Melhores ferramentas para trabalho remoto

 Melhores ferramentas para trabalho remoto - zoho

Você sabe como implantar um software de trabalho remoto na sua empresa? Até recentemente, o teletrabalho era uma prática rara, uma escolha de algumas empresas de marketing e freelancers.

Hoje, devido à transformação digital, o home office é muito comum e tem se mostrado uma opção com muitos benefícios, principalmente em tempos de crise, como o que vivemos hoje na pandemia de Covid-19.

A maioria dos profissionais que atuam no setor produtivo é constituída pelas gerações Y e Z. Isso significa que eles estão bastante familiarizados com a tecnologia que torna possível o teletrabalho. Além disso, o home office faz com que a flexibilidade de tempo e espaço se tornem dois fatores da qualidade de trabalho e de vida aos quais esses profissionais atribuem grande importância.

Mas vale sempre a pena manter um escritório em casa? Vamos explorar tudo sobre trabalho remoto juntos, incluindo a melhor ferramenta e técnicas para alcançar alta produtividade.

Como funciona o trabalho remoto?

Quando falamos em trabalho remoto, estamos nos referindo a uma situação em que uma pessoa pode realizar atividades de trabalho CLT ou prestar serviços a terceiros sem ter que se deslocar ao escritório.

Na maioria das vezes, as pessoas optam por trabalhar em um espaço em casa, mas também existem algumas opções, como co-working – uma alternativa para mudar o ambiente, ou para quem precisa de mais espaço reservado e ferramentas que não estão disponíveis em casa.

Em qualquer caso, os requisitos mínimos incluem uma boa ligação à Internet e um computador. Para implementar com sucesso um trabalho remoto em uma empresa, ele deve ter uma boa cultura organizacional, o que é necessário:

● Ter sistema de gestão envolvendo funcionários administrativos e remotos;

● Investir na criação e gestão de equipes;

● Estabeleça objetivos e funções claras;

● Fornece treinamento para trabalhadores remotos para que possam realizar seu trabalho sem grandes interferências.

Novas tecnologias também são ferramentas indispensáveis: telefones celulares, tablets, computadores, laptops, câmeras digitais e outros dispositivos de acesso e comunicação à Internet são necessários para que as pessoas cumpram suas promessas.

Além disso, a empresa precisa ter uma intranet claramente definida, fornecer ferramentas para trabalhar em casa e estabelecer um canal de comunicação por videochamada para facilitar as reuniões remotas.

Portanto, o trabalho remoto será realizado de forma totalmente normal, sem a necessidade de profissionais irem ao escritório todos os dias, mas para manter a comunicação entre as equipes.

Ao implementar um escritório doméstico, os cuidados que as organizações devem tomar incluem a segurança dos dados. Uma boa gestão de compliance é essencial para a confiabilidade da empresa e os relacionamentos com as partes interessadas.

Portanto, treinamento, segurança e responsabilidade pessoal devem ser as principais prioridades da equipe remota. Na era atual, durante a pandemia, todo o trabalho pode ser feito remotamente, ajudando a manter a saúde dos funcionários.

Motivos para implementar o trabalho remoto

Uma das vantagens mais frequentemente mencionadas de possuir um escritório doméstico tem a ver com o controle de sua própria programação. Não ter que trabalhar pontualmente é algo que muitos funcionários desejam. No entanto, você precisa garantir que eles tenham senso de responsabilidade e organização suficiente para acomodar essa flexibilidade.

Além de não perder tempo e recursos com o deslocamento diário do escritório para casa, os benefícios do teletrabalho para os funcionários incluem:

● mais autonomia;

● maior produtividade;

● mais vida familiar;

● oportunidades trabalho;

● menos estresse.

Além disso, esse tipo de trabalho permite que as pessoas com deficiência se integrem melhor à equipe.

Portanto, desde que a organização possua uma solução de recursos humanos adequada para implementar o teletrabalho, esta é uma medida que pode gerar enormes benefícios, reduzir custos e aumentar a produtividade da equipe.

Como tornar o trabalho remoto produtivo?

Como vimos, mesmo que traga muitas vantagens para os colaboradores e para a empresa, o trabalho remoto ainda apresenta desafios que precisam ser superados para garantir a produtividade.

Aqui estão algumas dicas para tornar a implementação de seu escritório em casa eficiente. Preparado?

1. Planeje a implementação

Quando uma organização decide investir em um trabalho remoto, o planejamento é fundamental. É preciso levar em consideração fatores como os recursos técnicos que serão necessários, o treinamento dos funcionários em novos métodos de trabalho e as ferramentas de monitoramento dos resultados.

2. Estabeleça metas

Para que os trabalhadores remotos trabalhem de maneira satisfatória, é importante estabelecer metas e prazos para atingir esses objetivos.

Os indicadores de recursos humanos com foco na produtividade são importantes para medir o sucesso do trabalho.

3. Estruture a cultura organizacional

Um problema fundamental é a mudança de ideias. A liderança precisa acreditar que os funcionários remotos têm a capacidade de concluir tarefas sem monitoramento contínuo. Eles precisarão de autonomia e motivação para executar o projeto.

4. Realize feedback no trabalho remoto

O feedback é importante para melhorar processos e ambientes de trabalho e criar um sentimento de pertencimento entre os funcionários que trabalham remotamente.

Além disso, cria uma sensação de intimidade e dá mais sentido ao trabalho realizado.

5. Invista em treinamento no trabalho remoto

Além de preparar os funcionários para novas rotinas, eles também precisam ser treinados para utilizar plataformas de tecnologia de gestão do trabalho, gestão do tempo, ferramentas de produtividade, etc.

6. Tenha rotinas no trabalho remoto

Para a equipe, para manter a eficiência e a motivação do trabalho, é importante desenvolver rotinas claras.

Reuniões diárias e semanais, frequência de feedback e prestação de contas do trabalho devem ser prioridades.

7. Padronize a comunicação no trabalho remoto

É importante escolher um único canal de comunicação. O envio de mensagens em vários aplicativos pode fazer com que as informações mudem e causem atrasos e diminuição da produtividade.

8. Invista em um gerenciador de tarefas

Um bom software de gerenciamento de tarefas é essencial. Por meio dele, você pode delegar tarefas com eficácia e compartilhá-las com toda a equipe. Assim, todos estão cientes dessas atividades e podem cooperar uns com os outros.

O Workplace da Zoho é a ferramenta ideal para empresas que utilizam o trabalho remoto com seus colaboradores.

Faça o teste gratuito da ferramenta e aumente a produtividade do seu negócio!

Publicações relacionadas