O que considerar numa ferramenta de monitoramento de redes sociais

Ferramenta de monitoramento de redes sociais


Se você quer melhores resultados no marketing digital, fortalecer a sua marca, capturar dados para criar estratégias mais precisas e muitos outros benefícios, precisa implementar o monitoramento de redes sociais!

Acompanhar resultados, fazer ajustes estratégicos e usar dados são base para qualquer campanha de sucesso.

O monitoramento das redes sociais permite acompanhar interações, menções, palavras-chave, hashtags e, principalmente, o que o seu público-alvo fala sobre a sua marca, pois não há nada mais importante do que captar esse feedback.

Então, vamos lá? É hora de saber mais sobre esse monitoramento, garantir dicas práticas e entender quais são as tecnologias certas para te ajudar. Boa leitura!

Marketing Plus

Importância de investir no monitoramento de redes sociais

O monitoramento de redes sociais reúne vários dados importantes. Com os insights certos, fica mais fácil melhorar o planejamento e a estratégia da marca.

Ele agrupa análise dos concorrentes, do público-alvo e das ações das suas campanhas. Essas informações vão te ajudar a construir um plano de ação, e os insights vão embasar decisões muito mais coesas do que achismos.

Através desse monitoramento, você poderá identificar quais são os melhores caminhos para a sua estratégia e como deve abordar o público-alvo - a compreensão do comportamento, o que agrada, necessidades, quais as preferências e o que os usuários desgostam.

São dados valiosos, que todo gestor quer ter, e que ajudam na gestão de crises.

A gestão de crise é um momento delicado para empresas. Qualquer passo errado pode gerar danos e prejuízos, mas atrasos nas respostas também são um obstáculo para o controle da situação.

Por isso, é preciso ter agilidade. O monitoramento de redes sociais ajuda a sua equipe a identificar problemas com maior rapidez, podendo reverter o cenário.

Sim, o monitoramento de redes sociais também é útil na gestão da reputação. Afinal, nas redes sociais, as opiniões são livres. Com a observação desses canais, será possível identificar críticas ou elogios.

Além disso, com o acompanhamento das movimentações, é possível notar a repercussão na mídia, o sentimento do público-alvo, antecipando cenários de turbulência.

Os dados entregam uma demonstração clara do que está ocorrendo, o que é essencial para guiar comitês de crise em momentos delicados.

Por fim, as redes sociais também são meios para o atendimento ao cliente. Então, o monitoramento permite que as empresas respondam rapidamente às perguntas ou problemas diretamente com eles.

Os usuários usam diversos pontos de contato para pesquisar, comprar, opinar e receber suporte. É possível usar esse contato para receber feedbacks qualitativos e transformá-los em insights de ajustes e melhorias.

Os dados podem te mostrar múltiplas variáveis para planejar uma estratégia de comunicação com o público-alvo, ouvir os clientes e cultivar uma conexão.

As estratégias vão mudar segundo o seu setor e necessidades da empresa: monitorar produtos, serviços, soluções e até tendências ou padrões de comportamento. Você poderá saber os assuntos mais falados, por exemplo.

Isso permite que a sua empresa esteja sempre atualizada e possa se adaptar de acordo com o que está em alta no mercado.

8 recursos essenciais numa ferramenta de monitoramento de redes sociais

Segundo pesquisa, a população brasileira usa, em média, 8 redes sociais por mês - tendo cerca de 3h 46m diários nesses canais sociais.

Além de manter o contato com amigos e família, a leitura de notícias e a procura por produtos são foco dentre as motivações para usar as redes, de acordo com 54.0% e 44.4% dos entrevistados.

Esses dados mostram como as redes sociais são canais de relacionamento direto com o seu público-alvo e, como você viu, o monitoramento de redes sociais vai além. Ele permite que você meça o desempenho de suas campanhas, faça ajustes conforme necessário, melhore estratégias de marketing e mais.

Por esses e outros motivos, a boa ação de marketing nas mídias sociais precisa de uma estratégia de monitoramento eficiente. É um verdadeiro investimento que traz inúmeros benefícios.

Mas, para que esse investimento funcione, você precisa de uma ferramenta que acompanhe essas vantagens. Confira 6 recursos que não podem faltar nela:

1. Monitoramento em tempo real

A ferramenta escolhida deve te ajudar a usar os dados para ajustar estratégias e se manter competitivo. Analisando as informações em tempo real, você poderá ter uma resposta rápida e mais proativa a qualquer situação.

É importante ter recursos que proporcionem essa resposta rápida, em larga escala, ou a oportunidade pode ser perdida. Afinal, as redes sociais são aceleradas.

2. Agendamento de publicações

É essencial que o sistema escolhido por você para o monitoramento esteja inserido em uma plataforma que inclui agendamento e publicação de posts. Você deve poder escolher o canal, quais arquivos de imagem ou vídeo usar, personalizar a legenda, data e horário.

Assim, a sua equipe não precisará se preocupar em inserir o post no momento em que ele deve estar publicado - uma dor de cabeça a menos e maior economia de tempo.

3. Colaboração com equipe

A colaboração efetiva com a sua equipe deve ser facilitada pela ferramenta de monitoramento de redes sociais. Afinal, para que todos cuidem da presença online, devem estar alinhados.

A colaboração na ferramenta também ajuda a evitar a sobreposição de tarefas, ajuda no treinamento com a plataforma e utilização mais eficiente. A comunicação deve ser clara e, se necessário, deve haver integração com outras ferramentas importantes.

Além disso, a ferramenta de monitoramento de redes sociais deve ter segurança ao garantir acesso e gerar credenciais para a sua equipe, protegendo os dados da empresa e dos clientes.

4. Análise e relatórios

Normalmente, os serviços de monitoramento de redes sociais prometem fornecer relatórios analíticos detalhados, mas a verdade é que a qualidade das informações reais pode ser diferente do esperado.

Então, escolha uma solução que ofereça relatórios personalizados de mídias sociais, com estatísticas de alcance e impressão para ajudar a sua equipe a entender o comportamento do público e acompanhar o desempenho das mídias sociais.

5. Aplicativo de monitoramento

Por mais que pareça redundante, saiba que é importante analisar se a ferramenta entrega um monitoramento eficiente. Você precisa ter gestão das redes sociais da empresa, com recursos especializados para esse monitoramento.

A interação com o público deve ser completamente observada, acompanhando as menções da marca e podendo interagir com os seus seguidores regularmente. O monitoramento deve mostrar o que está sendo dito, permitindo respostas rápidas a comentários.

Você ganha prevenção de crises, análise da concorrência, entendimento do público-alvo e, claro, mais eficiência na sua estratégia de mídias sociais.

6. Integração com outras ferramentas

A plataforma escolhida deve ter recursos de integração a outras ferramentas. Assim, você pode otimizar processos, ganhar eficiência operacional e obter uma visão mais completa sobre as atividades online da empresa.

Além disso, sistemas de atendimento ao cliente (como o CRM ou help desk) podem entregar dados interessantes, úteis para o relacionamento com o público-alvo. Você passa a centralizar dados, ganhar mais embasamento para decisões e alinhar o marketing da empresa.

Com as integrações certas a CRM, help desk e ferramenta de monitoramento, você poderá:

- acessar o histórico completo de interação do usuário,

- enviar tíquetes diretamente para o suporte,

- usar os dados para ajudar o time a fechar vendas,

- ajudar o suporte a oferecer melhor atendimento,

- acompanhar toda a jornada do lead, do primeiro contato ao pós-venda,

- trabalhar em conjunto para gerar mais satisfação para o usuário.

E mais! A centralização dos dados desses sistemas também evita problemas de comunicação e falta de padronização no atendimento de diferentes departamentos. Todos poderão trabalhar com maior eficiência.

7. Assistência técnica

A solução ou software para o gerenciamento de mídias sociais da sua empresa deve fornecer suporte técnico responsivo e atencioso. Lembre-se: a produção não pode parar por causa de um problema.

Então, observe se há a capacidade de entrar em contato com eles facilmente por e-mail, mídias sociais ou até mesmo por telefone, durante a semana.

8. Centralização e inbox única

Para facilitar o acesso aos dados, é preciso que a sua equipe consiga ver todas as mensagens diretas do público em uma única interface de chat. Com dados centralizados, há economia de tempo, diminuição de gargalos e confusões.

Escolha uma plataforma de monitoramento que gere eficiência, facilite o envio de respostas para solicitações em tempo real, permita gerenciar detalhes de contato (e-mails, telefones, sites e mais) do público que te contata e visualizar conexões em todas as redes sociais.

Faça o monitoramento das suas redes sociais com Zoho Social

É aqui que o Zoho Social entra em cena, como a ferramenta de gerenciamento de redes sociais que vai te ajudar a monitorar, postar e analisar as suas mídias em detalhes.

O Zoho Social é uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais com recursos para expandir a sua presença no digital. Ele pertence à plataforma Zoho Marketing Plus, um sistema completo para times de todos os portes.

A plataforma completa quebra silos entre as áreas de marketing da sua empresa, pois inclui automação, monitoramento, gerenciamento de campanhas, análises unificadas, envolvimento omnicanal e mais. Tudo o que as equipes precisam em uma interface.

Para isso, ela inclui diversos aplicativos, como o Zoho Campaigns, Zoho PageSense, Zoho Survey e mais. Entre os sistemas, está o Zoho Social, exatamente o que você precisa para o monitoramento de redes sociais.

Esse aplicativo vai te ajudar a publicar, agendar e analisar o seu conteúdo de mídias sociais em redes como Twitter, Instagram, Facebook, Google Meu Negócio, LinkedIn e Pinterest.


Monitorar redes sociais

Monitore as suas redes sociais com recursos poderosos, rastreie a atividade em tempo real, responda a comentários, mensagens e menções assim que acontecem.

Analise as tendências e conversas relevantes para a sua marca, definindo palavras-chave e hashtags específicas para rastrear.

É uma solução completa de gerenciamento de mídias sociais com:

Ferramentas avançadas de programação, como previsões do SmartQ, que informam qual seria o melhor horário para postar e alcançar o seu público.

Monitor social que ajuda a identificar frases-chave, hashtags, análises de produtos e mais, além de ajudar a encontrar leads e monitorar o que está sendo dito.

monitoramento de redes sociais

Crie agendamentos com filas personalizadas, defina horários de publicação exclusivos para cada dia da semana. A sua equipe não irá se preocupar com sobreposições.

Use o painel intuitivo de integridade da marca para entender o público, a taxa de envolvimento, fontes de tráfego, a distribuição de cliques entre perfis sociais e mais.

Aproveite integrações avançadas com Zoho CRM, Zoho Desk e Canva, economize tempo, obtenha insights e mais. OZoho Social é a ferramenta mais valiosa para otimizar as suas estratégias de redes sociais!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas