Novidades no Zoho Flow: webhooks de saída e subflows para automação avançada

O Zoho Flow acaba de lançar duas novidades para facilitar ainda mais as integrações entre sistemas e automação de fluxos de trabalho da sua empresa: os subfluxos e webhooks de saída.

Essas novas funcionalidades foram desenvolvidas para tornar a criação de workflows ainda mais prática e permitir a automação de tarefas rotineiras com mais eficiência e flexibilidade. Continue lendo para saber mais! 

Subfluxos: reutilize ações e lógicas com praticidade

Primeiramente, o que é um subfluxo? É um conjunto de ações ou lógicas que você pode reutilizar em vários fluxos. Imagine que você tenha vários fluxos de trabalho que seguem o mesmo conjunto de ações ou elementos lógicos.

Repetir essas etapas em todos os fluxos de trabalho pode ser demorado e ineficiente. Em vez de recriar o mesmo conjunto de etapas em vários fluxos, você pode criá-las uma vez em um subfluxo e usá-lo como uma simples ação de arrastar e soltar sempre que necessário. Isso economiza tempo e esforço.

Assim, com os subfluxos, você pode criar blocos reutilizáveis de ações e lógica, semelhantes a um fluxo comum, e integrá-los em qualquer outro fluxo do Zoho Flow. Pense nesses blocos como módulos prontos para uso, ideais para evitar a repetição das mesmas etapas em diferentes automações.

Caso de uso 1: ao cadastrar novos leads ou contatos no CRM, talvez você queira aplicar condições para identificar e tratar entradas duplicadas. Em vez de duplicar essas etapas em diversos fluxos, basta criar um subfluxo único com essa lógica e reutilizá-lo onde for necessário.

Caso de uso 2: em uma loja online, cada pedido confirmado exige o envio de uma fatura por e-mail. Em vez de buscar manualmente os dados do cliente e enviar o e-mail, você pode criar um subfluxo automatizado para isso. Sempre que um pedido for feito, o fluxo principal aciona o subfluxo, passando apenas o número de contato. Esse mesmo subfluxo pode ser reutilizado em outros processos, como devoluções, garantindo consistência, economia de tempo e fácil manutenção.

Outros casos comuns de uso incluem:

  • Formatação de dados;

  • Envio de documentos para aprovação;

  • Disparo de notificações automáticas.

Como funcionam os subfluxos:

  1. O fluxo principal chama o subfluxo com os dados de entrada;

  2. O subfluxo executa suas ações e lógica predefinidas;

  3. Se configurado, este subfluxo retorna os resultados para o fluxo principal;

  4. Assim, o fluxo principal segue com base nas respostas.
     

Isso não só economiza tempo, mas também facilita atualizações futuras: esse modelo facilita a manutenção: atualize uma única vez o subfluxo e a mudança será refletida em todos os fluxos que o utilizam.

Aqui você encontra as informações completas e o passo a passo para construir um subfluxo no Zoho Flow. 

Webhooks de saída: automatize ações personalizadas

Agora você pode fazer chamadas de API de saída para executar ações altamente personalizadas diretamente de seus fluxos, sem necessidade de funções personalizadas.

Quer você esteja integrando aplicativos de terceiros, ferramentas personalizadas, sistemas locais ou APIs que não são compatíveis com a galeria do Zoho Flow, a ação de envio de webhook pode ajudar você a enviar dados para esses serviços em apenas algumas etapas.

Por exemplo, se sua organização usa uma ferramenta de emissão de tickets personalizada, você pode configurar uma conexão com ela no Zoho Flow e usar os webhooks de saída para automatizar tarefas como criar um registro, atualizar um campo ou enviar um comando.

Você pode usar os webhooks de saída para os seguintes cenários:

Integrar aplicativos externos ou ações ausentes: se o seu fluxo de trabalho depender de um aplicativo ou ações específicas que não estão disponíveis no momento no Zoho Flow, você poderá usar o webhook de saída para acessar a API do aplicativo, criar uma conexão personalizada e integrá-los perfeitamente ao seu fluxo 

Integração de aplicativos locais: para empresas que exigem integração com aplicativos locais, os webhooks de saída oferecem suporte para integrá-los. 

Atualizações de dados em tempo real: ele também suporta atualizações em tempo real, permitindo que seu aplicativo envie dados instantaneamente para uma URL designada sempre que um gatilho ou evento específico ocorrer.  

A ação de envio de webhook suporta:

  • Métodos HTTP: GET, POST, PUT, PATCH, DELETE

  • Formatos de solicitação: JSON, XML ou texto

  • Métodos de autenticação: chave de API , autenticação básica, OAuth v1.0a, OAuth v2.

As respostas do webhook são analisadas automaticamente e disponibilizadas para uso no restante do seu fluxo. Clique aqui e saiba mais detalhes sobre os webhooks de saída. 

Tanto subfluxos quanto webhooks de saída já estão disponíveis, então acesse sua conta Zoho Flow e comece a criar fluxos de trabalho mais inteligentes e poderosos hoje mesmo!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas