5 dicas voltadas a painéis de fluxo de vendas

Com a abordagem certa, os painéis de fluxo de vendas podem fazer maravilhas com sua equipe de vendas.

Ao transformar suas atividades de vendas em processos passo a passo predefinidos, criando painéis de fluxo de vendas que seus vendedores devem seguir e monitorando-os com precisão (por exemplo, com um sistema de CRM), você poderá fechar muito mais negócios e mais rápido.

Os painéis de fluxo de vendas são um dos aspectos mais importantes de uma empresa, pois, se utilizado de forma adequada, afeta diretamente o crescimento e desenvolvimento de uma organização.

Na prática, esse tipo de modelagem pode efetivamente organizar, mapear e monitorar todas as etapas envolvidas em uma atividade empresarial, por exemplo, desde a prospecção até o fechamento de novos negócios e o acompanhamento pós-venda.

Veja os itens abaixo.

Dicas para utilizar os painéis de fluxo de vendas adequadamente

Os painéis de fluxo de vendassão mais do que uma formalidade, é uma ferramenta poderosa para o seu negócio.

1- Prepare os novos vendedores com agilidade e eficácia

Quando um novo vendedor entra na sua empresa, quanto tempo leva para ele "acelerar", ou seja, entender como são os painéis de fluxo de vendas do seu negócio?

Ela não sabe da noite para o dia qual é o argumento de vendas, quando enviar um e-mail, quando ligar, quando assumir a liderança do funil de vendas etc.

Se, ao chegar na sua empresa, ele conseguir entender com clareza as etapas de vendas do seu processo, todas muito claras e adequadas ao processo de compra do cliente, com certeza ele conseguirá vender com mais eficiência e rapidez.

Por exemplo: como você mostra uma tela dessas e explica detalhadamente, com um exemplo real do que estava acontecendo no momento (uma venda sendo realizada em tempo real por um colega da sua empresa)?

Você ainda pode acessar e-mails enviados durante todo o histórico de cada negociação ou venda em andamento, comentários de vendedores sobre necessidades ou objeções do cliente e muitas outras situações semelhantes que servem de modelo para novatos.

Certamente será mais fácil para ele entender por que o processo é definido dessa forma e quais técnicas de vendas devem ser utilizadas em cada etapa. Além disso, se o processo for adequado para o seu negócio, passos claros podem ser definidos como: enviar primeiro e-mail de contato; enviar segundo e-mail para agendar visita; ligar para confirmar visita ou insistir na visita se ainda não agendada; presencial apresentações a clientes, envio de propostas por e-mail, etc. até as etapas de fechamento.

Com isso, um novato que não sabe nem por onde começar pode estar pronto para fechar grandes negócios em sua empresa em uma fração do tempo em comparação com outras empresas que não possuem painéis de fluxo de vendas claro.

2- Esteja sempre atento ao que precisa ser melhorado

Se os seus painéis de fluxo de vendasestiverem divididos adequadamente nos estágios certos, é fácil ver qual desses estágios tem um acúmulo de negócios que “não avançam" e que entopem seu funil.

Então imagine, quando você olha para os seus painéis de fluxo de vendas, você percebe que o agendamento de visitas está indo muito bem, as apresentações estão funcionando e gerando vários pedidos de propostas, mas, são pouquíssimas as propostas que são encaminhadas e chegam no processo de negociação.

Nesse caso, você já sabe onde está o problema e pode tentar corrigi-lo de várias maneiras, treinando como fazer uma proposta comercial, verificando se não há erros de acompanhamento, ou mesmo se o lead está qualificado mesmo se você precisa mudar sua política de preços, Ou não é suficiente se agora não for o momento de criar alguma inovação em seu produto ou serviço.

3-  Tenha uma boa gestão para tomada de decisão e alcance dos resultados

Um bom gerente de vendas, depois de um tempo na empresa, pode definir, com base no histórico do seu sistema CRM (ou alguma outra forma que ele usa para armazenar esses dados) quantos emails enviados resultarão em visitas e quantas visitas resultarão em indicações, qual a relação entre a proposta enviada e o início das negociações e, por fim, quantas negociações, em média, resultaram no fechamento da venda.

Então, apenas olhando para o seu funil de vendas, especialmente se for tão intuitivo e intuitivo quanto o mostrado acima, um supervisor, gerente ou diretor de vendas pode ter uma visão bastante precisa de quanto será vendido e se as metas serão cumpridas durante o período.

Se as coisas não parecem estar indo bem, ela já sabe que algo precisa ser feito para aumentar as vendas.

4- Trabalhar para compras recorrentes

Então, o que você faz com esse contato depois que um cliente faz sua primeira compra? Esse é outro grande trunfo de ter um sistema que automatiza opainéis de fluxo de vendas: agendar o acompanhamento para que no futuro esse cliente possa ser contatado novamente e adicionado no início do pipeline.

Mas há uma grande vantagem: agora que sua equipe conhece suas dores, necessidades, preferências, objeções e outras características, a segunda venda ficará mais segura e rápida.

Além disso: analisando adequadamente o comportamento do cliente durante os acompanhamentos regulares, você pode ver se é hora de fazer upsell (vender um produto ou serviço mais caro com mais recursos) ou cross-sell (vender para outra pessoa ou clientes que ainda não compraram), aumentando sua participação na carteira entre os clientes.

5- Gestão da equipe de vendas

Quem é bom em prospecção? Quais de seus vendedores são bons negociadores? Quem tem preguiça de acompanhar?

Ao analisar os painéis de fluxo de vendas, você pode descobrir perfis de vendedores, facilitando a atribuição de prospects e clientes ou orientá-los em pontos fracos.

Essas são as dicas para quem quer melhorar os painéis de fluxo de vendas dentro do seu negócio. Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos com este.

E se está buscando uma ferramenta para ajudar nesse processo, conte com o Zoho Bigin!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas