Como definir os OKRs de marketing para 2024

Como definir os OKRs de marketing para 2024


Ao trabalhar com marketing, você provavelmente ouviu falar da importância de ter OKRs: objetivos para guiar a equipe em direção aos resultados esperados.

O post de hoje vai ser um verdadeiro guia para te ajudar a definir e aplicar bem os OKRs de Marketing, contribuindo para aumentar os números que importam para a sua empresa, desde captar leads até a reputação da marca.

Então, descubra a seguir o que é OKR, como a metodologia pode te ajudar e dicas para implementar. Boa leitura!

O que são OKRs?

A sigla OKR significa Objectives and Key Results em inglês e, em português, Objetivos e Resultados-Chave.

No caso, os Objetivos, representados pela letra O, são o que a empresa deseja alcançar em um período; já os Key Results (as letras KR) são métricas quantitativas e mensuráveis para guiar a equipe até o alcance dos objetivos.

Trata-se de uma metodologia criada na década de 70 e bastante usada para definir e acompanhar metas de forma eficiente, simples e flexível nas empresas do Vale do Silício.

No Marketing e nas vendas, os OKRs ajudam a gerar objetivos alcançáveis, mensuráveis, e trabalhar para alcançá-los.

Os objetivos podem ser variados: melhorar taxas, aumentar o tráfego, otimizar performances de campanhas, fortalecer a imagem da empresa, captar leads e mais.
Com OKRs, fica mais fácil priorizar o trabalho que realmente importa para o marketing, ganhando uma direção clara, o que evita prejuízos e atrasos com estratégias que não irão gerar valor.

Isso cria um senso de propósito, em um alinhamento estratégico de marketing mais transparente para alcançar resultados.

Os OKRs também ajudam a manter o foco na entrega de valor para o cliente, aumentando a produtividade, com constante monitoramento e ajuste para evitar que hajam insatisfações por parte do público-alvo.

Com objetivos mais claros, é natural que a empresa consiga aumentar também o engajamento da equipe. Os colaboradores podem construir um plano de ação preciso para geração de demanda.

Ainda não tem OKRs para 2024? Saiba como criar o seu planejamento de marketing para este ano!

Marketing Plus

O que analisar antes de escolher os OKRs de marketing

OKR é uma técnica que ajuda as organizações a definir as suas metas e a medir o progresso. Entenda como escolher os OKRs de Marketing para a empresa:

1. Metas de Negócios

Entenda as metas gerais de negócios da empresa. Afinal, os OKRs de marketing devem apoiar essas metas. Por exemplo, se a empresa quer aumentar a receita em 25%, um OKR de marketing pode ser captar mais leads qualificados em 50%

2. Desempenho Passado

Estude o desempenho passado das campanhas de marketing. Assim, com base em dados, será mais fácil definir metas realistas e identificar quais áreas precisam de melhoria

3. Recursos Disponíveis

Analise os recursos disponíveis: orçamento, recursos humanos e materiais. A sua equipe e qualquer tecnologia usada deve ser a necessária para alcançar as metas. 

4. Tendências da Indústria e do Mercado

Atualize a sua estratégia segundo as últimas tendências e mudanças no mercado e no comportamento do cliente. Assim, você constrói OKRs mais precisos.

5. Benchmarking Competitivo

Observe os concorrentes: o que eles fazem, quais metas usam, as inovações e métodos. Use os dados para basear os seus próprios OKRs e garantir ações mais competitivas.

6. Análise SWOT

Realize uma análise SWOT (observação das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para entender o cenário da empresa em relação ao mercado. Identifique áreas de vulnerabilidade e ajustes, bem como onde você pode se destacar.

Lembre-se: OKRs devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo (SMART). Eles devem desafiar a equipe, mas também devem ser realistas.

10 exemplos de OKRs de marketing para se inspirar

Os OKRs são um verdadeiro sistema de definição de metas que pode te ajudar no alcance de resultados. Por tantos benefícios, são usados especificamente para equipes de marketing, medindo estratégias de SEO, conteúdo, mídia social e mais.

O uso de OKRs guia a equipe de marketing digital nos objetivos mais importantes e na análise de progresso. Podem incluir objetivos como aumentar a consciência da marca, gerar leads qualificados, melhorar a taxa de conversão, entre outros.

Confira mais exemplos de OKRs para cada situação no marketing:

1. Aumentar a visibilidade da marca

- Resultado-Chave: Aumentar o tráfego do site em 20% no próximo bimestre.

- Resultado-Chave: Aumentar a taxa de cliques em anúncios pagos em 10% até o próximo mês.

2. Aumentar a conversão de leads

- Resultado-Chave: Aumentar a taxa de conversão de leads em 15% no bimestre.

- Resultado-Chave: Aumentar o número de leads qualificados em 10% no próximo mês.

3. Melhorar o engajamento nas redes sociais

- Resultado-Chave: Aumentar o número de seguidores em 20% no próximo semestre.

- Resultado-Chave: Aumentar a taxa de engajamento em 15% no bimestre.

4. Aumentar a eficiência da campanha de e-mail marketing

- Resultado-Chave: Aumentar a taxa de abertura de e-mails em 15% no trimestre.

- Resultado-Chave: Aumentar a taxa de cliques em e-mails em 5% em 30 dias.

5. Melhorar a classificação SEO

- Resultado-Chave: Aumentar o tráfego orgânico em 20% no semestre.

- Resultado-Chave: Melhorar a classificação de 5 palavras-chave principais no top 10 do Google no mês.

6. Aumentar as vendas online

- Resultado-Chave: Aumentar as vendas online em 30% no próximo semestre.

- Resultado-Chave: Aumentar o valor médio do pedido em 10% no próximo trimestre.

7. Melhorar a eficácia do conteúdo do blog

- Resultado-Chave: Aumentar o tráfego do blog em 25% no semestre.

- Resultado-Chave: Aumentar o tempo médio na página em 5% no próximo bimestre.

8. Aumentar o ROI de marketing

- Resultado-Chave: Aumentar o ROI de marketing em 15% no próximo semestre.

- Resultado-Chave: Reduzir o custo por lead (CPL) em 5% no mês.

9. Aumentar a satisfação do cliente

- Resultado-Chave: Aumentar a pontuação de satisfação do cliente (CSAT) em 10% no próximo trimestre.

- Resultado-Chave: Reduzir o tempo de resposta do atendimento e suporte em 20% no bimestre.

10. Melhorar a retenção de clientes

- Resultado-Chave: Reduzir a taxa de churn em 10% no próximo bimestre.

- Resultado-Chave: Aumentar a métrica de renovação de assinaturas em 30% no próximo ano.

Como acompanhar os resultados dos OKRs de marketing

Lembre-se que, antes de escolher os OKRs de Marketing, você deve analisar várias áreas da empresa e do mercado, garantindo que você está definindo metas relevantes, realizáveis e alinhadas com a estratégia.

Para acompanhar os resultados, é importante contar com uma plataforma eficiente de rastreamento e medição.

Você deve começar definindo os OKRs, para depois implementar ferramentas de rastreamento, como o Zoho Marketing Plus, plataforma completa para times de marketing.

Rastreie o progresso em direção a seus resultados-chave, observando com regularidade semanal. As revisões devem ser periódicas, ajustando erros, gargalos e outras falhas para que não gerem prejuízos.

Acompanhe objetivos, colabore, planeje, gerencie projetos e campanhas de forma centralizada com o Brand Studio.

A sua equipe poderá monitorar cada canal com uma visão unificada, além de acompanhar as ações atuais e futuras em formato de linha do tempo para manter cada informação clara.

Acompanhe o desempenho das páginas do seu site relacionadas a uma campanha. Analise mapa de calor, mapa de atenção, formulários e mais. Entenda de forma detalhada como seus visitantes interagem e crie páginas de alta conversão.

Adicione atividades offline: panfletos, revistas, feiras e mais. Acompanhe todas as atividades de marketing, gastos e devoluções.

Use a plataforma para registrar o progresso e os resultados, sempre comunicando tudo à equipe. Aproveite ainda o Zoho Analytics, poderosa ferramenta de business intelligence (BI) integrada o Zoho Marketing Plus sem custo extra.

O Zoho Marketing Plus é a plataforma de marketing unificada que vai te ajudar a monitorar seus Objetivos e Resultados-Chave (OKRs) de marketing!

Aproveite o Zoho Marketing Plus para acompanhar as métricas relevantes para os seus OKRs: por exemplo, se um de seus Resultados-Chave é aumentar o tráfego do site, você pode configurar o Zoho para rastrear visitantes, quais são as páginas vistas, tempo médio e mais.

Combine dados entre departamentos, reúna informações espalhadas com facilidade, crie relatórios a partir da conversão de dados brutos e mais, tudo a partir da análise aumentada que mescla dados para prever tendências em questão de minutos.

Use as funcionalidade de análise para monitorar o progresso, crie painéis personalizados para visualizar os dados, faça comparações e ajustes para alcançar objetivos. O Zoho Marketing Plus vai te ajudar a identificar onde você pode fazer melhorias.

Conheça o Zoho Marketing Plus e acompanhe os seus OKRs!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas