Google Workspace ou Zoho Workplace: qual é a escolha ideal para a sua empresa?

Está buscando uma alternativa ao Google Workspace? Conheça o Zoho Workplace e saiba como ele pode ser a melhor solução para a sua empresa.

Se você quer um pacote de apps que promova a colaboração e a produtividade na sua empresa, é interessante conhecer as opções disponíveis no mercado e ponderar as suas características. 

No geral, a alternativa mais conhecida é a do Google Workspace, mas será que essa é, de fato, a solução que a sua empresa precisa? 

Saiba mais sobre essas duas plataformas, as suas diferenças, vantagens e recursos. Boa leitura!

O que é Google Workspace?

O Google Workspace é o antigo G Suite, uma plataforma criada pelo Google para empresas com várias ferramentas necessárias para trabalhar melhor, de forma integrada, em qualquer dispositivo, desktop ou móvel. 

Os recursos do Google Workspace já eram amplamente conhecidos pelo público, voltados para as mais diversas atividades corporativas, para organizar processos, armazenar informações, economizar tempo, obter soluções personalizadas e mais.

O uso do Google Workspace tem um preço elevado, mas permite certa otimização da produtividade e da inovação do negócio. 

Quais são as diferenças entre o Zoho Workplace e o Google Workspace?

Ambos, Google Workspace e Zoho Workplace, são suítes de produtividade e colaboração no trabalho, mas possuem algumas diferenças de recursos, possibilidades de integração e enfoque.

Conheça algumas das diferenças-chave:

1. Aplicativos e funcionalidades

Tanto o Google Workspace quanto o Zoho Workplace oferecem muitos aplicativos, como o e-mail, as planilhas e o armazenamento em nuvem.

Os aplicativos do Google Workspace, por exemplo, são conhecidos: o Gmail, Google Docs e Google Slides, por exemplo.

Já o Zoho Workplace possui as suas próprias soluções, como o Zoho Mail, Zoho Writer, Zoho Sheet e Zoho Show. As suas interfaces são diferenciadas, e a escolha entre os recursos dependerá das necessidades da empresa.

2. Integrações

O Google Workspace é integrado com os serviços do Google, como Google Drive, Google Agenda, Google Meet e Google Chat. Essa conexão entre recursos torna a experiência mais fluida e facilita a colaboração entre os membros da equipe.

O Google nem sempre abre espaço para integrações com terceiros, já o Zoho Workplace também oferece um conjunto de integrações com vários aplicativos e serviços tanto da própria Zoho quanto de terceiros, como o Microsoft Office, Dropbox, OneDrive e muitos outros. 

Você terá uma grande flexibilidade e um mar de oportunidades na integração com as ferramentas já utilizadas pela sua empresa.

3. Preços e planos 

Os preços e os planos do Google Workspace e do Zoho Workplace são variáveis. Ambos oferecem diferentes níveis de assinatura e planos, com recursos escaláveis para empresas de pequeno, médio e grande porte. 

O Zoho Workplace é a alternativa mais econômica, já que você poderá economizar até 50% mudando para o seu pacote seguro de produtividade. Enquanto o plano mais completo do Zoho Workplace custa $6/usuário/mês, o Google Workspace possui o valor de R$70/usuário/mês.

A escolha dependerá das necessidades específicas desejadas pela sua empresa.

Confira a comparação completa de planos!

4. Ecossistema de aplicativos

O Google Workspace e o Zoho Workplace possuem um vasto ecossistema de aplicativos, integrações e extensões que permitem personalizar a experiência do usuário. 

Assim como o Google Workspace, o Zoho Workplace oferece um mercado de aplicativos chamado Zoho Marketplace, com recursos adicionais para aprimorar as capacidades dos aplicativos da Zoho.

5. Enfoque e público-alvo

O Google Workspace e o Zoho Workplace são adequados para empresas de todos os tamanhos, mas o Google Workspace costuma ser associado a empresas de tecnologia, startups,  pequenas e médias empresas. 

O Zoho Workplace é frequentemente adotado por pequenas e médias empresas, corporações que buscam colaboração completa e integrada, incluindo CRM, suporte ao cliente e gerenciamento de projetos.

A escolha entre essas duas suítes dependerá das várias necessidades e características específicas do seu negócio. Os recursos que você deseja, os preços que quer pagar e as preferências de interface. Então, analise primeiro as versões de teste e veja os depoimentos e avaliações dos produtos para tomar uma decisão precisa.

Quais são as vantagens do Zoho Workplace sobre o Google Workspace? 

Se você já utiliza o Google Workspace, saiba que pode garantir muito mais para a sua empresa! A melhor notícia é que existe uma opção mais completa: o Zoho Workplace. 

Confira a seguir alguns motivos que podem te motivar a migrar do Google Workspace para o Zoho Workplace.

Painel de controle abrangente 

Gerencie e-mails corporativos com o painel de controle amplo, abrangente, poderoso e fácil de usar do Zoho Mail.  É possível realizar o gerenciamento de e-mails corporativos com facilidade enquanto administrador.

Você poderá configurar privilégios, cotas, contas de grupo e políticas de e-mail, por exemplo. 

Sua conta, sua privacidade

Outro motivo para você investir no Zoho Workplace é a privacidade da conta. A plataforma respeita a proteção e segurança da sua conta, não permitindo que alguém venda ou rastreie os seus dados.

O Workplace conta com autenticação de dois fatores, criptografia em repouso, Streams, eDiscovery, S/MIME e TLS para ainda mais camadas de proteção aos seus dados, com o objetivo de fazer com que somente as pessoas autorizadas tenham acesso à conta. 

Tudo isso faz com que os seus dados se mantenham sempre protegidos.

Pacote de escritório online completo

O Zoho Workplace é um pacote completo para todas as tarefas do seu escritório online. Os recursos dessa plataforma fazem com que o trabalho em equipe se torne mais produtivo e colaborativo.

Use nossa plataforma de colaboração para trabalhar de maneira colaborativa em documentos, planilhas e apresentações. Compartilhe tudo usando nosso armazenamento em nuvem, feito para aumentar a produtividade das suas equipes.

Com os recursos colaborativos, as equipes se sentem mais motivadas com a facilidade a partir das integrações, colaboração e comunicação nos app, o que diminui o tempo das tarefas e torna o trabalho mais produtivo.

Obtenha também insights sobre seu trabalho com a Zia, sua assistente com IA. Ela auxilia em tarefas como a coleta de dados dos clientes, elaboração de documentos e busca de informações.

É importante saber que a Zia no Brasil só está disponível no Zoho Sheet e no Writer, apenas para correção de textos em inglês e outros idiomas.

Integrações abrangentes e experiência customizável

Por fim, o Zoho Workplace possui integrações abrangentes, o que inclui opções internas (da Zoho) e externas, a exemplo do Zapier. Essa integração foi pensada justamente para turbinar os seus resultados de produtividade na equipe.  

O Zapier é uma ferramenta de automatização, que conecta vários serviços entre si, com a finalidade de executar tarefas. Você pode usar o Zapier para conectar o Zoho Mail e outros apps. A partir daí, o fluxo de informações é automatizado entre os aplicativos.

Temos um dashboard único, customizável, e tudo poderá ser personalizado segundo as necessidades da sua empresa.

Comparação de recursos Zoho Workplace x Google Workspace 

Fizemos uma comparação completa entre os recursos oferecidos por ambas as plataformas. Essa é a maneira mais prática de entender por quais motivos a Zoho é a melhor opção para você. Confira essa comparação a seguir:

RECURSOS

ZOHO WORKPLACE PROFISSIONAL

GOOGLE WORKSPACE BUSINESS STANDARD

Preço (faturado anualmente)

$6/usuário/mês

Mesmo em dólar, somos muito mais baratos!

R$70/usuário/mês

Número de usuários

Ilimitado

Até 300

eDiscovery (Mail)

✔️

Retenção de e-mails

✔️

Limite de anexo de e-mail

1GB

25MB

Criptografia S/MIME

✔️

Aplicativo para treinamento online

✔️

Recursos de segurança

Avançados

Básicos

Chat de negócios

Zoho Cliq

Google Chat

Intranet social

Zoho Connect

Google Currents

Videoconferência

Zoho Meeting

Google Meet

Criptografia S/MIME

✔️

Lembre-se que o Zoho Cliq conta com muitas ferramentas que o Google Chat não tem, como possibilitar que você esteja conectado no Cliq mesmo usando outros apps, chamada de vídeo e em grupo, envio de arquivos e notificações de mensagens.

Hoje, o Zoho Workplace já conta com mais de 16 milhões de usuários, demonstrando que você pode confiar na plataforma. Não perca tempo, conheça as nossas soluções e experimente o Zoho Workplace agora mesmo.

O Zoho Workplace é o melhor pacote de produtividade e colaboração que respeita a sua privacidade e atende às necessidades da sua empresa! Entenda como migrar do Google Workspace para o Zoho!

Saiba também como migrar conta Google Workspace para Zoho Mail!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas