uma das suas etapas.

Ele é o ponto de partida, pois explica os dados necessários para que as metas do projeto se cumpram, incluindo no relatório os stakeholders (partes envolvidas, como equipe, cliente, investidores e mais), os objetivos, riscos, as medidas preventivas, o escopo, prazos, orçamento e mais.

Afinal, você sabia que apenas 3 em cada 10 projetos alcançam o sucesso? 

O documento será usado justamente como referência durante toda a execução do projeto para que ele seja feito da forma correta e consiga resultados otimizados.

Por fim, o objetivo do planejamento de projetos é estabelecer a estratégia e o roteiro para alcançar o sucesso, fornecendo uma base sólida para que as mudanças sejam gerenciadas com eficiência.

A equipe também será capaz de estimar recursos (humanos, financeiros, materiais e mais), distribuir responsabilidades, facilitar o monitoramento e controlar a execução para que ela permaneça dentro dos prazos e não desperdice recursos.

8 erros no planejamento de projetos que você deve evitar

Dentro de um planejamento de projetos, existem vários erros comuns que costumam ocorrer e prejudicam os resultados. Por isso, você deve tomar todos os cuidados para evitá-los. Conheça alguns dos principais:

1. Falta de definição clara dos objetivos 

A falta de definição clara dos objetivos em um planejamento de projetos é um dos principais problemas que podem afetar negativamente os resultados. 

Os objetivos precisam ser definidos de forma clara e específica, ou o projeto pode perder o foco e o sucesso pode não ser alcançado. As metas devem ser comunicadas para toda a equipe, não apenas à gestão.

Quando os objetivos não são adequadamente definidos, a estrutura do projeto fica comprometida, e pode ocorrer desalinhamento de esforços, dificuldades de priorização e monitoramento, expectativas frustradas e riscos de desperdícios de recursos. 

2. Escopo mal definido

Um escopo mal definido faz com que todos os direcionamentos sejam errôneos, gerando mudanças constantes do projeto, atrasos, prejuízos e outros problemas. Afinal, a definição do escopo é uma das etapas mais essenciais de um projeto.

O escopo é o que contém todo o trabalho necessário para realizar o projeto, as diretrizes importantes, o cronograma, critérios de avaliação, prioridades, atribuição de tarefas e mais. 

Ele deve reunir as características que produto final precisa ter, quais são as expectativas para o alinhamento do que é produzido, além do detalhamento do trabalho e dos recursos necessários para chegar lá.

3. Estimativas incorretas de tempo e recursos 

Você deve implementar uma análise precisa de tempo e recursos necessários para concluir as atividades do projeto, incluindo colaboradores, equipamentos, insumos, tecnologias e mais. 

Estimativas devem ser feitas com máxima precisão, pois irão guiar a equipe. Quando incorretas, podem levar a atrasos, falta de insumos, uso inadequado dos recursos, orçamentos excedidos, insatisfação e falhas na entrega. 

Colete dados anteriores para basear as suas estimativas, envolva profissionais especialistas no projeto estudado e aproveite a tecnologia para otimizar a precisão dos seus cálculos.

Conte com todos os fatores e riscos que podem afetar o seu cronograma, mantenha margens de contingência e, sempre que preciso, revise e ajuste os seus resultados.

4. Má gestão de riscos

Riscos não podem ser subestimados ou as consequências podem prejudicar permanentemente a empresa. Então, identifique os cenários em potencial e construa estratégias de mitigação.

A má gestão de riscos faz com que problemas encontrem a sua empresa despreparada, sem treinamento para lidar com os desafios, gerando atrasos, custos adicionais, paralisações, prejuízos à qualidade, atrasos, dificuldades para satisfazer o cliente e os stakeholders e mais.

Você conhece a funcionalidade Acompanhamento de problemas do Zoho Projects? Com ela, você poderá fazer o acompanhamento de problemas no fluxo de trabalho com facilidade!

5. Comunicação inadequada no planejamento de projetos

A comunicação clara e eficaz das partes interessadas do projeto evita mal-entendidos, expectativas não atendidas, prejuízos e problemas. Por isso, defina bem os canais de comunicação usados pela sua equipe e garanta que as informações relevantes estejam claras.

Afinal, problemas de comunicação são alguns dos grandes responsáveis pelo fracasso das atividades internas de empresas. Então, invista na comunicação clara, em um canal próprio, de preferência com o uso de um software adequado para acompanhar atualizações.

Ninguém deve ficar desatualizado ou mal informado, para que não ocorram conflitos. 

6. Falta de acompanhamento e controle

O acompanhamento do projeto deve ser regular. Ele é essencial para identificar e corrigir desvios em relação ao plano original. A falta desse controle pode gerar inúmeros problemas, desperdícios e falhas.

O monitoramento e controle adequados garantem que o projeto esteja progredindo conforme o planejado, sem problemas no cronograma, no orçamento ou na qualidade das entregas, por exemplo. 

Sem o acompanhamento, os gestores podem se sentir incapazes de tomar as ações necessárias diante dos problemas, além de responsabilizar quem de fato cometeu o erro. Esses problemas podem gerar a insatisfação e a perda de confiança entre membros da equipe.

7. Falta de flexibilidade no planejamento de projetos

A falta de flexibilidade é prejudicial, especialmente em projetos complexos e sujeitos a incertezas.

Por vezes, os planos podem e devem ser ajustados devido a mudanças nos cenários, principalmente diante do mercado acelerado. A falta de flexibilidade em um projeto pode tornar impossível contornar certos desafios ou sequer evoluir.

A rigidez excessiva impede a adaptação às mudanças inevitáveis e imprevistas, sejam no escopo, na alocação de recursos, no mercado, no comportamento do cliente ou dos stakeholders, por exemplo.

O resultado é resistência, atrasos, ineficiência, aumento de riscos, recursos mal distribuídos, gargalos e vários outros problemas.

8. Subestimar a importância da equipe

A equipe deve ser bem qualificada, engajada e motivada para o sucesso do projeto. Subestimar essa importância e não fornecer o treinamento e o suporte necessários pode resultar em baixa produtividade.

Esse é um erro comum, mas o impacto negativo é grande. A equipe é o recurso que mantém o projeto em andamento, e o seu comprometimento e competência são cruciais para que a empresa atinja os objetivos.

Metas inatingíveis, por exemplo, geram frustração, ainda mais se os colaboradores não possuem os equipamentos e as competências adequadas. Sem a valorização necessária, o engajamento e a motivação irão diminuir, afetando o desempenho. 

Nesse tópico, como solução, entram a boa comunicação, retenção de talentos, o envolvimento da equipe desde o início do planejamento, a capacitação, o reconhecimento e recompensa ao bom trabalho, e mais.

Dicas para fazer um planejamento de projetos eficiente

Finalmente, vamos à prática para montar um planejamento de projetos eficiente:

Compreenda os requisitos do projeto

Tanto a gestão quanto a equipe devem ter uma compreensão clara de todos os requisitos do projeto. As suas metas e objetivos, as expectativas, os recursos disponíveis, o orçamento, quem são os stakeholders, quais as necessidades dos clientes, quais os requisitos técnicos, restrições, indicadores de desempenho, possíveis crises e como lidar com os cenários. 

Estabeleça metas claras e mensuráveis

Use metas SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Elas devem estar alinhadas com os reais objetivos da empresa e devem ser acompanhadas ao longo do tempo.

Saiba como definir metas e objetivos claros para o seu projeto!

Defina uma equipe de projeto competente

Você precisa garantir uma equipe qualificada e adequada para o seu projeto. Então, além de considerar as habilidades técnicas necessárias e a experiência dos membros, você deve investir em treinar, capacitar e motivar os envolvidos. 

Promova a colaboração, entregue os equipamentos necessários para o trabalho e crie um plano de benefícios para motivar os talentos que demonstram bons resultados.

Quebre o projeto em fases e marcos

Divida o projeto em fases menores e etapas, para que fique mais fácil o monitoramento, a revisão e a sensação de dever cumprido. Defina marcos para acompanhar o progresso, ajudando a manter o projeto organizado e permitindo uma melhor gestão de prazos e do orçamento.

Estime recursos e prazos adequadamente

Realize uma estimativa realista dos recursos necessários para que o projeto seja concretizado; isso significa estimar insumos, equipamentos e colaboradores, claro, mas também o tempo, o orçamento e as habilidades da equipe. Considere a complexidade das tarefas e avalie quais são os fatores que podem afetar o cumprimento dos prazos.

Utilize metodologias ágeis, se aplicável

Considere a adoção de metodologias ágeis, como Gantt ou Kanban, para que todo o gerenciamento do projeto ocorra de forma precisa, visualizável e fluida. Isso pode ajudar a lidar com mudanças e adaptações, além de permitir uma entrega mais rápida e eficiente.

Identifique e gerencie riscos

É preciso ter em mente os riscos potenciais que possam afetar o sucesso do projeto, afinal, o cenário pode mudar muitas vezes. Desenvolva planos de mitigação para cada possibilidade, e esteja preparado para lidar com problemas à medida que eles surgirem, adaptando o planejamento de projetos se necessário.

Estabeleça uma comunicação eficiente

A comunicação clara e aberta é essencial para que o projeto caminhe, como você já sabe. Essa colaboração deve incluir todas as partes interessadas envolvidas no projeto, desde os colaboradores até gestores e demais stakeholders. 

Garanta a ajuda da tecnologia para que a comunicação seja regular, transparente e efetiva. 

Acompanhe o progresso e faça ajustes

O monitoramento é essencial para garantir que cada etapa ocorra como o previsto. Então, acompanhe regularmente o progresso do projeto em relação ao planejado. 

Realize reuniões ao fim de cada etapa, faça revisões periódicas, observe os indicadores de desempenho, identifique possíveis desvios e faça ajustes conforme necessário.

Promova o aprendizado e a melhoria contínua

Ao final do projeto, faça uma revisão, note pontos fortes e áreas de melhoria. Use as lições aprendidas para otimizar os futuros planejamentos de projetos e a execução desses planos.

Faça o planejamento do seu projeto com Zoho Projects

O Zoho Projects pode te ajudar em tudo isso e muito mais! Ele é uma plataforma de planejamento e gerenciamento de projetos totalmente baseada em nuvem, com inúmeros recursos para que a colaboração e trabalho diários da sua equipe sejam bem-sucedidos.

Com o Zoho Projects, você facilita a comunicação e a colaboração da equipe, permite o bate-papo em tempo real, define marcos e prazos, aproveita um calendário integrado e utiliza os benefícios dos gráficos de Gantt quanto do método Kanban. 

Acompanhar o progresso das tarefas nunca foi tão fácil, já que você poderá receber notificações sobre atualizações e conclusões em tempo real. O controle de tempo e despesas será facilitado e acompanhado, com relatórios personalizados e painéis de controle.

Tudo isso é feito com total segurança, versatilidade, várias possibilidades de integração e compatibilidade com dispositivos móveis. Conheça mais sobre o Zoho Projects e impulsione o seu planejamento de projetos!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas